Iniciar sessão ou registar-se
    • RJMC
    • 17 abril 2012 editado

     # 1

    Boa noite a todos,

    Embora já siga este fórum há uns meses só agora decidi registar-me e precisamente por poder ter um "problema" com o meu ar condicionado.

    O ar condicionado em questão é um equation inverter de 12000 BTU's e o possível problema é o modo de funcionamento do mesmo.
    Pesquisei muito antes de partir para a compra deste equipamento, tendo lido inclusivamente várias publicações neste fórum, e pelo que percebi uma unidade inverter consegue ser mais eficiente quer térmica, quer energeticamente porque o compressor não se desliga. É precisamente neste ponto que reside o "problema" a unidade que me instalaram em casa desliga ao atingir a temperatura desejada e só volta a arrancar quando a temperatura atinge 2 graus centígrados abaixo da temperatura-alvo, por exemplo tenho a temperatura programada para 20º e ao atingir os 20º o splitter deixa de emitir ar e o compressor pára, só voltando a iniciar o seu funcionamento aos 18º.
    Este parece-me um comportamento de um ar condicionado não inverter por toda a informação que consegui encontrar.

    Será que a minha análise é a mais correcta ou será que comprei gato por lebre?

    Peço desde já desculpa pelo testamento e agradeço toda a informação e ajuda que me possam prestar.
  1.  # 2

    O que desliga?? O ventilador interior? O Ventilador Exterior ou a BC da unidade exterior??


    Colocado por: RJMCBoa noite a todos,

    Embora já siga este fórum há uns meses só agora decidi registar-me e precisamente por poder ter um "problema" com o meu ar condicionado.

    O ar condicionado em questão é um equation inverter de 12000 BTU's e o possível problema é o modo de funcionamento do mesmo.
    Pesquisei muito antes de partir para a compra deste equipamento, tendo lido inclusivamente várias publicações neste fórum, e pelo que percebi uma unidade inverter consegue ser mais eficiente quer térmica, quer energeticamente porque o compressor não se desliga. É precisamente neste ponto que reside o "problema" a unidade que me instalaram em casa desliga ao atingir a temperatura desejada e só volta a arrancar quando a temperatura atinge 2 graus centígrados abaixo da temperatura-alvo, por exemplo tenho a temperatura programada para 20º e ao atingir os 20º o splitter deixa de emitir ar e o compressor pára, só voltando a iniciar o seu funcionamento aos 18º.
    Este parece-me um comportamento de um ar condicionado não inverter por toda a informação que consegui encontrar.

    Será que a minha análise é a mais correcta ou será que comprei gato por lebre?

    Peço desde já desculpa pelo testamento e agradeço toda a informação e ajuda que me possam prestar.
  2.  # 3

    Colocado por: RJMCBoa noite a todos,

    Embora já siga este fórum há uns meses só agora decidi registar-me e precisamente por poder ter um "problema" com o meu ar condicionado.

    O ar condicionado em questão é um equation inverter de 12000 BTU's e o possível problema é o modo de funcionamento do mesmo.
    Pesquisei muito antes de partir para a compra deste equipamento, tendo lido inclusivamente várias publicações neste fórum, e pelo que percebi uma unidade inverter consegue ser mais eficiente quer térmica, quer energeticamente porque o compressor não se desliga. É precisamente neste ponto que reside o "problema" a unidade que me instalaram em casa desliga ao atingir a temperatura desejada e só volta a arrancar quando a temperatura atinge 2 graus centígrados abaixo da temperatura-alvo, por exemplo tenho a temperatura programada para 20º e ao atingir os 20º o splitter deixa de emitir ar e o compressor pára, só voltando a iniciar o seu funcionamento aos 18º.
    Este parece-me um comportamento de um ar condicionado não inverter por toda a informação que consegui encontrar.

    Será que a minha análise é a mais correcta ou será que comprei gato por lebre?

    Peço desde já desculpa pelo testamento e agradeço toda a informação e ajuda que me possam prestar.


    Creio que não leu correctamente sobre o assunto.
    O que o seu ar condicionada está a fazer é exactamente aquilo que deve fazer, para ser um equipamento eficiente, ou seja, ligar apenas quando é necessário quando a temperatura foge ligeiramente dos limites, de modo a não insuflar o ar a temperaturas muito altas/muito baixas. Porém, se me disser que o equipamento se liga na velocidade máxima para manter os intervalos de temperatura, então aí tem um problema.

