Iniciar sessão ou registar-se
    • bmps
    • 16 abril 2012 editado

# 1

Vou começar a construir a minha casinha. Temo ser enganado ou optar pelas soluções menos indicadas.
    Pelo e peço ajuda sobre diversas questões:

- que isolamento optar, XPS, EPS, outro?
    - que cobertura optar, tela? chapa sandwich? Qual?
    - que revestimento interior, reboco normal? gesso cartonado com isolamento de la de rocha?
    - que bloco utilizar, estou a pensar utilizar o termicoacustico ou megatermico da artbel?
    - etc.
  1.  # 2

bmps,

O que vem referenciado nos projectos?
    Nomeadamente:
    Projecto de arquitectura (pormenores)
    Projecto de térmica e projecto de acústica?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bmps
    • bmps
    • 16 abril 2012

# 3

Esta é a futura casa.
      casa.jpg
  2.  # 4

bmps se já tem os projectos na sua mão e tem essas questões...alguma coisa não está bem.

Em que fase tem o seu projecto de arquitectura e das restantes especialidades?
  3.  # 5

Para estar a fazer essas perguntas suponho que ainda não tem os projectos todos concluidos.
    Concordam com este comentário: bmps
  4.  # 6

ou então os projectos é só para inglês ver, não para executar.
  5.  # 7

Colocado por: bmpsTemo ser enganado

Por quem??
    • bmps
    • 17 abril 2012

# 8

Desde já agradeço os comentários na tentativa de me ajudarem.
    É o seguinte, o que ainda está na câmara para ser aprovado é o projecto de arquitectura, que, penso eu, a única coisa, para alem da estética da casa, está definida é o telhado que em principio será em chapa sandwich, embora na parte central da casa possa ponderar colocar tela.
    Como logo que a arquitectura esteja aprovada, o arquitecto tem que meter o projecto das especialidades, tenho que me esclarecer para que tudo corra pelo melhor.
    Quando digo, "temo ser enganado", é por todas as pessoas, alguns supostos entendidos, a quem peço opiniões para escolher/optar a melhor opção não esquecendo os custos. Na maioria, não temo ser enganado por consciência própria de que me está a dar a sua opinião, mas sim por desconhecimento, talvez, de outras opções melhores disponíveis no mercado.
    O objectivo de recorrer a este forum é de colher o máximo de informações e experiências, melhores ou piores, de diverso tipo de situações, por quem já as passou e as resolveu da melhor maneira.
    Queria evitar ter o projecto na mão e passado algum tempo querer mudar isto ou aquilo, o que, mesmo assim, deve acontecer na mesma em alguma situação.
    •  
      FD
    • 17 abril 2012

# 9

Colocado por: bmpsO objectivo de recorrer a este forum é de colher o máximo de informações e experiências, melhores ou piores, de diverso tipo de situações, por quem já as passou e as resolveu da melhor maneira.

Divirta-se: https://forumdacasa.com/search/

Dá trabalho? Dá. Mas, se já está escrito e o interessado é o bmps...
    • bmps
    • 17 abril 2012

# 10

Eu compreendo e já pesquisei bastante mas existem algumas questões em que não existe o mínimo de consenso ou não estão esclarecidas.

Entretanto... o que me aconselham???

- que isolamento optar, XPS, EPS, outro?
    - que cobertura optar, tela? chapa sandwich? Qual?
    - que revestimento interior, reboco normal? gesso cartonado com isolamento de la de rocha?
    - que bloco utilizar, estou a pensar utilizar o termicoacustico ou megatermico da artbel?
    - Bomba de calor ou ar condicionado?
    - etc...
  6.  # 11

Está a ser demasiado ambicioso nas perguntas, para responder a todas essas questões era necessário escrever um livro. Se procura uma receita mágica digo-lhe já que não há, tudo depende da casa que quer, do local, da forma como a vai viver, quantos a vão viver, etc., etc., etc. Esse é o trabalho do autor coordenador do projecto.

