Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: rafaelisidoroeu acho interessante essa ideia dos pladur, dos capotos e das gabardines e dos guarda chuvas dentro de casa ... primeiro leva-se 50 anos a construir obras cagadas e depois metesse **** la dentro para se resolver as asneiras .

ainda tem que levar com as certificações de países que tem temperaturas abaixo de zero lol Invernos rigorosos etc etc ...

depois andem as pessoas a sofrer de bronquite e bronquiolite quando alguém anda a tentar contornar o impossível que é dado pela natureza .

eu ainda sou novo lol espero durar mais 50 anos para poder ver esta cagada toda que se vê por aí

eu pessoalmente gostava de ver estes engenheiros todos a pagar para trás todo o dinheiro que se gasta quando as coisas não correm bem ... aí eu queria ver o que iam aconselhar ...

Pois ai está um grande erro, o problema é as pessoas pensarem que um sistemas ETICS ou capoto, capote, ou o que queiram lá chamar existe apenas para isolar o frio.

O sistema é pensado para manter uma temperatura no interior da habitação o mais estavel possivel de forma a não existir perda de calor no inverno mas que tambem não exista excesso de calor no verão, eliminado a dependencia de aquecedores ou ar condicionado.

Como ultimo comentario, as coisas quando correm mal é porque são mal aplicadas a cerca de 2 anos atras vi uma obra de um suposto ETICS ser feita com placas ordinarias de esferovite de muito baixa densidade (se era 80 era muito) foram coladas com cimento cola do mais barato á alvenaria, em vez das buchas de fixação foram usados pregos de aço com caricas de refrigerantes amassadas. Depois foi colocada a rede sem ser primeiramente efectuado um barramento, ou seja rede directa as placas, mais a rede não foi sobreposta nas emendas para não gastarem mais rede, Para completar foi aplicado um reboco ensacado hidrofugado (vejam o pormenor importante) e pintura.

O problema foi que no segundo dia o "sistema ETICS" estava todo fissurado, resultado o aplicador de tal sistema estava indignado pois a massa de reboco não prestava....
    Isto foi real e passou-se entre Caminha e Viana do Castelo.

Depois venham colocar as culpas nos Engenheiros....
  2.  # 42

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Então qual a sua sugestão?

80 quê?....o que quer dizer com 80?

Pq é que sistema eficaz tem que levar buchas?
    Era uma obra de recuperação?
    A base estava degradada?
    A aplicação tinha mais de 9 metros de altura?

Caro Anonimo18072022A, Quer um convite gratuito para ir assistir a uma fomação sobre sistema ETICS aos sabados? é logico que são um pouco menos "avançadas" que as da STO ou da STOMIX mas são empresas que estão em Portugal com fabricas... e são lideres de mercado.

Assim pode esclarecer as suas duvidas sobre quando se fala de dendidade 80, 100, 150 e as suas tambem duvidas sobre o uso de buchas pessoalmente em vez de ser no forum.
  3.  # 43

eu resumo rapidamente um sistema seja ele qual for ... tendo em conta tudo o que é preciso para que ele funcione , não passa de um « pozinhos nos olhos » nada mais ora imaginemos um quarto de dormir com dimensões normais de hoje em dia todo fechado com aluminios e vidros duplos com corte térmico e tudo e forradinho com um destes sistemas do melhor para interiores .

colocando duas pessoas lá dentro a fazer sexo toda a noite lol vai existir muita libertação de suor troca de fluidos e isso se irá manifestar na humidade do ar ... ora um quarto com aquele isolamento todo de certeza que não vai deixar a agua se manifestar nas suas paredes como é óbvio, mas esta agua vai parar a onde???? pois é meus amigos lol magia né

só porque não se vê nas paredes não quer dizer que não esteja la ... a humidade claro

o que eu sou contra não é pela forma que se utiliza um sistema qualquer destes para dar algum conforto visual mas sim como forma de irradiar os problemas de humidades quando estes só serão tratados quando não houver nada que os impeça de circular .

muitas pessoas associam a humidade como uma doença ou coisa parecida e por isso trancam-na dentro de casa de vez e pra sempre e como isolando tudo a toda a força ...

alguem com conhecimento na matéria faça um estudo ou divulgue um estudo de quantas crianças estão com problemas respiratorios nos últimos anos a mais que na penúltima década ...

