Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites

    estou num dilema e agradecia que me orientassem nesta tarefa, é o seguinte:

    Tenho neste momento uma lareira a gás que não utilizo (porque não me dá segurança e tem gastos excessivos)
    1ª questão - Será muito dificil e custoso retirar este género de esquentador que tenho embutido num canto da sala?

    Eu pessoalmente gosto de uma lareira a pellet´s e de um bom ar-condicionado, ambos têm vantagens e desvantagens, gostava que me dessem a vossa opinião e que equipamento é mais vantajoso no global.

    Ar condicionado - Dá para verão e inverno, purifica o ar, é mais barato que uma lareira de pellet´s normalmente, mas, eu não gosto muito do quente de um A/C e tem o inconveniente de passar tubagens ou fazer roços para as mesmas.

    Lareira a pellet´s - Quente muito agradável, pouca bagunça pois o combustivel ocupa pouco espaço e tem uma instalação relativamente simples, mas, só dá para inverno e é caro. Vi á pouco tempo uma com custo de 1500€ (c/ instalação incluida) tipo salamandra aquece cerca de 50m2.

    Obrigado
  2.  # 2

    É algo díficil comparar um sistema que produz somente quente com outro que produz frio e quente.

    Logo à partida deverá fazer uma introspecção e perceber se consegue ter a habitação confortável no Verão sem um sistema de arrefecimento. Se a resposta for sim, então penso que deve optar pela lareira, é mais cara no inicio é verdade, mas acaba por ser mais eficaz e ecológica e pode conseguir um consumo de 300 kg por ano que lhe dá um custo de 60€/ano.

    Se acha que no Verão a sua casa aquece em demasia, deve então optar pelo ar condicionado, que se for um bom como diz, então não fica assim tão longe do preço que falou da lareira.
  3.  # 3

    CLIMATIZAÇÃO :

    Em tempos de "vacas magras" como se pode poupar no aquecimento de uma moradia que tem caldeira a gasóleo ( que sai caro) e lareira com recuperador de calor que só aquece a sala onde está?
    Ainda ninguém inventou um sistema low cost para o aquecimento especialmente. Sim porque arrefecimento não necessito.
    Existem ideias para tal???

    Obrigado
  4.  # 4

    Milagres: só o senhor!!

    De resto: mudem-se para a sala!!?? Ou pelo menos fechem divisões não/pouco utilizada e fechem os respectivos radiadores. Monte timers (se ainda não os tiver) para ter temperaturas diferentes com ou sem gente em casa, Tente isolar as janelas e caixas de estore e ainda reduza a temperatura ambiente 1 ou 2 graus!.


    Colocado por: AfincoCLIMATIZAÇÃO :

    Em tempos de "vacas magras" como se pode poupar no aquecimento de uma moradia que tem caldeira a gasóleo ( que sai caro) e lareira com recuperador de calor que só aquece a sala onde está?
    Ainda ninguém inventou um sistema low cost para o aquecimento especialmente. Sim porque arrefecimento não necessito.
    Existem ideias para tal???

    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: AfincoCLIMATIZAÇÃO :

    Em tempos de "vacas magras" como se pode poupar no aquecimento de uma moradia que tem caldeira a gasóleo ( que sai caro) e lareira com recuperador de calor que só aquece a sala onde está?
    Ainda ninguém inventou um sistema low cost para o aquecimento especialmente. Sim porque arrefecimento não necessito.
    Existem ideias para tal???

    Obrigado

    Em primeiro lugar isolar bem a casa
    Depois dimensionar os radiadores para 50º para que a temperatura de impulsão da caldeira seja o minimo possivel
    Em seguida diminuir a temperatura de conforto em pelo menos 2 graus e diminuir o nº de horas a climatizar.
  6.  # 6

    Colocado por: powerenergieÉ algo díficil comparar um sistema que produz somente quente com outro que produz frio e quente.

    Logo à partida deverá fazer uma introspecção e perceber se consegue ter a habitação confortável no Verão sem um sistema de arrefecimento. Se a resposta for sim, então penso que deve optar pela lareira, é mais cara no inicio é verdade, mas acaba por ser mais eficaz e ecológica e pode conseguir um consumo de 300 kg por ano que lhe dá um custo de 60€/ano.

