Iniciar sessão ou registar-se
    • Fab
    • 10 abril 2012

     # 1

    Bom dia

    De há uns tempos para cá que tenho vindo a ponderar em propor a rescisão amigável do meu contrato de trabalho mas antes de avançar em concreto gostaria de saber algumas opiniões de alguém que já tenha feito o mesmo.

    Estou efectivo na empresa desde 2005 portanto tenho algum poder negocial.

    O que gostaria de saber é se foi dificil conseguirem a rescisão, se a empresa recusou sofreram algumas represálias?
    Não tenho experiencia neste assunto porque será a primeira vez, pelo que não sei onde me vou meter mas conhecendo as chefias e recursos humanos não me parece que haja problema.
  1.  # 2

    Só por curiosidade, pode-se saber o motivo de querer rescindir o contrato?
  2.  # 3

    Bom dia,
    Poderá denunciar o contrato de trabalho de acordo com o artigo 447.º, n.º 3, do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 99/2003, de 27 de Agosto, no prazo de 30 (trinta) dias antes do último dia de trabalho por carta registada com aviso de recepção.

    Ou seja, se denunciar agora o contrato cessar funções em 30 de Maio de 2012.

    Com a data da caducidade, deverão ser colocados à sua disposição, os quantitativos vencidos e vincendos (nomeadamente férias e subsídios de férias e de Natal), bem como o certificado de trabalho e/ou outros documentos, desde que solicitados e se mostrem de interesse a fins oficiais, conforme determina o artigo 385.º, n.º 1 e n.º 3, do Código do Trabalho.

    Com os melhores cumprimentos,
    •  
      GF
    • 10 abril 2012

     # 4

    Colocado por: Fab
    Estou efectivo na empresa desde 2005 portanto tenho algum poder negocial.


    Que poder negocial é esse que menciona?
    • Fab
    • 10 abril 2012 editado

     # 5

    Colocado por: gf2011

    Que poder negocial é esse que menciona?


    O facto de não aceitar qualquer valor proposto pela empresa.
    • Fab
    • 10 abril 2012

     # 6

    Colocado por: J.FernandesSó por curiosidade, pode-se saber o motivo de querer rescindir o contrato?


    São várias as razões, entre as quais a degradação das condições de trabalho,a possivel privatização da empresa, o uso de (ainda) menos mão de obra para fazer o mesmo volume de trabalho e a não entrada de nenhum trabalhador para os quadros desde há uns meses para cá.

    Pelos vistos não querem efectivos por lá e a preferencia por trabalhadores das empresas de trabalho temporário leva-me a querer que andam algo arrependidos por terem passado um grande numero de pessoas a efectivos nos ultimos anos .
  3.  # 7

    O mais engraçado é que existe muita gente neste país que adorava ter o seu trabalho. Apesar de todas as queixas que poderá ter, ainda lhe pagam o ordenado (existem pessoas no mundo, que nunca estão bem).

    Quando trabalhei por conta de outrem, nunca me preocupei se a empresa iria ser privatizada, se os trabalhadores aumentam ou diminuem, etc. Sabe porquê? Porque esforçava-me todos os dias para ser o melhor e conseguia.

    Já sabe para onde vai trabalhar a seguir? É que já ouvi dizer que isto está difícil....
    Concordam com este comentário: fernandoR
    • Fab
    • 11 abril 2012

     # 8

    Caro AlexMontenegro.

    Não abri o topico para discutir sobre o meu trabalho, se estou satisfeito ou não, se devia estar conformado com este trabalho etc etc etc.

    A pergunta foi simples e directa: o que esperar de um pedido de negociação amigável com a empresa?

    Mais sei eu que num instante entra para lá outra pessoa para me substituir.

    E ainda bem que existem (muitas) pessoas que nunca estão bem porque a propria natureza do ser humano é o de se auto-realizar e de tentar o melhor para si. Se nos conformássemos o mundo pouco evoluia.
  4.  # 9

    Colocado por: FabCaro AlexMontenegro.

    Não abri o topico para discutir sobre o meu trabalho, se estou satisfeito ou não, se devia estar conformado com este trabalho etc etc etc.

    A pergunta foi simples e directa: o que esperar de um pedido de negociação amigável com a empresa?

    Mais sei eu que num instante entra para lá outra pessoa para me substituir.

    E ainda bem que existem (muitas) pessoas que nunca estão bem porque a propria natureza do ser humano é o de se auto-realizar e de tentar o melhor para si. Se nos conformássemos o mundo pouco evoluia.


    Boas

    Tenho acompanhado a discussão desde que ela começou, e, tal como outro membro, ainda não percebi esta frase: "Estou efectivo na empresa desde 2005 portanto tenho algum poder negocial."

    Imaginemos que é meu funcionário e quer rescindir o contrato que o liga à empresa, muito bem, tem os direitos que o cpadvogados referiu e nada mais. Não sei onde está o poder negocial (?)
  5.  # 10

    não entendo bem porque fala em rescisão amigável... se fala nesses termos para lhe darem uma indeminização penso que pode esquecer...
    se é para que eles "o despeçam" para ter direito ao subsidio de emprego... vai depender da honestidade da empresa... embora se saiba que não seria o primeiro caso.

