Colocado por: hangasDê uma olhada num sistema de "domótica" X10.
Só precisaria de adquirir uns modulos, um controlador e talvez dê para o que quer.
Se for habilidoso e com alguma informática à mistura consegue fazer umas brincadeiras interessantes com um custo bem mais baixo
que um sistema de domótica a sério e isto sem quaisquer obras e alterações na instalação (para além da troca dos interruptores que quiser pelos módulos)
http://www.eurox10.com/
Posso-lhe dizer que aos poucos vou instalando estes módulos pela casa entre luzes (dimmers) e estores e que consigo inclusive controlar cada um dos modulos através do iPhone. Ainda não estou a usar programador horário, porque para já não quero as coisas a mexerem-se sozinhas :)Estas pessoas agradeceram este comentário:CasaDeCamilo
Colocado por: hangasExistem módulos actuadores e interfaces.
Os actuadores colocam-se por exemplo em vez dos interruptores das luzes, estores, etc. Existem modulos específicos para cada função.
As interfaces são dispositivos que injectam os sinais X10 na rede eléctrica.
Por exemplo no seu caso poderia optar por uma interfacedestas.
Que é apenas um programador horario simples. Mas temaquimais mais completos e mais caros.
Eu por exemplo tenho apenas um CM15, ligado por USB a um mini PC (daqueles da assus) que é o "servidor" da casa. Esse PC serve para isto, para o media center ligado à TV e mais umas brincadeiras. Nesse PC tenho uma aplicação que vem com o CM15 que permite fazer programações diversas. Com base na hora, em eventos, etc.
Este CM15 para além da ligação USB tem também um repetidor RF (rádio frequência) que permite usar um comando próprio (ver secção comandos).Estas pessoas agradeceram este comentário:CasaDeCamilo