Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal,

    Decidi-me pela aquisição de um termoacumulador para as AQS. Para duas pessoas no imediato e uma terceira para o futuro. Creio que a capacidade ideal anda entre os 75 e os 100 litros.

    Já andei a pesquisar por vários fóruns e não cheguei a uma conclusão. Do que li, quase toda a gente recomenda que o termoacumulador tenha a cuba em inox 316L e isolamento em lã de rocha.

    O problema surge no facto das marcas conhecidas (Vulcano, Fagor, Ariston, Siemens,...) só terem modelos com cuba em aço vitrificado e isolamento por polistireno. De resto, pesquisando na net encontrei algumas marcas que os têm em inox (não sei com que isolamento) mas, aparentemente, tudo marcas de empresas pequenas e desconhecidas para mim.

    Já aqui li recomendações a um modelo da Fagor (CB 100) e também vi que os modelos da Siemens têm 5 anos de garantia na cuba.

    O electricista/canalizador recomendou-me as marcas Videira e Belma. PEsquisei e parecem associadas a qualidade. O preço anda em cerca de 50-100% mais caro do que os modelos com a mesma capacidade das marcas mais conhecidas de electrodomésticos. A questão é que as cubas dessas duas marcas são em cobre...

    Ou seja, não sei o que comprar...

    Uma outra questão que tenho é se os termoacumuladores só aquecem a água com a cuba completamente cheia? Ou seja, não se pode seleccionar a quantidade de água a aquecer por forma a optimizar os consumos?
    • PASA
    • 7 abril 2012 editado

     # 2

    Também vou colocar um aparelho desses e o meu cunhado que é eng. mecânico recomendou-me que seja em COBRE (melhor condutividade e durabilidade) e de preferência da marca Arierom (passo a publicidade). Para duas pax, 75 l chegam perfeitamente.
    • eu
    • 7 abril 2012 editado

     # 3

    (..)
    • Nss
    • 7 abril 2012 editado

     # 4

    Está melhor :).
  2.  # 5

    Colocado por: PASACOBRE (melhor condutividade e durabilidade


    Mas porque é que a melhor condutividade é um factor importante para uma cuba? Acho que o oposto seria melhor.

    Mais opiniões?
  3.  # 6

    Colocado por: Paulomelo70

    Mas porque é que a melhor condutividade é um factor importante para uma cuba? Acho que o oposto seria melhor.

    Mais opiniões?


    O isolamento é que deve ter um baixo coeficiente de transmissão térmica, agora a cuba é outra coisa, de qualquer forma, sou leigo na matéria, mas em cobre são os melhores.
  4.  # 7

    Colocado por: PASAOisolamentoé que deve ter um baixo coeficiente de transmissão térmica


    Exactamente.

    Colocado por: PASAmas em cobre são os melhores.

    Mas porquê?

    Em todo o caso, a diferença de valores entre os termoacumuladores com as cubas em cobre ou inox 316L e os em aço vitrificado justifica-se? É que pelo preço de um dos primeiros compro dois dos segundos e de marcas conhecidas.

    Que outras recomendações de marcas fazem?
  5.  # 8

    NAda de nada?
    • PASA
    • 11 abril 2012 editado

     # 9

    Nenhum desses dois é tão durável como o cobre, sendo o pior deles o vitrificado, em que uma micro-fissura facilmente se transforma num Titanic... Eu vou comprar em cobre, da marca que referi, por ter instaladores certificados perto da obra.

    E se espera mais comentários sobre este assunto, da parte de outros foristas, espere sentado, agora o que está a dar é investir €5000 euros ou mais (em vez de 500 ou menos) para poupar energia... a nova banha da cobra... está sempre a evouir...
  6.  # 10

    Pois...

    Vi agora que há uns modelos da Siemens com 7 anos de garantia para a cuba. O de 75l fica em 305 euros. A cuba é em aço esmaltado e a resistência enclausurada em aço inox. Têm painel digital com muitas funções interessantes.

    Em quanto ficam os da marca Arierom?
  7.  # 11

    Boa tarde, Paulomelo70

    na questão de seleccionar a quantidade de água a aquecer, isso entra em contradição ao objectivo de um termoacumulador (ter um volume de água quente sempre disponível). Imagine se se pudesse seleccionar, por exemplo, num tanque de 100 apenas aquecer 50l; você tomava o seu banho, mas a pessoa a seguir tinha de esperar horas....

    num tanque de 100l, gasta energia a aquecer os 100l até à temperatura regulada; a partir daí o sistema só activa para manter a temperatura (passa de um limite mínimo, activa para voltar a aquecer, e desliga); quanto melhor o isolamento, maior esse tempo de arrefecimento é.

    Quando gasta água, entre água fria para compensar a perda; faz-se a mistura com a água quente existente, e o sistema compensa essa perda com o funcionamento.

    O princípio é mais ou menos este.

    Por curiosidade, já ouviu falar em bombas de calor domésticas?
    http://www.aristonheating.com.pt/products/bomba_de_calor.asp?op=10&mn=1

    Cumprimentos.
  8.  # 12

    Boa noite a todos.