    Se acha que no Verão a sua casa aquece em demasia, deve então optar pelo ar condicionado, que se for um bom como diz, então não fica assim tão longe do preço que falou da lareira.


    Comparando Verão e Inverno, sem dúvida que a temperatura conforto mais importante a manter é no meu caso a do Inverno ainda mais com crianças pequenas,
    mas relativamente á lareira de pellet`s já ouvi várias versões quanto á emissão que têm, pergunto se nociva ou não? Depois relativamente ao consumo dá-me um valor de sensivelmente 60€/ano??, ou seja, 12€ a 15€ por mês sendo que se gasta durante 4/5 meses, não me parece muito.

    Já agora pergunto porque não estou a par mas ouvi falar de uns aquecimentos a electricidade bi-horários que funcionam com umas pedras especiais, alguém tem uma ideia disto?
    Estive a ver e o custo por radiador dependendo da área a aquecer ronda entre os 300€ e os 500€.

    Colocado por: powerenergieÉ algo díficil comparar um sistema que produz somente quente com outro que produz frio e quente.

    Logo à partida deverá fazer uma introspecção e perceber se consegue ter a habitação confortável no Verão sem um sistema de arrefecimento. Se a resposta for sim, então penso que deve optar pela lareira, é mais cara no inicio é verdade, mas acaba por ser mais eficaz e ecológica e pode conseguir um consumo de 300 kg por ano que lhe dá um custo de 60€/ano.

    Se acha que no Verão a sua casa aquece em demasia, deve então optar pelo ar condicionado, que se for um bom como diz, então não fica assim tão longe do preço que falou da lareira.
  7.  # 7

    Colocado por: Mediador SegurosDepois relativamente ao consumo dá-me um valor de sensivelmente 60€/ano??

    ?????!!!!!
    Só para confirmar se percebi bem: disse sessenta euros por ano?
    Se li bem e está a contar com isso não se iluda mais!! Acha que aquece uma casa por 60€/inverno?!
    Era bom era, mas nao passa de um sonho.
    Concordam com este comentário: system32
  8.  # 8

    Colocado por: Mediador SegurosJá agora pergunto porque não estou a par mas ouvi falar de uns aquecimentos a electricidade bi-horários que funcionam com umas pedras especiais, alguém tem uma ideia disto?
    Estive a ver e o custo por radiador dependendo da área a aquecer ronda entre os 300€ e os 500€.

    Isso então é que é perder dinheiro... Isso são meros acumuladores. Consomem 1 para produzir 1.
    Se quer a melhor relação conforto/consumos/investimento inicial, nada bate os AC.
  9.  # 9

    Não é bem assim, pois se acumularem o suficiente para o dia e carregarem de noite e com Bi-horária ganhamos os 40% (da tarifa) a menos durante o dia!!

    Mas como, os que tem grande capacidade de acumulação, são caríssimos, não compensa.

    Claro que o AC tem ainda melhor rendimento!!

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Isso então é que é perder dinheiro... Isso são meros acumuladores. Consomem 1 para produzir 1.
    Se quer a melhor relação conforto/consumos/investimento inicial, nada bate os AC.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    ?????!!!!!
    Só para confirmar se percebi bem: dissesessenta euros por ano?
    Se li bem e está a contar com isso não se iluda mais!! Acha que aquece uma casa por 60€/inverno?!
    Era bom era, mas nao passa de um sonho.



    Estamos a falar de uma lareira que aquece um espaço, 50 m², não uma casa inteira.
  11.  # 11


    Estamos a falar de uma lareira que aqueceum espaço, 50 m², não uma casa inteira.


    Você tem lareira em casa?
    Não sabe o que diz, mesmo com recuperador de calor a aquecer uma área de 40m2 gasta isso por mês se utilizar 5/6 horas diárias.
  12.  # 12

    Bolas, também não exagere. Eu tenho lareira (embora já raramente a use, mas quando a usei diariamente gastava cerca de 1Ton por ano, por cento e poucos €€€.
    Numa sala de 60m2. E se tivesse recuperador ainda gastava menos, mas lá está: não é uma casa inteira!!


