Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: sergio_pintasEstáva-mos a pensar numa alternativa em que desse para fechar essa zona, como por exemplo uma porta de correr

Pode ser, mas larga.

Eu sei que foi abuso pedir mais ao Marco, mas gostei tanto da solução dele que não me contive...

Quem deveria ter ideias ótimas para o biombo era a Joana Vasconcelos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  2.  # 102

Ola Sérgio,
    Bela obra que tem pela frente,
    Mas realmente esta nova planta não me parece em muito melhor que a anterior. Corrigiu algumas coisas mas no geral não melhorou muito...
    - Quanto a portas, esquerdas e direitas, abrir e correr, acho q está falado
    - O hall está de facto pequenote para uma casa tão grande no geral,
    - A cozinha e a ligação à envolvente não está famosa... não comunica, diria eu... Vai querer mesa na cozinha certo? é que sem mesa fica ali um espação meio perdido, sem uso...
    - Eu no seu lugar deixava ali a lavandaria, mas alargava um nadinha ao hall de entrada, talvez sacrificando esse mesmo nadinha à enorme cozinha...
    - Eu trocava as salas, e punha a de jantar mais chegada à cozinha, acho que comunicava melhor...
    - Nos quartos esquecia o quarto de vestir (pessoalmente acho uma ilusão) ou então faria em L em vez de U para dar mais tamanho ao quarto
    - Tambem encurtava a IS dessa suite... está compridissima e a prejudicar a envolvencia do quarto...ou seja, mudava a suite toda:
    - Fazia zona de vestir logo na entrada na parede norte em L com a parede em frente à porta...
    - chegava a porta da IS para sul com a IS mais pequena e ficava:
    Um grande quarto com zona de vestir e uma IS
    - Quanto a esse arquivo da Cgd (lol) no corredor acho fantastico. Arrumação é como a maionese: Mais, nunca é demais... E não abria ali janela. Acho que com esses arrumos reforça o isolamento do lado norte. Acho perfeito. Agora, claro, uma claraboia no minimo e muita lampada ali senão fica escuro e desconfortavel..
    - O escritório pode ter varias interpretações. Se fosse para mim eu queria o escritorio o mais isolado possivel, é um local de trabalho cheio de documentos importantes, onde para trabalhar preciso de tranquilidade e não de um tv ali ao lado aos berros. Mas claro depende de caso para caso e do uso que lhe possa dar.

No geral acho que terá uma excelente casa, e espero que lhe corra tudo bem.
    Só uma ultima coisa, 160k€ para 347mt2? Não acha pouco? Já tem orçamentos ou ideia dos acabamentos? Não dá para esticar muito...
    Mas atenção, deus queira que me consiga provar o contrário! :) Onde fica a sua construção?

Abraço,
  3.  # 103

Colocado por: CasteloSó uma ultima coisa, 160k€ para 347mt2? Não acha pouco? Já tem orçamentos ou ideia dos acabamentos? Não dá para esticar muito...
    Mas atenção, deus queira que me consiga provar o contrário! :) Onde fica a sua construção?

A área de construção bruta são 206 m2. 154 m2 de área útil e 55,10 m2 de varandas e alpendre. Mais 90 m2 de área bruta no piso -1.

A construção será em Viseu.
  4.  # 104

Para os adeptos da lavandaria:

Esse espaço serve para quê? estão a pensar enfiar lá a mulher/homem a passar a ferro?

Pelo que sei, toda a gente que passa a ferro, quer ter uma TV à frente, uma MLR pode ser aplicada nos móveis de cozinha sem sequer ser visível, a roupa suja pode ser "enfiada" num móvel qualquer, preferencialmente numa casa de banho, a roupa lavada é passada a ferro e colocada nos roupeiros, pelo que a única coisa para que serve a lavandaria é para arrumar a tralhada ali perto da cozinha.
    Concordam com este comentário: mafgod, sergio_pintas, Sabrina, bel99, Nocturna
  5.  # 105

Colocado por: CasteloVai querer mesa na cozinha certo? é que sem mesa fica ali um espação meio perdido, sem uso...

Não queremos mesa, apenas uma bancada para refeições mais rápidas.

Colocado por: CasteloEu no seu lugar deixava ali a lavandaria, mas alargava um nadinha ao hall de entrada, talvez sacrificando esse mesmo nadinha à enorme cozinha...