Só como exemplo:

XPS ou EPS? Depende do sistema que pretender: isolamento pelo interior? Pelo exterior? Na caixa de ar da parede dupla?
    Concordam com este comentário: marco1, smanuelm, Anarim
  7.  # 12

A coisa está muito verde, mesmo só tendo projecto de arquitectura em fase de aprovação, já deveria ter estas questões decididas com a equipa projectista, se há coisas onde não ve consenso é porque não há mesmo consenso. Tentando responder ao que solicitou e não sabendo se ajudarei aqui vai a minha opinião.
    1.) Se optar por isolamento exterior o EPS será suficiente, se optar por parede dupla com caixa de ar então é melhor o XPS
    2.) Aqui se o projecto de arquitectura já diz que é sandwich então sandwich será, ou terá que submeter projecto de alterações. Pessoalmente prefiro o painel.
    3.) Se isolar a casa pelo exterior, não haverá necessidade da lã de rocha por dentro, e em termos de custo o estuque ou gesso projectado é uma boa solução.
    4.) Para mim bloco é bloco com vai provavelmente rasgá-lo todo na altura dos roços perde todo o efeito, use bloco normal e gaste mais dinheiro no isolamento.
    5.) O ar condicionado é uma bomba de calor.
    6.) etç
    • bmps
    • 17 abril 2012

# 13

Obrigado, desde já, estava a pensar colocar o bloco referido, pelas prestações, colocando cappotto 100mm por fora; a ideia de colocar gesso cartonado com la de rocha ente o gesso e a parede tem 3 objectivos, 1º tentar isolamento adicional, logo mais eficiência energética, 2º evitar rasgar o bloco colocando abraçadeiras, nas juntar do bloco, para a pincelaria e electricidade, 3º evitar as chatas fissuras do reboco, interior, normal; para a chapa sandwich também me parece uma boa aposta; a bomba de calor e ar condicionado são coisas diferentes, no processo de geração de calor/frio e muito mais nos €€€ gastos.
  8.  # 14

deve perguntar essas questões aos autores de projectos, essas escolhas implicam mudanças de projecto.

em todo o caso eu afastava a possibilidade de chapa sanduíche na cobertura
    Concordam com este comentário: bmps, Somar
  9.  # 15

boa noite.
    Em que zona vai a "sua casinha"?
  10.  # 16

Colocado por: bmpsa bomba de calor e ar condicionado são coisas diferentes

nada disso,

um ar condicionado pode ser bomba de calor ou não, depende se faz frio e calor por via TERMODINAMICA,

provavelmente quer dizer bomba de calor ar\ar (vulgar ar condicionado) ou bomba de calor ar\agua para piso radiante\ventiloconvectores.
  11.  # 17

Colocado por: bmpsEsta é a futura casa.
      casa.jpg

3D parece ser bonita ...nao quer mostrar as plantas???
    Concordam com este comentário: bmps
  12.  # 18

Colocado por: bmpsObrigado, desde já, estava a pensar colocar o bloco referido, pelas prestações, colocando cappotto 100mm por fora; a ideia de colocar gesso cartonado com la de rocha ente o gesso e a parede tem 3 objectivos, 1º tentar isolamento adicional, logo mais eficiência energética, 2º evitar rasgar o bloco colocando abraçadeiras, nas juntar do bloco, para a pincelaria e electricidade, 3º evitar as chatas fissuras do reboco, interior, normal; para a chapa sandwich também me parece uma boa aposta; a bomba de calor e ar condicionado são coisas diferentes, no processo de geração de calor/frio e muito mais nos €€€ gastos.

Éh lá.... então qual é o betão e o aço que quer utilizar?
    • bmps
    • 18 abril 2012 editado

# 19

Colocado por: Fernando Gabrielem todo o caso eu afastava a possibilidade de chapa sanduíche na cobertura
    Concordam com este comentário:bmps

Porque é que desaconselha a chapa sanduíche?
    • bmps
    • 18 abril 2012 editado

# 20

Temos que estar actualizados!
    Por acaso também tenho uma ideia de ferro e betão a utilizar:
    - Ferro A400 ou A500
    - Betão feito C25/30 (B30) ou B 35 (C30/37), (depende dos €€€)

Claro que também confio no eng. do projecto, mas já agora, qual a vossa opinião?

0.0234 seg. NEW