Iniciar sessão ou registar-se
    • FSR
    • 11 abril 2012 editado

     # 1

    Olá, sou novo por cá, não conhecia o fórum. Vejo que realmente é bastante útil, principalmente para pessoas como eu.
    O que me trás por cá, é o seguinte, ando há procura de uma casa antiga, ou armazém para reconstruir para uma moradia ou para comercio. Um projecto a médio-longo prazo. A minha prioridade é arranjar uma casa , ou terreno num sitio com bons acessos , e pretendo apenas as paredes exteriores e telhado. Se tiver terreno ainda melhor.
    No entanto pelo que tenho visto as casas antigas podem ficar mais caras de reparar, do que fazer uma casa ou armazém de raiz.
    Como o dinheiro é escasso, e não me quero meter em empréstimos, tenho de ponderar muito bem.
    Se me pudessem dar uma ideia por alto, + ou - de quanto me ficaria fazer um pavilhão género casa de 100 metros quadrados, rectangular, sem placa, 3 metros de altura, em cimento , um bom isolamento( desconheço materiais) , com telhado isolado, 2 casas de banho, quadro eléctrico potente, poucas janelas, uma porta de garagem normal.
    Isto apenas para eu ficar com uma ideia para me poder guiar no que me compensará mais e com o dinheiro que tenho.

    Agradeço desde já a vossa ajuda
    Cumprimentos
    • tiagot
    • 11 abril 2012 editado

     # 2

    Viva FSR;

    Como arquitecto, já participei numa situação semelhante, e da experiência resultante posso referir-lhe os seguintes aspectos.
    O cliente comprou um terreno muito bonito nos Açores com uma casa devoluta de pequena dimensão (desconheço o preço de compra mas penso que foi baixo). Depois optou-se por uma intervenção por fases.
    Fase 1 - Recuperação e aproveitamento da construção existente de modo a obter boas condições de habitabilidade. Foi possível concluir uma moradia com cerca de 90m2 pronta a habitar aproximadamente por 50 000€ valor que referiu. Considerando cozinha, casa de banho, uma sala de estar de grandes dimensões, um quarto (poderia facilmente ter um segundo quarto retirando área à sala), e respectivos equipamentos e mobiliário (com área de estudo/trabalho integrada).
    Fase 2 - Numa 2ª fase a construção existente foi ampliada com mais 3 quartos, pequeno escritório e wc, com cerca de 80m2 (construídos por cerca de 40 000€ pronta a habitar)
    Fase 3 - Está prevista uma 3ª fase para construção de garagem
    E para um tipo de construção corrente não é fácil construir abaixo de 550/600 euros por m2 sem fazer grandes cedências, sendo os 750€/m2 um valor mais realista.
    No entanto existem alguns factores relevantes a ter em conta em processos deste género;
    - O empenho pessoal. Será necessário um grande empenho no desenvolvimento, acompanhamento e respeito pelo processo de projecto, para encontrar a solução adequada e para evitar alterações significativas ao longo da obra. Alterações levam quase sempre a atrasos, problemas e encarecimento da obra final.
    - Mais empenho pessoal. O envolvimento directo em algumas fases da construção (fornecendo também mão-de-obra) e na procura intensiva de produtos e fornecedores mais económicos (o que exige bastante esforço).
    - Estar disponível para explorar soluções conceptuais, espaciais e construtivas menos convencionais.
    - O faseamento da obra. É uma boa ideia fazer um esforço para se adequar a habitação à nossa vida real e não aos nossos sonhos. Isto porque muitas vezes (como muitos portugueses se dão conta agora) a nossa casa de sonho pode facilmente transformar-se no nosso maior pesadelo. As construções apesar de geralmente imóveis podem ser pensadas para uma redução/ampliação económica e facilitada o que permite geralmente uma grande poupança e uma adaptação mais precisa ás necessidades/possibilidades ao longo da vida que muitas vezes são bastante diferentes das nossas espectativas iniciais.
    No entanto, tendo algum dinheiro para investir, esta será uma boa altura para encontrar boas oportunidades.

    Espero que tenham sido considerações úteis.
    Se tiver interesse em obter informações adicionais sobre o processo referido como termo de comparação terei todo gosto em enviar-lhe.
    Cumprimentos, Tiago
    •  
      FD
    • 11 abril 2012

     # 3

    Colocado por: FSRSe me pudessem dar uma ideia por alto, + ou - de quanto me ficaria fazer um pavilhão género casa de 100 metros quadrados, rectangular, sem placa, 3 metros de altura, em cimento , um bom isolamento( desconheço materiais) , com telhado isolado, 2 casas de banho, quadro eléctrico potente, poucas janelas, uma porta de garagem normal.

    75.000€.
  1.  # 4

    Se for "tipo pavilhão género casa com 100 m2" e "em cimento" como diz até com 50 mil consegue fazer isso, dependendo da zona em que está.
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
  2.  # 5

    Bom dia FSR,

    Depende de muitos factores.

    Caso existe já uma construção, depende das condições da estrutura existente, se está em condições, ou se tem que ser reforçada. Se estiver em condições, já poupa na estrutura... senão pode poupar.. mas já não é tanto...

    Diga-me uma coisa, em que município é?

    Disponha.

    Cumprimentos,

    Fiel Projectar - Arquitectura e Engenharia
 
0.0104 seg. NEW