Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    antes de mais os meus parabéns pelo excelente fórum que tantas dúvidas me tem tirado. No entanto chegou a hora do primeiro post :)

    Recentemente tornei-me inquilino de uma casa que tem aquecimento central, no entanto, a senhoria não em soube dizer como activar o dito cujo.

    A caldeira é uma Nectra 2.23 cf/ff, já lá tive a mexer e consegui metê-la a ligar e desligar sozinha e, segundo me parece, a fazer circular a água... No entanto não consegui fazer com que os aquecedores "aquecessem"!

    Nunca usei um sistema de aquecimento central e por isso deixo aqui este pedido de ajuda... tenho que fazer alguma coisa nos aquecedores? Reparei que cada um tem uma "torneira" para regular o fluxo e um parafuso que me parece que servirá para purgar o sistema.

    Por onde começo?

    Obr,

    Pedro.
    •  
      FD
    • 18 abril 2012

     # 2

    Como é que aquece a água da torneira?
  2.  # 3

    Boas. eu sou apologista daquele velho ditado que diz... se não sabe não mexe.
    tente encontrar um técnico dessa marca para que ele veja a situação. pode se dar o caso de não ter água suficiente no circuito de aquecimento, ter ar nas tubagens, ter a bomba a circular em seco.
    se bem que esses equipamentos têm sensores que ao detectar anomalias desligam sozinhos... mas pode estar a estragar alguma coisa sem saber.
    Não tem o manual de instruções do aparelho?
  3.  # 4

    na 1º roda do lado esquerdo veja se o botão esta virado onde tem uma torneira e radiador, tem 3 posições 1º desligado 2º so agua quente e 3º agua quente e aquecimento.
    depois veja se todos os passadores que saiem da caldeira á parede estao abertos assim como todos os radiadores.
  4.  # 5

    Purgar os radiadores também é uma boa hipótese a explorar.
  5.  # 6

    Colocado por: rjmsilva
    1. Purgar os radiadores também é uma boa hipótese a explorar.


    se purga demais os radiadores nem agua quente nem aquecimento vai ter.
  6.  # 7

    Colocado por: Sergio Rodrigues

    se purga demais os radiadores nem agua quente nem aquecimento vai ter.


    Não me diga que não consegue repor a pressão depois.
  7.  # 8

    se souber, senão é mais um problema pro homem resolver! =)
  8.  # 9

    Boa tarde,

    desde já agradeço as respostas que aqui foram deixadas.

    Tentando responder a todos... A caldeira funciona bem, quer para a água quente, quer para o aquecimento (julgo eu). Pelo menos ouço a bomba a trabalhar e o termometro digital mostra 70/80 ºC. Os radiadores estavam "cada um por sí" na torneirinha de purgar o sistema e é isso que me faz torcer o nariz, será que não têm água?

    Pensava que a solução pudesse ser fácil mas sendo assim já tou como o FernandoFerreira... :S
  9.  # 10

    veja se os radiadores estão abertos!
  10.  # 11

    estando ou não os radiadores abertos, aquela tubagem que entra pela parede não deveria ficar quente?

    é que nem diz "aí"...
  11.  # 12

    Se a água quente não chegar lá a tubagem não aquece, o que pode acontecer é o perno da cabeça termostática estar colado devido à falta de uso.

    Veja esta discussão:
    https://forumdacasa.com/discussion/17543/radiadores-nao-aquecem/

    Tem lá umas fotos do tal perno de que falo.
  12.  # 13

    Ou então nem haver água sequer...

    Colocado por: Sergio Rodriguesse souber, senão é mais um problema pro homem resolver! =)


    é que provavelmente esse é um dos problemas... nem sequer haver água na tubagem!

    Qual o problema de pugar "demais"?
  13.  # 14

    Colocado por: _Pedro_Qual o problema de pugar "demais"?


    a caldeira deixa de funcionar e tem que repor novamente a agua que tirou!
  14.  # 15

    ja viu se esta tudo aberto nos radiadores? e na caldeira?
    1º veja se esta tudo aberto depois purga um bocado a ver se tem agua nos radiadores!
    2º liga o aquecimento e veja se os radiadores começam a aquecer!
  15.  # 16

    Ok, vou-me atirar de novo àquilo no fim de semana e depois logo digo a que conclusão cheguei! :)
  16.  # 17

    Nada

    Colocado por: rjmsilvaSe a água quente não chegar lá a tubagem não aquece, o que pode acontecer é o perno da cabeça termostática estar colado devido à falta de uso.

    Veja esta discussão:
    https://forumdacasa.com/discussion/17543/radiadores-nao-aquecem/

    Tem lá umas fotos do tal perno de que falo.


    Ainda não por o sistema a "botar calor"! Sigo a conversa no tópico sugerido uma vez que o assunto é semelhante.
  17.  # 18

    Ora bem, pegando aqui no velho tema..

    Vem aí o frio e quero ter o sistema a funcionar. No entanto não vejo maneira..

    Alguém que perceba da poda? Zona do Porto.
  18.  # 19

    se não adiantar mais dados vai ser dificil
  19.  # 20

    FernandoFerreira, fui eu que abri o tópico, acho que já despejei para aqui alguma info... Basicamente tenho a caldeira a funcionar corretamente (pelo menos assim parece) mas não vejo maneira de conseguir purgar os radiadores.

    Existem casas de manutenção destes sistemas para onde eu possa ligar? Queria que dessem um salto lá a casa...
 
0.0217 seg. NEW