Iniciar sessão ou registar-se
    • Bae1
    • 12 abril 2012 editado

     # 1

    Boas

    Vou ser sincero e dizer que não percebo muito do assunto, mas ora cá vai: há 3 anos comprei um apartamento e tenho um tio a viver comigo. Agora queria mudar-me para casa da minha namorada, passar a entregar o irs com ela (união de facto) e deixar o meu tio no apartamento que comprei. Disseram-me que alterando a minha morada para a dela essa passará a ser a minha primeira habitação/habitação permanente e perderei o direito ao credito à habitação que tenho para o meu apartamento, apartamento este que quero manter no caso das coisas não resultarem. Isto é verdade? Perco o direito ao credito? Se não perder o direito ao credito tenho alguma desvantagem?

    Grato.
  1.  # 2

    Se pagar todos os meses a prestação ao banco, não vai ter problema nenhum.
    •  
      FD
    • 12 abril 2012

     # 3

    Se não vai usar a casa para o fim declarado ao banco aquando da contratação do empréstimo, este pode resolver o contrato que tem com eles.
    No entanto, como diz o Picareta, se pagar as prestações não deve ter problemas.

    Por outro lado, perderá também a isenção do IMI e não poderá abater as prestações pagas ao banco no IRS. Depende muito do valor da casa, do que paga ao banco e de quanto paga de IRS mas, é perfeitamente natural num caso típico perder 1.000€/ano.
    • Bae1
    • 12 abril 2012

     # 4

    Obrigado pelas vossas respostas! Hoje durante o dia, antes de poder vir ver as vossas respostas, perguntei a um amigo que trabalha noutro banco (que não aquele onde tenho o meu crédito) que me disse que isso era impossível, ja vinha mais descansado para casa mas agora fiquei novamente confuso. Será possível esta situação ocorrer apenas em alguns bancos?

    De qualquer modo confio na vossa opinião, não estou disposto a perder algo que me custa tanto a pagar. Os benefícios do irs em conjunto são alguns, mas nem me lembrei do abatimento das prestações no irs. Obrigado, várias cabeças sempre pensam melhor que uma !
    •  
      FD
    • 13 abril 2012

     # 5

    O que normalmente acontece é o banco subir o spread, isto é, a prestação.
    Eu não conheço nenhum caso onde tenham resolvido o contrato (tenham cancelado o crédito).

    Mais informações: https://forumdacasa.com/discussion/4568/arrendar-o-banco-deixa/
 
0.0108 seg. NEW