    Tenho uma duvida para a qual pretendia uma ajudinha. E é a seguinte:
    De acordo com o que tenho lido, parece-me (salvo melhor opinião), que os termoacumuladores com a cuba em cobre levam vantagem sobre todos os outros. Será assim???
    Pretendo adquirir um com a capacidade de 80 litros para usar apenas 4 a 5 vezes por ano em periodo de ferias numa zona bastante fria no inverno (Viseu).
    Alguem me pode ajudar sobre a melhor escolha?
    Será que compensa o preço (em cobre é muito mais caro), para usar umas 5 vezespor ano?
    Qual o tipo de resistencia?
    Agradecia que me indicassem o termoacumulador que devo comprar, com indicação da marca e do modelo.

    Um abraço e um obrigado a todos.

    joao
  9.  # 13

    Porquê comprar um termoacumulador que tem de ficar sempre ligado para ter água quente?
  10.  # 14

    Sim isso e verdade, mas no espaço de 3 anos ja la tive 2 esquentadores e pelo facto de nao trabalharem avariam as valvulas (diz o tecnico que sao as valvulas q colam, porque eu nao entendo nada daquilo).Por exemplo estive la em janeiro e quando liguei o gás o esquentador nem chagava a acender. Ja nem o mandei reparar porque o problema é sempre o mesmo. Por isso, pelo menos com o termoacumulador talvez a situação mude. Penso eu....sem certeza nenhuma. Por iso tambem peço ajuda neste sentido.
    Obrigado
    • r.v
    • 20 abril 2013

     # 15

    boas.tenho ali um termoacumulador novo na caixa da domusa hydro 80v plus
  11.  # 16

    o melhor equipamento para aquecimento de águas domésticas da actualidade são os esquentadores eléctricos mas, apenas aqueles que a água não tem contacto com a resistência eléctrica... apenas esses oferecem 100% de segurança e são muito económicos... se pretender dar uma olhada... aqui vai o link http://poupa-euros.pt/sinopse.php sabendo os perigos da utilização de gás dentro de casa, já fui utilizador de termoacumulador mas agora já não e, troquei...
    • dato
    • 25 abril 2013

     # 17

    bem, ja vi q o rodrigues vende esses aparelhos..
    Concordam com este comentário: joaosantos
  12.  # 18

    http://nogas.pt/scaldaqua.php
    Como é costume... faltam sempre dados técnicos... é uma pena. Actualizem as páginas dos produtos.
    Quantos amperes?
    Qual o caudal instantâneo disponibilizado? para determinado diferêncial de temperatura da agua... por exemplo, 15º>50º
    • dato
    • 25 abril 2013

     # 19

    pedro, vi ali 8.8kw... a fiarada da tomada até deve aquecer a agua...lol
  13.  # 20

    caro dato, já reparei que não tem conhecimento sobre o assunto... se não sabe não opine...

    1. sou técnico de gás licenciado. e é assim que ganho a vida mas, não custa ser honesto e informar que o esquentador eléctrico (o que chamam esquentador ecológico), é melhor, mais seguro e poupam muito em ambos os consumos.

    2. poderia ficar aqui o dia todo à conversa mas cada um deve de aprender por si. na empresa onde trabalho, o electricista que me colocou o esquentador eléctrico, informou-me de todos os pormenores... da-me um grande gozo saber que quando tomo banho poupei alguns euros e não os deixei fugir pelo cano abaixo.

    3. tal como na instalação do ar condicionado que esta na sala, os fios para alimentar o esquentador estão devidamente instalados, o trabalho foi feito por um profissional e não por um electricista de fim de semana. não prejudicam em nada a decoração da minha casa. só sei que tinha contas de gás na ordem dos 160... 180 euros e de água sempre a rondar os 50... até a data de hoje a conta da lux nunca ultrapassou os 100 euros e a da água ainda não foi acima de 30.

    não esqueça que quem não tem não deve de opinar... os esquentadores eléctricos ou ecológicos (chamem-lhe o que quiserem) são verdadeiramente bons, pese embora o facto da minha vida depender do uso de gás... se algum dia tiver de dizer o contrario digo mas já os tinha utilizado fora de portugal e na altura fiquei surpreendido pois desconhecia esse tipo de aquecimento instantâneo para a água... agora estou deveras satisfeito por os puder utilizar na minha casa. só sei que a minha conta do banco fica mais gordinha todos os meses ;)

    com mentalidades fechadas ao desenvolvimento tecnológico não existiam computadores ou telemóveis e estava-mos todos a viver em cavernas... acredito que os esquentadores a gás cada vez mais vão ficar fora de tempo... não só pelo elevado consumo de energia como pela segurança... não esqueça que todos os dias existem inumeros problemas com gás... contra a tecnologia e a evolução nada a fazer... se assim não fosse caro dato você não utilizava telemóvel... não conduzia, etc... etc.. ou será que é como o salvador? LOL
 
0.0208 seg. NEW