Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Alguém aqui do fórum me poderá informar do que se trata quando se sentem ruídos ou estalos em toda a estrutura da placa de tecto de uma moradia ,r/c com 8 anos. A placa de tecto é em betão armado , plana inteiriço, e estes estalos são mais frequentes no verão do que no Inverno.
    Não são vísiveis quaisquer rachas nas paredes exteriores. Sim , algumas rachas , nas paredes interiores.
    è estranho??
    Obrigado
  2.  # 2

A sua casa vai cair!

Estou a brincar, dificilmente será de qualquer elemento em betão armado, deve ser sim de algum revestimento...
    Concordam com este comentário: Paramonte, ccdesign
    • eu
    • 19 abril 2012

# 3

Dilatações?
    Concordam com este comentário: ccdesign
  3.  # 4

Embora não entenda de estruturaras, já pensei que pudesse ser de dilatações a nível do ferro em betão? Uma vez que esta placa de tecto é maciça, não levou portanto , o chamado betão leve! ( Não sei se é assim que se designa a mistura com outros materiais mais leves )???

Quanto a revestimentos : Não sei o que possa considerar, por cima da referida placa, existe um sótão e telhado normalíssimo.

As paredes quer exteriores quer interiores são pintadas! Nada mais.

Questão: haverá solução, pergunto aqui, a algum técnico entendido nestas questões?

Obrigado
  4.  # 5

nao sera o telhado

no meu caso tive o mesmo problema e depois descubriu-se que era as vigotas de cimento do telhado que estavam as estalar e as paredes aonde estavam acentes as mesmas
    • eu
    • 19 abril 2012 editado

# 6

Colocado por: Afincopudesse ser de dilatações a nível do ferro em betão

Não é isso, porque, por uma incrível e feliz coincidência, o ferro (aço) dilata na mesma proporção do betão. Aliás, se assim não fosse, o betão armado não podia ser usado em estruturas.
  5.  # 7

Não será a estrutura do telhado em madeira?
  6.  # 8

Obrigado pela rapidez de respostas.

No entanto, fico ainda confuso , porque:

O telhado é em em vigotas de pré-esforçado e telha lusa normal.
    Não existem fissuras/rachas nas paredes exteriores!
    A referida placa é rectangular formando um " L" e tem + - 150m2, suportada por uma única viga transversal.
    Será que mais estes elementos ajudam a decifrar o enigma?????

0.0085 seg. NEW