Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Pedro Barradas,

Não tenho nada contra angariar trabalhos aqui no fórum, acho até que uma das componente mais úteis num fórum desta natureza, é funcionar também como uma plataforma de encontro entre compradores e vendedores de bens e serviços relacionados com construção e imobiliário. Apenas fiquei surpreendido porque em intervenções anteriores, se bem entendi, defendeu opinião contrária.
  2.  # 22

nesse mesmo.

Tipos de carretel,

ainda nao consegui encontrar solução.
  3.  # 23

Já lhe respondi no topico dos carreteis... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ultrahipermega
  4.  # 24

Obrigado pela informação.

Vou ver o que o cliente diz... vai subir ao arames certamente... mas a culpa não é minha.
  5.  # 25

Bom dia a todos,

Desculpem aproveitar este tópico mas a minha questão é muito parecida e não queria estar a abrir outro tópico.

Para um edifício público onde trabalhem apenas 6 pessoas, só rés-do-chão e com 270m2 é obrigatório fazer projecto contra incêndio e as medidas de autoproteção ?
    Ou posso fazer só uma Planta de Emergência ?
  6.  # 26

Bom dia... O projecto SCIE não é obrigatório.. só se houve ou houver alguma operação urbanistica (ao abrigo do DL 555/1999 com a redação actual)

Essas 6 pessoas, é o habitual, mas pode não ser o total de efectivo calculado de acordo com a Portaria 1532/2008.

Esse edificio público.... é o quê? que actividades são exercidas?
  7.  # 27

É um edifício de serviços públicos, maioritariamente ligado à Acção Social (integra várias actividades ligadas à acção social).
    Faz atendimento e trabalham por volta de 10-12 pessoas.
  8.  # 28

Portanto serviços administrativos. UT III da 1ª CRI (categoria de risco incêndio)
    as Medidas de autoprotecção são obrigatórias... e carecem de parecer obrigatório da ANPC- a taxa a pagar, neste caso anda nos cento e poucos euros... taxa mínima.
    As plantas de emergência... se levarmos a coisa à letra, nem são necessárias ;) mas deve haver pelo menos as plantas à escala com as vias e saidas de evacuação, localização de todos os meios SCIE, iluminação de segurança, identificação de locais de risco e resistência ao fogo da compartimentação, se existente.... tudo de acorod com a Norma da simbologia.
    As medidas de autoprotecção para a UT e CRI descritas acima, são compostas por:
    - Registos de segurança;
    - Procedimentos de prevenção, incluindo as instruções especiais de segurnaça - se aplicável.

Como nota. Deve ser elaborado um pequeno relatório de auditoria SCIE às instalações.

O custo de uma coisa destas é habitualmente inferior a 500€... se não houver locais de confecção de alimentos (cozinhas) e depende se existem plantas do edificio, ou partes do edificio em causa, devidamente actualizadas...
  9.  # 29

Mas as Medidas de Autoproteção normalmente são elaboradas com base no Projecto Contra Incêndios.
    Sendo elas obrigatórias, não deveria ser também o Projecto Contra Incêndios obrigatório ? Senão com que base se vai elaborar as Medidas ?
  10.  # 30

Se não houver PSCIE... muitos edificos existentes nunca o tiveram... faz-se com o que está instalado e a Auditoria SCIE, serve para levantamento do existente, propostas de correcção e verificar as inconformidades com o actual quadro legislativo. Havendo desconformidades graves, propõe-se um plano de acção.

Esse plano de acção não prejudica que não se termine e implemente as MAP's ( com o que se dispõe). que já deveriam esta implementadas desde meados de 2010 em todos os edificios existentes...
  11.  # 31

Mas focando o assunto só nas MAP, sendo obrigatório fazer, que documentação tenho que solicitar para as fazer ?
    Acho que não faz muito sentido ser obrigatório fazer as MAP sem nenhuma base de apoio.
  12.  # 32

solicitar a quem?
    As bases, não existentes, fazem-se.
  13.  # 33

Colocado por: Pedro BarradasAs plantas de emergência... se levarmos a coisa à letra, nem são necessárias ;) mas deve haver pelo menos as plantas à escala com as vias e saidas de evacuação, localização de todos os meios SCIE, iluminação de segurança, identificação de locais de risco e resistência ao fogo da compartimentação, se existente.... tudo de acorod com a Norma da simbologia.
    As medidas de autoprotecção para a UT e CRI descritas acima, são compostas por:
    - Registos de segurança;
    - Procedimentos de prevenção, incluindo as instruções especiais de segurnaça - se aplicável.

Como nota. Deve ser elaborado um pequeno relatório de auditoria SCIE às instalações.

O custo de uma coisa destas é habitualmente inferior a 500€... se não houver locais de confecção de alimentos (cozinhas) e depende se existem plantas do edificio, ou partes do edificio em causa, devidamente actualizadas...

Por isso mesmo perguntei se não era necessário um projecto contra incêndios existente para ir buscar a informação que citou.

Mas prontos, vou passar pelo edifício e ver o que se pode fazer, espero conseguir a informação necessária para a elaboração das MAP e para as plantas de emergência. Estou para ver é se aparecem dúvidas no tipo de material do SCIE implementado..
  14.  # 34

Freitas, eu sei que não se pode fazer despesas (à custa do Despacho do Gaspar, dois contratos que estavam na calha para serem executados... ficaram em standby ou até perdidos)... mas olhe é caso para procurar ajuda especializada.

0.0193 seg. NEW