    Colocado por: Energia Livre

    Você tem lareira em casa?
    Não sabe o que diz, mesmo com recuperador de calor a aquecer uma área de 40m2 gasta isso por mês se utilizar 5/6 horas diárias.
    Concordam com este comentário: powerenergie
  13.  # 13

    Colocado por: Energia Livre

    Você tem lareira em casa?
    Não sabe o que diz, mesmo com recuperador de calor a aquecer uma área de 40m2 gasta isso por mês se utilizar 5/6 horas diárias.
    Discordam deste comentário:powerenergie


    Tem razão quando diz que não sei o que digo, porque:
    Não sei qual o coeficiente de transmissão térmica da envolvente;
    Não sei qual a localização geográfica do imóvel;
    Não sei qual a temperatura de conforto para a pessoa em questão,
    Não sei qual será a cadência de introdução das pellets;

    Agora, acho que não estou muito enganado, quando digo que com um manuseamento inteligente, se conseguem reduzir bastante os consumos do combustível.
    Por acaso tenho lareira em casa, e por acaso uso diferentes tipos de madeira, com diferentes PCI's e acredite que nota-se bastante a diferente de consumos de lenha entre os vários tipos de madeira. Mas neste caso estamos a falar de pellets, não de lenha!
    Concordam com este comentário: system32
  14.  # 14

    Colocado por: system32Bolas, também não exagere. Eu tenho lareira (embora já raramente a use, mas quando a usei diariamente gastava cerca de 1Ton por ano, por cento e poucos €€€.
    Numa sala de 60m2. E se tivesse recuperador ainda gastava menos, mas lá está: não é uma casa inteira!!


    Eu este ano gastei 2 toneladas, a 130 euros a T. durante 4 meses pronto aí estão os 60 euros mensais.
    PS. Eu gosto de sentir o calor na sala, claro que se quisesse podia gastar menos, mas isso tem a ver com o meu nivel de conforto.
  15.  # 15

    Eu costumo comparar esse tipo de consumos com aqueles que se efectuam no automóvel. No mesmo carro há quem consiga realizar consumos de 4L/100 outros fazem 6, e outros 8! e depois há ainda a diferença entre modelos de carros que também ajuda muito a diminuir os consumos! Resumindo, depende muito do carro que tem e da forma como o conduz, se andar sempre a 120km/h e raramente baixar das 3000 rpm, então os consumos nunca irão ser baixos, se andar a 100km/h e não baixar das 2000 rpm, os consumos serão mais baixos....e por ái fora! Acho que percebe a ideia por detrás desta analogia!

    Com os equipamentos e a forma como as pessoas o operam o principio é o mesmo! Por isso, o Energia Livre gasta 2 toneladas, o system32 gasta 1 tonelada....e haverá quem gaste 0.5 tonelada e quem gaste 300 kg. Existem demasiadas variáveis para se conseguir dimensionar um sistema de climatização apenas baseado em rácios. o exemplo que eu dei sobre os consumos reflecte um cenário interessante para quem opte por este tipo de sistema, até porque como imagina quando promove um carro hibrido fala dos seus baixos consumos, mas consegue facilmente po-lo a gastar tanto como um american muscle!! :)
  16.  # 16

    hoje quando falamos de pellets que tipo de pellets se fala?
    eu conheço 2 tipos a de caroços de azeitona e a de ramas de árvores pinho e eucalipto, ainda sei que existem mais!!!
  17.  # 17

    2 ton para aquecer que área?? e a que temperatura, e durante quantas horas?? E já agora em que zona geografica??



    Colocado por: Energia Livre

    Eu este ano gastei 2 toneladas, a 130 euros a T. durante 4 meses pronto aí estão os 60 euros mensais.
    PS. Eu gosto de sentir o calor na sala, claro que se quisesse podia gastar menos, mas isso tem a ver com o meu nivel de conforto.
 
0.0210 seg. NEW