Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.
    Pretendo construir um anexo agrícola respeitando as directivas da câmara de Palmela com 6m2 e 2,2 metros de altura.
    Como não pretendo despender muito dinheiro e tornar a obra o mais barata possível o meu plano é realizar a obra em tijolo de cimento de 15, não levando reboco e só levando um salpico por fora. A cobertura penso fazer em abobadilha e colocar telha por cima.
    Agora a minha duvida é; para uma dimensão tão pequena necessito de 4 pilares ou posso encastrar os tijolos uns nos outros nos cantos? a altura máxima a construir tem que ser obrigatoriamente de 2,2 metros; qual deverá ser a inclinação do telhado? Quaisquer outros comentários são bem vindos. Obrigado
    • SVM
    • 10 abril 2012

# 2

já os vi feitos bem maiores só com blocos :-)
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  2.  # 3

e se quer pouca inclinação... -> chapa sandwich.
    se quiser telha cerâmica meta uns 25% .... como a área é pequena.
    35% seria o ideal, mas depende das zonas, da exposição ao vento, etc...
  3.  # 4

Em relação aos pilares, dispenso?...
    Estava também a pensar colocar em cima do anexo um deposito de 1000 litros, no peso total da estrutura, mais 1000kg tem importância?
    Caso os pilares se tornem necessários só no caso do deposito, este pode ser dispensado...
    Em termos de fundações, um lintel com 30cm de lado e 30cm de fundo com 2 ou 3 ferros de 8 chega?
    Estou também a pensar fazer um pequeno lintel por cima dos tijolos antes da cobertura, também com 2 ou 3 varões de ferro de 8.
    Peço desculpa por todas as perguntas ... Obrigado
  4.  # 5

Alguma opinião?
  5.  # 6

Boas. se quer meter o depósito em cima, deverá fazer o tal lintel de fundação, um pilar a cada canto, e meter uma laje de betão na cobertura (pode ser vigotas e abobadilha), horizontal. depois impermeabiliza.
    em relação à fundação vai depender do tipo de solo que encontrar.
    se não meter o depósito pode aligeirar a coisa.
    quanto ao ferro pelo menos 4 de diam 12 com cintas/estribos afastados de 20 em 20 cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exadra
  6.  # 7

Colocado por: exadraAgora a minha duvida é; para uma dimensão tão pequena necessito de 4 pilares ou posso encastrar os tijolos uns nos outros nos cantos?

faça pilares, é sempre muito melhor, para fazer alvenaria armada teria de reforçar outros pontos
    se bem que se for 3 x3 também aguentaria bem em alvenaria estrutural, mas teria de ser bem pensada, e fazer lintel superior
  7.  # 8

faz uma construção mesmo pequena tem sempre muitos porquês
    para uma construção com essa características é indispensável fazer cabouco ou viga de fundição com os respectivos 4 pilares
    quanto á laje se é para suportar cargas tem que ter lentel e as abobadilhas de 38

0.0113 seg. NEW