mas não é so isso , a melamina que muitas vezes vem substituir a madeira , é outra coisa em questão , os alumínios também , os próprios soalhos substituídos por tijoleira , depois admirem-se de acordarem e com as pantufas calçadas pregarem um queda porque o chão escorrega lol

as casas precisam respirar todo o material de uma casa precisa respirar e nós também
    Concordam com este comentário: parifano
  4.  # 44

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite

Uma forma inteligente de não responder..
    Qt à formação estamos sempre a aprender e eu só queria eventualmente aprender um pouco consigo já qque é tão conhecedor de sistemas etics.

Nada disso caro Pedro Figo, responderia se a questão fosse vinda de alguem que não fosse voce, os principios que defendem os aplicadores da STO ou da STOMIX sobre uso de buchas e sobre as placas a utilizar divergem dos outros fabricantes que se pode mais dizer?

Estes fabricantes Alemães e Checos não são os donos da verdade absoluta, ainda a 2 semanas estive presente em Coimbra no 4.º Congresso Português de Argamassas e ETICS aonde esteve o Prof. Amilcare Colina que é considerado a nivel europeu um estudioso e pesquisador na area dos ETICS e que defende o necessario uso de buchas no sistema ETICS.

Curioso é que no site da STOMIX aparece esta imagem com buchas...

Não vou me alongar mais a discutir o que a STOMIX e os seus aplicadores defendem ou deixam de defender.
    Para mim particularmente o sistema ETICS deveria ser aplicado sobre um reboco previo, as placas (EPS 150, XPS ou Colorex) deveriam ser coladas na totalidade e fixas com 7 buchas por cada m2.

Boas obras de ETICS para si.
      det-domek1.png
    • JoãoA
    • 15 abril 2012 editado

# 45

Colocado por: Façabemo sistema ETICS deveria ser aplicado sobre um reboco previo, as placas (EPS 150, XPS ou Colorex)

Porquê?
    e porquê XPS?
  5.  # 46

Desculpem eu pouco ou nada percebo do ETICS, so leio muito stomix, colurix eps, xps etc etc etc desculpem a ignorancia!

Ia so pedir o seguinte visto eu estar um bocado perdido assim como algumas pessoas que seguem o topico, indiquem 1 o basico na aplicação
    tipo: 1º deve-se regularizar a base de assentamento ou não
    2º as placas que fazem o arranque no chão deve ser do tipo x
    3º deve ser utilizado buchas e barramento a todo o pano
    4º depois mete a massa e a rede ou a rede e a massa lol n sei

sei que ja muito foi postado no forum mas eu chego a meio e perco-me em tanta informação! mas ja reparei que o sr PisoRadiante esta informado naquilo que fala por isso pedia-lhe ele para fazer uma especie de plano de aplicação simplificado!

Atentamente

Sergio Rodrigues!!
  6.  # 47

Por cima do meu andar, tenho sótão.uma vez que tenho muita humidade,
    o que acham de abrir nos cantos do tecto uns buracos, para ventilar a casa. façam parte. obrigado
  7.  # 48

Colocado por: parifanoo que acham de abrir nos cantos do tecto uns buracos, para ventilar a casa. façam parte. obrigado

Provavelmente não resolve. abrir buracos fará com que esse compartimento se torne mais frio, aumentando as probabilidades de condensação.
    devia é isolar o sótão, colocando o isolante no piso do sótão.
    esse sótão é utilizado? para arrumos? está arejado?
    se o sótão não for utilizado, bastará aplicar lã mineral com papel kraft, em duas camadas cruzadas, metendo a primeira camada com o papel para baixo, e a segunda com o papel para cima. tipo duas camadas de 4 ou 6 cm de espessura
    Concordam com este comentário: Façabem
  8.  # 49

Colocado por: fernandoFerreira
    Provavelmente não resolve. abrir buracos fará com que esse compartimento se torne mais frio, aumentando as probabilidades de condensação.
    devia é isolar o sótão, colocando o isolante no piso do sótão.
    esse sótão é utilizado? para arrumos? está arejado?
    se o sótão não for utilizado, bastará aplicar lã mineral com papel kraft, em duas camadas cruzadas, metendo a primeira camada com o papel para baixo, e a segunda com o papel para cima. tipo duas camadas de 4 ou 6 cm de espessura
    Concordam com este comentário:Façabem

Diria mais, apesar de ser um defensor do sistema ETICS pelo exterior, já não concordo (por varios motivos que não vou aqui mencionar porque abriria montes de novas discussões com os peritos do forum na materia), com o seu uso no interior da habitação.