    Repare, tal como disse o cpadvogados você pode rescindir o contrato a qualquer altura... a questão amigável ou litigiosa não se coloca... é um direito e pronto... terá apenas de dar o tempo à casa de acordo com o contrato caso ela o exiga...
    •  
      GF
    • 11 abril 2012

     # 11

    Colocado por: Fab

    O facto de não aceitar qualquer valor proposto pela empresa.


    Tem noção das recentes alterações laborais feitas nos ultimos anos?
    Um efectivo desde 2005 não tem qualquer tipo de poder negocial, a empresa só tem de lhe pagar o que vem previsto na lei e nada mais.
    Claro que tudo depende do ordenado que tiver, se estivermos a falar de um ordenado de 3 ou 4 mil euros mensais já temos um valor considerável a receber, agora se estamos a falar de um ordenado dito normal de 700 ou 800 euros mensais é fazer as contas como diz o outro...
  6.  # 12

    gf2011

    Se o despedimento for por iniciativa do trabalhador, tem direito apenas ao subsidio de ferias e subsidio de natal para além do vencimento. No caso de ser despedido pela entidade patronal penso que terá direito a 1 mês por cada ano de trabalho + s. ferias + s. natal.
    Se conseguir negociar com eles poderão chegar a uma acordo de 50/50.

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 11 abril 2012

     # 13

    Eu percebo o que quer - quer receber algum dinheiro para ser despedido.
    Isto porque, como já disseram, se se despedir, só tem direito aos proporcional dos subsídios deste ano.

    Porém, tenha também noção que, a entidade patronal ao saber que se quer vir embora, poderá fazer tudo para o levar a sair voluntariamente, evitando assim que pague a dita indemnização.
    Ou seja, se souberem que quer sair, farão tudo o que estiver ao alcance para precipitar essa saída.
    Por isso, veja lá se não vai piorar a sua situação...
    Concordam com este comentário: macal, Dj_C
    • Fab
    • 11 abril 2012

     # 14

    Colocado por: FDEu percebo o que quer - quer receber algum dinheiro para ser despedido.
    Isto porque, como já disseram, se se despedir, só tem direito aos proporcional dos subsídios deste ano.

    Porém, tenha também noção que, a entidade patronal ao saber que se quer vir embora, poderá fazer tudo para o levar a sair voluntariamente, evitando assim que pague a dita indemnização.
    Ou seja, se souberem que quer sair, farão tudo o que estiver ao alcance para precipitar essa saída.
    Por isso, veja lá se não vai piorar a sua situação...


    Finalmente alguém que me percebeu.

    Quando abri o topico não estava interessado em valores mas sim averiguar as consequencias psicologicas que dai advêm se fizer uma proposta deste tipo á empresa e saber se alguém já esteve uma experiencia deste tipo.
  7.  # 15

    Colocado por: FabFinalmente alguém que me percebeu.

    Já todos tínhamos percebido...
    •  
      GF
    • 11 abril 2012

     # 16

    Colocado por: Fab

    não estava interessado em valores mas sim averiguar as consequencias psicologicas



    Eu não tinha percebido que era para averiguar consequências psicologicas, o que quer que isso signifique.
  8.  # 17

    Boas,

    Colocado por: FabQuando abri o topico não estava interessado em valores mas sim averiguar as consequencias psicologicas que dai advêm se fizer uma proposta deste tipo á empresa e saber se alguém já esteve uma experiencia deste tipo.


    Antes de tudo tens de perceber se a empresa têm algum interesse que saias.
    Se tiver, ainda pode jogar com isso.
    Se a empresa não tiver interesse (ou se descobrir que tu tens interesse em sair) podes-te meter num trinta e um.
    Ou tens arcaboiço psicológico para aguentar algo que se chama "mobbing" ou vais ficar de mãos a abanar.
    Conheço imensos casos de pessoas que o sofreram e a grande maioria não o aguenta por muito tempo, e alguns deles também começaram mais ou menos como o teu caso.


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  9.  # 18

    Mas ele pode sair se quiser, apenas tem que avisar com a antecedência prevista na lei e recebe o que está previsto na lei. Simples.

    Agora receber uma indemnização porque quer sair? Recebe o que tem direito apenas, parece-me justo.

    Cumprs
  10.  # 19

    Boas,

    Colocado por: gfrmartinsMas ele pode sair se quiser, apenas tem que avisar com a antecedência prevista na lei e recebe o que está previsto na lei. Simples.
    Agora receber uma indemnização porque quer sair? Recebe o que tem direito apenas, parece-me justo.


    E se o interesse for mutuo?
    Não pode jogar com isso?

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário: gfrmartins
  11.  # 20

    Claro, mas pelo primeiro post não me pareceu isso.

    O que me parece é que o user Fab quer sair, e perguntou se podia sofrer represália ou a empresa rejeitar.

    A resposta para essa pergunta é: Desde que actue como previsto na lei, não, e deve receber o que tem direito.

    Cumprs
 
0.0227 seg. NEW