Colocado por: jorgealves
o problema fundamental é que o estado vê as empresas PRIVADAS como eu vejo o multibanco (o sitio onde levanto dinheiro quando preciso) sem dar NADA em troca.
O empresário de sucesso/ex-alto funcionário do partido em Xangai é capaz de lhe dar razão e até se ri desse 1/3, já o mesmo não deve acontecer com o camponês de Yunan para quem esse 1/3 é uma miragem.
Colocado por: luisvv
O PIB não é o salário, atenção.Mas em todo o caso, já tem regiões na China onde o salário mínimo é entre 1/3 e 1/4 do português.., e superior ao de países europeus como a Bulgária, por exemplo.
Digamos que a conversa da malga de arroz é boa para ter no café da esquina.
Colocado por: luisvvCaro Luis : o que me esta a dizer é que para manter o seu nível de vida (impostos incluídos) alguém tem que abdicar de consumir, por solidariedade.
E mais: solidariedade, mas só com os nossos. Os outros que ganham uma malga de arroz nao tem direito a solidariedade, nem a melhorar o nível de vida.
Em que ficamos?
Isso é tudo muito bonito,,, mas só entre 2 aldeias do MEU país, A coisa muda radicalmente de figura quando se trata de países diferentes.Se o leite nacional é mais caro porque os IMPOSTOs sobre a energia, ou a TSU sobre a mão de obra são mais elevados, não há como baixar o preço. E se a mão de obra do produto estrangeiro for paga em malgas de arroz, também não dá para competir, Dê lá por onde der, de cada vez que compramos QUALQUER COISA estrangeira, estamos a empobrecer o nosso país ,,, e a todos nós.
pois, continuo á espera que me apareça um chinês á porta do escritório a pedir um projecto.
luisvv, não há teoria que o valha, a sua visão economica e até de muitos mais para mim é uma treta. o proteccionismo tendo em vista mais emprego entre portas é do mais básico senso comum
Prefiro pagar um pouco mais e contribuir para a manutenção de postos de trabalho cá dentro. uma coisa é concorrer em igualdade de condições e contexto, outra é puro aproveitamento e exploração de alguem no processo.
Colocado por: marco1para mim o seu mal e infelizmente de quem tem as redeas do poder, é tem uma visão tipo jogo do monopolio sobre a coisa e esquecem-se que o objectivo de uma verdadeiro desenvolvimento não se mede só em €€€.
Colocado por: marco1veja lá o desplante de algures um dirigente de um pais decidiu que substituir o pib por qualquer coisa que media a felicidade ( não me lembro agora o quê)
olhe luisvv devia haver mais vida para alem das exportações, voce e outros é que não a veem ou não lhes interessa. começando só por ai...
mas vou abreviar: para mim a forma como se estrutura hoje em dia a economia mundial ( ah e os ditos mercados, grande treta) não gosto dela, por isso nunca vamos concordar em nada.
e tambem não percebeu o que eu quis dizer com concorrencia interna pois não??
para mim o seu mal e infelizmente de quem tem as redeas do poder, é tem uma visão tipo jogo do monopolio sobre a coisa e esquecem-se que o objectivo de uma verdadeiro desenvolvimento não se mede só em
€€€.
veja lá o desplante de algures um dirigente de um pais decidiu que substituir o pib por qualquer coisa que media a felicidade ( não me lembro agora o quê).
e ainda comece por observar que ao sermos proteccionistas com a nossa familia, isso pode explicar muito do que quero dizer.
só por aqui se vê a fraqueza dos seus argumentos, ou seja essa sua conclusão é apenas sua já reparou que não é a minha? no entanto ambos podemos estar errados, admito.
bem quanto ao resto com mais tempo direi mais. ah e olhe eu sou a favor das economias de mercado, não das economias financeiras, alias nem sei é como é que ainda se produz alguma coisa hoje em dia no mundo.