    Mais, o funcionamento do seu ar condiconado provavelmente baseia-se num critério de conforto chamado "conforto adaptativo" que permite ao equipamento regular a temperatura ambiente de modo a que o utilizador não sinta a diferença entre estar a 20ºC ou a 18ºC, isto porque o corpo demora sensivelmente uma hora para sentir a diminuição de um grau, e nessa altura já deve estar bem confortável com a temperatura de 18ºC. São estas formas inteligentes que permitem ao equipamento ser eficiente e poupar energia, e não funcionar constantemente.

    Ainda é cedo para tirar conclusões sobre se o equipamento é bom ou mau....tem é de saber funcionar com ele! :)
    • RJMC
    • 17 abril 2012

     # 4

    Colocado por: system32O que desliga?? O ventilador interior? O Ventilador Exterior ou a BC da unidade exterior??


    O que desliga é o ventilador interior e o compressor no exterior, no interior deixo de ter ar a ser "bombeado" para a sala e a "palheta" pára a oscilação, no exterior o compressor pára completamente, as hélices param e deixa de se ouvir o barulho do funcionamento.


    Creio que não leu correctamente sobre o assunto.
    O que o seu ar condicionada está a fazer é exactamente aquilo que deve fazer, para ser um equipamento eficiente, ou seja, ligar apenas quando é necessário quando a temperatura foge ligeiramente dos limites, de modo a não insuflar o ar a temperaturas muito altas/muito baixas. Porém, se me disser que o equipamento se liga na velocidade máxima para manter os intervalos de temperatura, então aí tem um problema.

    Mais, o funcionamento do seu ar condiconado provavelmente baseia-se num critério de conforto chamado "conforto adaptativo" que permite ao equipamento regular a temperatura ambiente de modo a que o utilizador não sinta a diferença entre estar a 20ºC ou a 18ºC, isto porque o corpo demora sensivelmente uma hora para sentir a diminuição de um grau, e nessa altura já deve estar bem confortável com a temperatura de 18ºC. São estas formas inteligentes que permitem ao equipamento ser eficiente e poupar energia, e não funcionar constantemente.

    Quanto à designaçãoinverterpenso mais uma vez que não se informou correctamente. A designação inverter significa que o equipamento produz frio e quente, ou seja, ineverte o ciclo termodinâmico para que possa produzir calor em vez de produzir frio.

    Ainda é cedo para tirar conclusões sobre se o equipamento é bom ou mau....tem é de saber funcionar com ele! :)


    Relativamente à primeira parte do que refere sim a temperatura mantém-se sempre estável na sala onde o ar condicionado está instalado com uma variação de +/- 2 graus centígrados. Quanto à segunda parte não compreendi o que menciona pois unidades não inverter produzem frio ou calor dependendo das necessidades a nível térmico da sala e da temperatura programada, se não se está a referir a isto peço desde já desculpa mas estou a tentar compreender o melhor possível a situação.
    Quanto às minhas fontes de leitura a que deixo aqui a seguir foi uma delas:

    Pela interpretação deste gráfico surgiu a minha dúvida sobre se as unidades inverter chegariam ao ponto de desligarem totalmente ou se manteriam uma certo nível de "trabalho" mantendo sempre a temperatura.
  3.  # 5

    Não conhecendo o AC em causa, mas tendo conhecimento de controlo PID, posso dar-lhe uma justificação para o que acontece com o seu AC, embora possa não ser isso que sucede.
    Passo a explicar: o que normalmente ocorre num controlo de velocidade é quando a grandeza que está a ser controlada, neste caso a temperatura ambiente aumenta a velocidade do compressor diminui, logo também diminui a potencia injectada/recolhida, esta velocidade está compreendida entre determinados valores, vamos supôr entre 20 a 100%, logo no caso de a velocidade estar no mínimo e a temperatura continuar a aumentar o sistema desliga-se de modo a não sobreaquecer. Normalmente isto sucede quando o sistema está sobredimencionado, uma das soluções para isto é limitar o parãmetro superior (os 100% o que não deve ser fácil de fazer num AC).
    Muito sinceramente não sei se é o caso, ou se realmente o AC que tem é inverter. Primeiro tem que verificar se o AC é inverter, isso deve-se conseguir verificar ao ouvir a unidade externa, se o ruido dela varia ou não.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RJMC
  4.  # 6

