Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite,

Sou residente no Porto e venho pedir a vossa colaboração para 2 duvidas que tenho em relação à entrega do IRS em 2012 referente a 2011:

1ª – Casei em Setembro de 2011, tenho que entregar a declaração de IRS juntamente com a minha esposa ou pode ser em separado? Por em 2011 ter estado casado apenas os últimos 4 meses do ano, temos que considerar para efeitos de IRS todo o ano de 2011?

2º - Sendo senhorio durante o ano de 2011 recebi rendas de um apartamento que tenho alugado e tenho que declarar na 2ª fase (Maio) no anexo F, dado que estou casado e como tenho que declarar em conjunto com a minha esposa, declaro em Maio os 2 titulares ou declaro o IRS da minha esposa na 1ª fase e o meu na 2ª fase? Ou seja em separado e em 2 fases diferentes, é possível?

Obrigado,

Cumprimentos,
    Fernando Trigo
  2.  # 2

Boa noite,

O que conta é a sua situação em 31 de Dezembro de cada ano, pelo que o IRS é feito em conjunto com a sua esposa e em Maio uma vez que tem que declarar valores provenientes de rendas.

Espero ter ajudado
    Sassa
    Concordam com este comentário: mog
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjtrigo
    •  
      GF
    • 4 abril 2012

# 3

Naturalmente, não pode entregar um IRS de 6 meses como solteiro e outro de 4 meses como casado....
    Se casou, é como casado que se apresenta. Está correcto, é em 31 de Dezembro que se afere a situação.
    Sendo ambos dependentes mas havendo necessidade de declarar o anexo F, penso que AMBOS devem, conjuntamente, entregar o IRS na segunda fase.

Relembro ainda a necessidade de ambos terem a mesma morada fiscal para poderem entregar o IRS em conjunto.
    Concordam com este comentário: mog
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjtrigo
  3.  # 4

Olá!

Também tenho uma dúvida.

Podem-se incluir os recibos da universidade sénior na declaração como despesas de formação do sujeito passivo? Estou com dúvidas porque a entidade que dá a formação é uma associação sem fins lucrativos e não um centro de formação reconhecido oficialmente pelo Estado.

Obrigada.

0.0100 seg. NEW