Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas..

    Neste momento tenho o projeto de arquitetura aprovado, mas estou com bastantes duvidas relativamente à forma como construir..
    Será que alguém sabe qual a forma ideal, se devo pedir orçamentos por fases ou devo pedir um orçamento de chave na mão????

    Agradeço a ajuda...
    •  
      FD
    • 16 abril 2012

     # 2

    Deve pesquisar o fórum. Aliás, quando tentou abrir esta discussão viu de certeza algo que dizia:

    Não irá perguntar ou pedir ajuda sobre algo que já foi discutido ou respondido, apenas porque tem preguiça para procurar a resposta - pesquise!

    Certo ou errado?

    De qualquer forma, e só para não ficar com a impressão que sou rabugento, encontra aqui a resposta: https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=chave&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leumas
  2.  # 3

    Apenas com o projecto de arquitectura você não vai pedir orçamento nenhum, primeiro tem que ter os projectos de especialidades efectuados e aprovados.
  3.  # 4

    Colocado por: RRufinoApenas com o projecto de arquitectura você não vai pedir orçamento nenhum, primeiro tem que ter os projectos de especialidades efectuados e aprovados.


    E pelo menos um caderno de encargos se não vai obter os preços mais disparatados sem possibilidade de comparações.
    Concordam com este comentário: adarq, RRufino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leumas
  4.  # 5

    tendo como possibilidade pedir so orçamento para a mão de obra, é necessário o caderno de encargos????? até porque era mesmo o que estava a pensar fazer.
    numa primeira fase queria orçamentar so o tosco, sem os materiais...
  5.  # 6

    Caderno de encargos SEMPRE!

    @zédasilva, para mim um projecto engloba sempre caderno de encargos, mas fez bem sublinhar.
  6.  # 7

    A maioria dos projectos quer de arquitectara quer de especialidades são bastante genéricos não pormenorizando por exemplo as condições de aplicação dos diversos materiais.
    Tome-mos como exemplo a execução das sapatas de fundação. Uma coisa é eu orçamentar a mão de obra apenas para a execução das sapatas em caboucos abertos directamente no terreno, outra é a execução de sapatas em que é preciso fazer cofragens impermeabilizações e drenagens.
  7.  # 8

    Colocado por: RRufinoCaderno de encargos SEMPRE!

    @zédasilva, para mim um projecto engloba sempre caderno de encargos, mas fez bem sublinhar.


    Para mim tb mas deverá concordar que para a grande maioria não :))
    Concordam com este comentário: RRufino
  8.  # 9

    Zédasirba: Num benha cumplicar u qué çimples. Eça istória dus cadernus era na escola pirmária, home qué home olha pró preço e mai nada! Óspois, se houber azare bem-se ao forum da casa que o peçoal é fiche e diz o qué perciso fazere.
  9.  # 10

    Tem razão j cardoso eu é que tenho esta mania de ver problemas em todo o lado. Atão sempre se construiu casas e nunca foram precisas essas mer burocracias todas era agora que ia ser preciso? Ainda para mais que estamos em crise e o dinheiro está caro temos é mais que poupar nessas paneleiriçes.
  10.  # 11

    Boa tarde,

    O caderno de encargos pedimos a quem nos faz o primeiro orçamento, certo ou errado?

    Mary1
  11.  # 12

    errado :))))
  12.  # 13

    Colocado por: Mary1Boa tarde,

    O caderno de encargos pedimos a quem nos faz o primeiro orçamento, certo ou errado?

    Mary1


    Errado, é da responsabilidade dos autores de cada projecto.

    Pegando na sua frase, pede (e paga) a quem lhe faz a estimativa de custo (autores do projecto).

    @Zédasilva: poupar? agora as especialidades são dadas, não apanhou a promoção do fim-de-semana aqui pelo FD?
  13.  # 14

    Boa tarde,

    Então nas especialidades, por exemplo, "estabilidade" em que está descrito o tipo de aço, de betão, o dimensionamento das armaduras..., em que as peças devem ser executadas de acordo com os cálculos apresentados, quando pedimos orçamento o construtor vai basear-se nesses elementos. Certo ou errado? se assim não for o director técnico responsável poderá não assinar no final.
    Tal como na parte do isolamento, o projeto especifica o tipo de isolamento e onde deve ser colocado.
    Então as Especialidades não são suficientes para solicitar orçamentos?

    Mary1
  14.  # 15

    cara Mary1
    Dá para perceber que você nem imagina o quanto é complexo construir uma casa, mas tb não tem que perceber. Deveriam ser os técnicos que lhe elaboraram o projecto que a deveriam ter elucidado.
    Imagine 2 carros.
    1 Fiat 600 e um Mercedes SLK não sei das quantas, são ambos um carro, servem para a mesma coisa, o conceito é o mesmo e tem peças com o mesmo nome.
    Se você for comprar compra logo o fiat 600 sem antes saber se o dinheiro que tem disponível não dá para o Mercedes?
 
0.0163 seg. NEW