    Relativamente à primeira parte do que refere sim a temperatura mantém-se sempre estável na sala onde o ar condicionado está instalado com uma variação de +/- 2 graus centígrados. Quanto à segunda parte não compreendi o que menciona pois unidades não inverter produzem frio ou calor dependendo das necessidades a nível térmico da sala e da temperatura programada, se não se está a referir a isto peço desde já desculpa mas estou a tentar compreender o melhor possível a situação.
    Quanto às minhas fontes de leitura a que deixo aqui a seguir foi uma delas:


    Tem razão, e peço desculpa pela ousadia do meu comentário, no entanto referia-me ao funcionamento do ciclo termodinâmico. Tive o cuidado de verificar que a designação comercial inverter se refere exactamente ao que o o Jancido explicou.
    • RJMC
    • 17 abril 2012

     # 7

    Obrigado pela explicação Jancido,

    A potência do AC (12000 BTU's) foi-me dito, pelo instalador, que seria até abaixo das necessidades da área que possuo sala com cerca de 20m2 + cozinha com cerca de 8m2. Estas duas áreas estão separadas por uma porta de 80 cm que está sempre aberta, encontrando-se lateralmente a cerca de 3m da unidade interior.

    O AC em questão é o que pode ver na fotografia anexada (extraída do catálogo do Leroy Merlin) e que está assinalado a vermelho.
      AC EQUATION.jpg
    • eu
    • 17 abril 2012 editado

     # 8

    Caro RJMC, é fácil de verificar se o AC é ou não inverter: vá mudando de forma lenta a temperatura desejada até uma temperatura próxima da temperatura ambiente e ouça o barulho do compressor (na unidade exterior).

    Se o barulho se mantiver sempre na mesma, então comprou gato por lebre. Se o barulho for variando de forma progressiva, então é mesmo um sistema inverter.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RJMC
    • RJMC
    • 17 abril 2012

     # 9

    Acabei de fazer o teste que o utilizador "eu" sugeriu e realmente nota-se uma aceleração/desaceleração na unidade exterior com o aumento/diminuição da temperatura programada em relação à temperatura interior.
    Agora e levando em consideração o comentário do utilizador Jancido posso ter uma unidade com potência acima da necessária para esta divisão, pelo menos para a manter a 20º celsius, ou será que poderei ter algum problema a nível da electrónica do mesmo?
  5.  # 10

    Colocado por: powerenergieA designação inverter significa que o equipamento produz frio e quente, ou seja, ineverte o ciclo termodinâmico para que possa produzir calor em vez de produzir frio.

    não é nada disso,

    bomba de calor ar\ar é a maquina que inverte o ciclo TERMODINAMICO de funcionamento,

    inverter é a tecnologia que permite variar a rotação de um motor eléctrico e consequentemente a potencia do mesmo
    Concordam com este comentário: powerenergie
  6.  # 11

    Colocado por: RJMCA potência do AC (12000 BTU's) foi-me dito, pelo instalador, que seria até abaixo das necessidades da área que possuo sala com cerca de 20m2 + cozinha com cerca de 8m2. Estas duas áreas estão separadas por uma porta de 80 cm que está sempre aberta, encontrando-se lateralmente a cerca de 3m da unidade interior.

    pois esta sobre-dimensionado e muito, bastaria ter uma maquina de 9Kbtu´s (2,5Kw) que fazia o mesmo, e aproveitava as vantagens do inversor.
    • eu
    • 17 abril 2012

     # 12

    Colocado por: RJMCrealmente nota-se uma aceleração/desaceleração na unidade exterior

    Então pode ficar descansado que é mesmo inverter.
  7.  # 13

    Experimente então o seguinte, verifique qual é o som caracteristico da unidade na velocidade mais baixa.
    Deixe a temperatura da sala baixar, deixe-a estar durante um tempo, ligue o AC, configure a temperatura igual á temperatura do quarto após uma paragem e vê se ela sobe (ao mesmo tempo verifique que o compressor esta na velocidade mínima)se a temperatura subir ... já sabe... tem um AC sobredimensionado, isto é o AC mesmo no mínimo tem capacidade maior do que o necessário para suprir as necessidades de aquecimento da divisão.
    Pode sempre abrir uma janela para ver se faz algum efeito(só para testar claro!!!), ou sempre que a temperatura passar 1º da temperatura selecionada, você aumenta sempre mais 1ºC, para ver se a temperatura começa a baixar ....
    De momento é o que me ocorre.