A cozinha conforme está na planta só tem 14m2, acha muito?

Colocado por: CasteloEu trocava as salas, e punha a de jantar mais chegada à cozinha, acho que comunicava melhor...

As vistas melhores estão a nascente, daí ter a sala de estar daquele lado.

Colocado por: CasteloNos quartos esquecia o quarto de vestir (pessoalmente acho uma ilusão) ou então faria em L em vez de U para dar mais tamanho ao quarto

Isto foi ideia da minha mulher, para mim estava bem conforme estava. Vou ver se a convenço que de facto esta não é a melhor solução. Mas por vezes é difícil contrariá-las.

Colocado por: CasteloTambem encurtava a IS dessa suite... está compridissima e a prejudicar a envolvencia do quarto...ou seja, mudava a suite toda:
    - Fazia zona de vestir logo na entrada na parede norte em L com a parede em frente à porta...
    - chegava a porta da IS para sul com a IS mais pequena e ficava:
    Um grande quarto com zona de vestir e uma IS

Sim essa é uma zona que queremos mudar. A entrada para a IS até se poderia fazer pelo lado do roupeiro não é? ou seja pelo norte.
  6.  # 106

Colocado por: sergio_pintas
    A área de construção bruta são 206 m2. 154 m2 de área útil e 55,10 m2 de varandas e alpendre. Mais 90 m2 de área bruta no piso -1.
    A construção será em Viseu.

Ah ok, percebo melhor, assim acho que já será suficiente para uma nível razoavel de qualidade e acabamentos.

Quanto à lavandaria, eu acho bem, não precisa de ser para passar a ferro, basta que seja para lá ter as maquinas e as roupas, detergentes e afins.
    Eu vivo em ap com mlr na cozinha e mesmo sendo destas modernas ultra silence (uma ova) não dá é agradavel estar ali a cozinhar ou jantar com aquilo ali vvvrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr... insuportável... daí achar a lavandaria uma mais valia por permitir ocultar cestos com cuecas sujas e abafar uma maquina em plena xinfrineira a meio do jantar...
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  7.  # 107

Colocado por: PicaretaPara os adeptos da lavandaria:

Esse espaço serve para quê? estão a pensar enfiar lá a mulher/homem a passar a ferro?

Pelo que sei, toda a gente que passa a ferro, quer ter uma TV à frente, uma MLR pode ser aplicada nos móveis de cozinha sem sequer ser visível, a roupa suja pode ser "enfiada" num móvel qualquer, preferencialmente numa casa de banho, a roupa lavada é passada a ferro e colocada nos roupeiros, pelo que a única coisa para que serve a lavandaria é para arrumar a tralhada ali perto da cozinha.
    Concordam com este comentário:Sabrina

lol. Gostei
    Também serve para estender roupa no inverno. Mas em parte até concordo consigo. Não deve ser muito agradável passar a ferro numa zona onde não há mais nada senão 4 paredes e uma máquina de lavar.
  8.  # 108

Colocado por: escaleiraEu sei que foi abuso pedir mais ao Marco, mas gostei tanto da solução dele que não me contive...

De todos os comentários do Marco que já por aqui vi no fórum, acho que nunca consegui discordar de uma sugestão ou ponto de vista dele.
    Concordam com este comentário: Picareta, escaleira
  9.  # 109

A cozinha com 14mt2 sem mesa é bastante espaçosa, mais ainda se tiver armarios em duas paredes.
    Contudo, ao falar duma bancada acho que fica perfeita.

Isso das vistas, a esta distancia naturalmente não consigo ter a melhor noção, mas se consegue disfrutar melhor das suas vizinhas alemas em top less envolventes naturais acho que está justificado.

