Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    em vez de vigotas
  2.  # 82

    Colocado por: marco moreiraem vez de vigotas


    Era certamente o que lá estava!
  3.  # 83

    pois era. e acha mesmo que conseguia um bom resultado
  4.  # 84

    Colocado por: marco moreirapois era. e acha mesmo que conseguia um bom resultado


    Claro que conseguia um bom resultado!
    Foi assim que essa casa foi concebida!
    As lajes eram mais leves e não faziam grandes descargas de peso sobre as paredes portantes de pedra!
    O que tem agora é surreal!
    Concordam com este comentário: FR.p
  5.  # 85

    e a sua opinião
  6.  # 86

    Colocado por: marco moreirae a sua opinião


    A História da Construção não é uma opinião! É o que era!
  7.  # 87

    tem razao
  8.  # 88

    Penso que seja a opiniao de muita gente. Eu concordo com o JoaoA. E aconselho-o a arranjar alguem que o ajude a terminar a casa respeitando a sua alma, antes que a transforme numa moradia qualquer.

    Comecou este topico a fazer-nos roer de inveja. Nao nos mate de desilusao.
    Concordam com este comentário: treker666, two-rok, joalage, fernandoFerreira, eng_porto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoãoA
  9.  # 89

    por acaso pelo carinho na limpeza da pedra que se tinha nos post iniciais estava á espera de outra coisa.
    quando o antigo é rico é sempre critico tentar imitar esse antigo, ou se respeita com fundamentalismo todo o sistema ou então opta-se por colar novos materiais e sistemas construtivos mas de forma a evidenciar bem o contraste entre eles. Eu nunca iria fazer esses pilares em pedra dessa forma, ou fazia em madeira ou em metal.
    por exemplo, imaginemos um castelo em ruina mas com interesse historico, a intervenção não poderá ser por forma a reconstruir as paredes com forras em pedra, ou se faz tal como no tempo da sua construção ( materiais e técnicas) ou se cola subtilmente novos materiais mas por forma a distinguir bem o antigo.
    no entanto tambem não podemos ser tão fundamentalistas e o marco moreira está a fazer o melhor que consegue. Uma intervenção de que todos estariamos á espera ficaria bem cara e exigiria um trabalho de projecto de execução bastante elaborado e igualmente caro.
    Concordam com este comentário: Sobreiro, two-rok
  10.  # 90

    Bolas!! esse telhado deitou tudo a perder.
    Foi-se a identidade da casa.
  11.  # 91

    Acho que quis fazer algo deste género no telhado, certo?
    https://forumdacasa.com/discussion/22059/4/coisas-em-pedras/#Comment_382421
    E há pessoal aqui do forum que estava a espera que fizesse mais ou menos assim?
    https://forumdacasa.com/discussion/9115/2/ha-coisas-que-valem-a-pena-recuperar-casas-e-centros-historicos/#Comment_104432

    Colocado por: marco1Uma intervenção de que todos estariamos á espera ficaria bem cara e exigiria um trabalho de projecto de execução bastante elaborado e igualmente caro.

    O IGESPAR devia ser obrigado a fazer estes projectos a um preço moderado :):):)

    Acontece à maioria dos Donos de Obras nestas recuperações, querem manter… mas não é nada fácil… vai ser uma casa não vai ser um museu… e as pessoas querem ter algum conforto… estas casas não tinham casa de banho… cozinha com o que há hoje, depois há a questão da manutenção, segurança, etc

    Espero que o Marco Moreira consiga preservar ao máximo mas que ao mesmo tempo tenha a casa que quer. Este fórum sempre dá uma ajuda… porque esta casa realmente… é espectacular tem pormenores incríveis… dá a sensação que pertenceu a alguém com bastante dinheiro (digo eu… que não percebo nada disto)

    Ainda assim preferia ver janelas em madeira ou pelo menos alumínio que imita-se madeira (mas também o dinheiro não é meu...)
    https://forumdacasa.com/discussion/22059/5/coisas-em-pedras/#Comment_382736

    Se não encontrar alguma coisa ou tiver dúvidas vá perguntando aqui no fórum, nesta ou noutras discussões sobre recuperações... (é a minha opinião)
  12.  # 92

    Colocado por: JoãoA
    Sergio ,
    Não são picardias, é um comentário pertinente!


    eu percebi o que quis dizer em relação á casa!
  13.  # 93

    Colocado por: marco moreiramais
      DSC05927.JPG


    ai, já errou aí, isto na minha opinião
    essa bica era linda como estava e sem junta

    como era mais bonito? a imagem de cima ou a de baixo com essas juntas de cimento?
    poderia se calhar ter isolar por fora ou compensar termicamente de outra forma, deixando as junta seca ou colmatada.
  14.  # 94

    marco moreira,

    Não se chateie com alguns comentários mais sinceros que foram feitos, até porque estão completamente certos...
    Agora, como a sua vinda aqui foi já com a "coisa" já feita, não haverá agora muita volta a dar.
    Mas desde já lhe digo que a história de "laje aligeirada" para a frente, ainda mais por cima dessas pedras, se foi você que quis ou o empreiteiro "da zona" que lhe recomendou fazer isso, ainda dou desconto, agora se foi algum pseudo-arquitecto está muito mal acompanhado. Não é assim que se faz, e a questão do preço não é uma boa desculpa. A boa vontade (e a sorte) às vezes traduzem-se em resultados muito agradáveis, mas nesse caso infelizmente nem tudo ficou bem. Falo igualmente do telhado e das caixilharias e dos pilaras como já mencionaram (e muito bem) aqui.
    Vá colocando fotografias do que ainda não está feito, que sempre terá uma ou outra dica de como fazer. Boa sorte com o resto da obra!
    Cumprimentos
  15.  # 95

    .. Uma pena... é mesmo uma pena, não ter vindo aqui ao forum antes de ter começado a intervenção...
    Uma ruina com o potencial... que já não terá.
    Concordam com este comentário: two-rok, Paulomelo70, eng_porto
  16.  # 96

    mais novidades
      DSC04078.JPG
  17.  # 97

    mais
  18.  # 98

    mais 1
      DSC04076.JPG
  19.  # 99

    Só descobri este tópico agora mesmo.
    Fiquei muito interessado quando vi a primeira página, mas rapidamente percebi que mais uma vez se confundiu a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras.
    É pena, porque a ruína tinha muito potencial para uma excelente reconstrução.
    Concordam com este comentário: RC | ARQ, Rodrigo Cruz
  20.  # 100

    Caro Dr Alter Ego,

    também só tropecei agora neste tópico e concordo consigo, é realmente uma pena. Assumir a ruína ou reconstruí-la com respeito pela sua história teria resulados muito interessantes. Mais uma vez, confunde-se gostos, opiniões de esquina e o "diz que disse" com soluções fundamentadas e estudadas. O sítio onde está a casa ficou sem dúvida mais pobre, e consecutivamente Portugal e a sua História. Assim como o dono de obra que perdeu a oportunidade de ter uma casa única e especial.
 
0.0280 seg. NEW