    Cumprimentos
  8.  # 14

    Colocado por: JancidoExperimente então o seguinte, verifique qual é o som caracteristico da unidade na velocidade mais baixa.

    não vai conseguir ir por aí, porque a maquina na potencia mínima de AQUECIMENTO deve debitar uns agradáveis 1200W, que mesmo assim é suficiente.
  9.  # 15

    por mais paus para a fogueira.


    se atingia a temperatura desejara para que trabalhar o ac inverter não acumula frio ou calor então para que que o quer a funcionar.
  10.  # 16

    ar condicionado dc trabalha num exemplo 100%
    ar condicionado inverter trabalha num exemplo 25%+25%+25%+25%
    ou seja aumenta gradualmente a velocidade de funcionamento
    • RJMC
    • 18 abril 2012

     # 17

    Obrigado desde já por todas as opiniões aqui prestadas, hoje testei o ar condicionado com uma nova temperatura programada (22ºC), sabendo à partida que a minha casa não é um exemplo de isolamento aumentei a temperatura programada de modo a que fosse necessário um maior débito, por parte do AC, para suprimir as perdas de calor. Devo agradecer a ideia para este teste ao Jancido.
    Pode sempre abrir uma janela para ver se faz algum efeito(só para testar claro!!!), ou sempre que a temperatura passar 1º da temperatura selecionada, você aumenta sempre mais 1ºC, para ver se a temperatura começa a baixar ....

    Ora bem como conclusão do teste, o AC não se desligou a tarde inteira mas ficou num funcionamento muito baixo quase imperceptível, mantendo a temperatura da sala e da cozinha entre os 21, 22ºC. Portanto, presumo que posso concluir que tenho uma unidade inverter e que tenho muito mais "fugas" térmicas do que estava à espera :(


    Colocado por: tec_in_climapor mais paus para a fogueira.


    se atingia a temperatura desejara para que trabalhar o ac inverter não acumula frio ou calor então para que que o quer a funcionar.


    Quanto a este comentário e se percebi a intenção, eu quero um sistema inverter pois prefiro um AC que gaste continuamente 90 a 180 Wh (10 a 20% do máximo) do que um que gaste 900 (100% da energia) por períodos de 20 a 30 minutos em cada hora. Fazendo as contas é comparar um gasto de 180 Wh com cerca de 300 a 450 Wh por cada hora de funcionamento.
  11.  # 18

    Mesmo a desligar de vez em quando o inverte arranca no mínimo e depois acelera se necessário, por isso vai sempre poupar muito mais que um não inverter!!


    Colocado por: RJMCObrigado desde já por todas as opiniões aqui prestadas, hoje testei o ar condicionado com uma nova temperatura programada (22ºC), sabendo à partida que a minha casa não é um exemplo de isolamento aumentei a temperatura programada de modo a que fosse necessário um maior débito, por parte do AC, para suprimir as perdas de calor. Devo agradecer a ideia para este teste ao Jancido.
    Ora bem como conclusão do teste, o AC não se desligou a tarde inteira mas ficou num funcionamento muito baixo quase imperceptível, mantendo a temperatura da sala e da cozinha entre os 21, 22ºC. Portanto, presumo que posso concluir que tenho uma unidade inverter e que tenho muito mais "fugas" térmicas do que estava à espera :(




    Quanto a este comentário e se percebi a intenção, eu quero um sistema inverter pois prefiro um AC que gaste continuamente 90 a 180 Wh (10 a 20% do máximo) do que um que gaste 900 (100% da energia) por períodos de 20 a 30 minutos em cada hora. Fazendo as contas é comparar um gasto de 180 Wh com cerca de 300 a 450 Wh por cada hora de funcionamento.
    • RJMC
    • 22 abril 2012

     # 19

    system32
    Mesmo a desligar de vez em quando o inverte arranca no mínimo e depois acelera se necessário, por isso vai sempre poupar muito mais que um não inverter!!


    Daquilo que percebi pela informação do site da Daikin, que mencionei num post mais atrás, o ar condicionado, inverter ou não arranca sempre na sua potência máxima ou muito perto disso, aliás era isso que eu sentia quando o ar condicionado arrancava. Apenas o funcionamento após ter atingido a temperatura definida muda.

    Espero não estar enganado nesta interpretação da informação, mas foi a minha interpretação da informação gráfica que está presente no site.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 20

    esta correcto e esse o modo de funcionamento de um ar condicionado inverter.
 
0.0231 seg. NEW