Na suite acho que vale a pena insistir com a sua mulher. Aquele espaço todo merece melhorias.
    Aproveitem-no.
  10.  # 110

a pedido de várias familias

mas atenção isto são apenas esboços sem rigor e que precisam de ser bem trabalhados e aperfeiçoados, no fundo é apenas uma ideia base

sergio no fundo há que procurar uma ideia bem simples, não criar labirintos e constrangimentos. quanto á pala da saida da lavandaria penso que se tiver no máximo 1 metro não vão implicar.
    Concordam com este comentário: Castelo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: escaleira, bel99
  11.  # 111

Já que estamos numa de dar palpites.... :-) e aproveitando o trabalho do marco1.
      14.jpg
  12.  # 112

mafgod

acho que "sacrificar uma limpeza de desenho apenas para ter uma wc com janela não me convence muito, repare que a wc pode ter sempre uma especie de janela ou lanternim no tecto ou mesmo se não tiver visto ser apenas um piso pode ser fácilmente ventilada via tecto.
  13.  # 113

Colocado por: marco1a pedido de várias familias

mas atenção isto são apenas esboços sem rigor e que precisam de ser bem trabalhados e aperfeiçoados, no fundo é apenas uma ideia base

sergio no fundo há que procurar uma ideia bem simples, não criar labirintos e constrangimentos. quanto á pala da saida da lavandaria penso que se tiver no máximo 1 metro não vão implicar.
    Concordam com este comentário:Castelo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bel99

Obrigado Marco,
    Também já tinha pensado nessa possibilidade, mas o problema é que não há largura suficiente para essa disposição. Repare que a wc que desenhou tem a largura do corredor mais 60 cm dos armários. É suficiente?
    Há algum inconveniente na perspetiva da arquitetura se "puxar" o wc para "fora", de maneira a caber? Não sei se me estou a fazer entender.
  14.  # 114

Mafgod,
    Já não gosto tanto. Continua a haver labirintos e parece-me que um dos quartos ficará sacrificado. Pelo aquilo que já vi, acho que uma claraboia resolve bem o assunto.
  15.  # 115

Marco, no esboço dos quartos, você desenhou as janelas em toda a largura dos quartos. Acha que é melhor?
    No quarto, o objetivo da porta que temos na planta, é para dividir a zona da IS e a zona da cama uma vez que eu e a minha mulher temos horários de trabalho diferentes com noites a mistura. Pelo que aquele armária també terá de ser até ao teto.
  16.  # 116

sergio a solução que eu dei só não dá se não quizer, repare que está na fase de projecto, ainda não tem lá nada construido, pode sempre "ajeitar as dimensões ao que pretende, em todo o caso na minha solução iria precisar de qualquer coisa como 8,5 m de interior no sentido da janela do quarto até á parede dos lavatorios da wc.
    em relação ás janelas, acho que no seu caso uma vez que estão protegidas e sombreadas pela pala da varanda, podiam ser maiores
    em todo o caso nunca faria nada com menos de 2 m de largura e encostadas a uma das laterais do quarto, nunca ao meio.
  17.  # 117

Pois, na planta são 7,6 m. Teremos que aumentar 1m aproximadamente.
    Logo já vou desenhar a planta para entregar ao arquitecto. Eu não queria que as coisas fossem dessa forma, mas pelos comentários que aqui tive lá terá que ser.
    Depois posto aqui o meu rabisco.
    Se não fossem vocês, ia-me aperceber destas coisas em obra e aí já era tarde. Obrigado a todos.
  18.  # 118

Colocado por: marco1nunca ao meio.

Marco,

Dá para explicar o motivo?
  19.  # 119

Colocado por: sergio_pintasPois, na planta são 7,6 m. Teremos que aumentar 1m aproximadamente.
    Logo já vou desenhar a planta para entregar ao arquitecto. Eu não queria que as coisas fossem dessa forma, mas pelos comentários que aqui tive lá terá que ser.
    Depois posto aqui o meu rabisco.
    Se não fossem vocês, ia-me aperceber destas coisas em obra e aí já era tarde. Obrigado a todos.

Sergio,
    Parabéns, terá aí uma bela casa.
    Muita sorte para a sua obra.
  20.  # 120

Seguindo as ideias e sugestões do Marco, fiz o rabisco para entregar ao arquitecto. Alterei um pouco a disposição da cozinha e lavandaria. No desenho a lavandaria ficou um pouco grande. É para deixar um pouco mais pequena aumentando um pouco mais a cozinha. Espero que esteja bem. A minha mulher prefere assim. Não gostou que a cozinha ficasse aberta para a sala. No entanto deixei uma porta de correr relativamente larga, havendo contacto visual entre a zona de bancada para as refeições e a sala de estar, podendo tb aproveitar a tv da sala.
    O biombo da sala foi uma ideia fantástica do Marco. Adoramos.
    Desculpem a qualidade da imagem, mas tenho o scanner avariado.

0.0254 seg. NEW