Como alguem referiu apenas 25% dos problemas de humidade nas habitações são resolvidos pelo sistema ETICS. Portanto gastar dinheiro num sistema ETICS e manter a velha e obsoleta caixilharia de aluminio, portas e telhados simples é um desperdicio de dinheiro, mas os aplicadores e fabricantes precisam ganhar dinheiro....
  9.  # 50

Colocado por: Façabem

Pois ai está um grande erro, o problema é as pessoas pensarem que um sistemas ETICS ou capoto, capote, ou o que queiram lá chamar existe apenas para isolar o frio.

O sistema é pensado para manter uma temperatura no interior da habitação o mais estavel possivel de forma a não existir perda de calor no inverno mas que tambem não exista excesso de calor no verão, eliminado a dependencia de aquecedores ou ar condicionado.

Como ultimo comentario, as coisas quando correm mal é porque são mal aplicadas a cerca de 2 anos atras vi uma obra de um suposto ETICS ser feita com placas ordinarias de esferovite de muito baixa densidade (se era 80 era muito) foram coladas com cimento cola do mais barato á alvenaria, em vez das buchas de fixação foram usados pregos de aço com caricas de refrigerantes amassadas. Depois foi colocada a rede sem ser primeiramente efectuado um barramento, ou seja rede directa as placas, mais a rede não foi sobreposta nas emendas para não gastarem mais rede, Para completar foi aplicado um reboco ensacado hidrofugado (vejam o pormenor importante) e pintura.

O problema foi que no segundo dia o "sistema ETICS" estava todo fissurado, resultado o aplicador de tal sistema estava indignado pois a massa de reboco não prestava....
    Isto foi real e passou-se entre Caminha e Viana do Castelo.

Depois venham colocar as culpas nos Engenheiros....

Boa tarde a Todos
    Isto é tudo muito bonito, à 3 anos fiz uma casa e coloquei sistema capoto, aplicado por uma das mais conceituadas empresas de portugal "VIEROMINHO". Após 6 meses a casa tinha tantas fissuras que parecia uma teia de aranha. após 2 anos de luta lá foi a empresa remendar o capoto, mas de nada valeu 8 dias após fim das reparações as fissuras já la estavam.
    A casa tem parede simples e pela parte inferior não tem uma unica fissura.
    O Grande problema é que estas Grandes empresas, só sub-contratam pessoal, e na sua maioria colocam a trabalhar qualquer pessoa, mesmo não sabendo nada de capoto, E de fonte segura digo que é o caso da VIEROMINHO.
    Obr
  10.  # 51

oh que lindas fissuras
      IMG00434-20120709-1931.jpg
  11.  # 52

Colocado por: DavidAraujooh que lindas fissuras

Sei que sou suspeito, mas acho que existe uma solução fácil para disfarçar as fissuras das casas que levam revestimento de esferovite pelo exterior ( ok fica melhor usar a sigla ETICS) .......................pintem-nas a imitar madeira,hehehe
  12.  # 53

"Essa pintura a imitar Madeira" não o é, é uma pintura em cinzento, A qualidade da fotografia é que é fraca.

Respondendo Sr. Anonimo18072022A, a marca utilizada foi Viero, somente Viero, pelo menos as latas eram. Logicamente as fissuras podem ser justificadas por muitas e variadas razões, e eu também o seu, pois sou técnico de obra. neste caso, e se conseguir postar uma foto de um pequeno carote que realizaram, poderá ver que colocaram mais de 1,5cm de massas por cima do esferovite.
      30062010198.jpg
  13.  # 54

Como pode verificar a grande altura de massas.
    As paredes exteriores da habitação são em tijolo cerâmico 30x20x15, com estas fissuras, caso fosso problema estrutural elas teram de ter fissuras idênticas pelo interior, mas isso não acontece.
      141020111032a.JPG

0.0237 seg. NEW