Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Ando com um projecto pessoal de longo prazo "atravessado", de conversão de um espaço comercial em habitação. Espero abrir um tópico para recolher opiniões sobre o mesmo mas ainda assim queria apresentar desenhos para melhor ilucidar, daí surge-me a questão:

É ou não regulamentar a existência de uma cozinha sem janelas? E no caso de Kitchenette onde a sala servida tem janelas?

Confesso que desfolhei o RGEU e não me pareceu não regulamentar, peso embora alguns colegas me tenham dito que sim.

Obrigado.

P.S: isto é algo que vou mexendo nos tempos mortos...e que me põe a fazer contas, mas com calma vamos lá.
  2.  # 2

RRufino

ou não estou a compreender a sua questão ou é tão simples como chamar a essa sala com a Kitchenette de cozinha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRufino
  3.  # 3

Viva marco1,

Provavelmente não explanei bem.

Esquecendo a Kitchenette: É regulamentar uma cozinha sem janelas?

Obrigado.

P.S: inseri uma imagem do que tenho dúvidas se é possível. É favor não pronunciar sobre a qualidade do riscador ;)
    Não queria para já levantar muito a ponta do véu...deixando as demais questões para o futuro tópico.
      Caldas.jpg
  4.  # 4

o que é aquela abertura ao lado esquerdo da mesa?'
  5.  # 5

No caso concreto dessa espécime de desenho, seria um corredor com 1,20m de largura, sem janelas.
  6.  # 6

Marco, alguma conclusão?
  7.  # 7

RRufino

parece-me que essa planta não poderá ser.

a meu ver terá que engendrar um T0 e depois criar uma zona de dormir.

o sitio da wc pode mudar??

pode meter aqui a planta limpa do existente?
  8.  # 8

Colocado por: marco1pode meter aqui a planta limpa do existente?

Posso e vou por uma planta simples pois ainda não tive tempo de completar o levantamento. Para já o meu receio é entusiasmar-me demasiado com isto, o que penso não ter t€mpo para tal.

Contexto

R/C de prédio com 3 pisos, no centro da cidade.
    O existente é similar ao desenho anexo, digo similar porque falta a representação da entrada no prédio (obviamente na zona das escadas) e porque o portão à direita é na realidade uma porta de menor dimensão (terá o vão sido alterado em obra). O acesso actual a esta fracção é por esta porta e não pela zona comum do prédio. No fundo a fracção seria autónoma não fosse o contador da água estar na zona comum, sob a escadas.

Programa

Rentabilizar o espaço para o transformar idealmente numa residência com quartos para aluguer a estudantes/militares, pois como é nas Caldas da Rainha e esta tem a ESAD e a Escola de Sargentos, seria por ventura o melhor público alvo. A fracção superior pertence-me em 50%, pelo que a ideia (ainda) mais futura seria a expansão da mesma para o piso superior.

Constituição ideal: Eventualmente 4 quartos+2 wcs+sala com Kitchenette

Problemáticas Técnicas

A parede no tardoz é cega, no piso sobrejacente entre os eixos Y1 e Y2 é um terraço, sendo o alinhamento até à cobertura pelo eixo Y2. Acontece que a parede não é parede de contenção, ou seja este piso não está nem parcialmente, nem totalmente enterrado, no entanto não sei se poderei abrir janelas para trás. Já não vou a este local à bastante tempo, mas ideia que tenho é atrás da parede cega existe uma faixa de terreno (talvez 2m) que será considerado terreno do lote aí existente e que julgo ter janelas a este nível (a confirmar). Este prédio (na traseira) é mais recente do que este que tem o meu espaço.

Problemáticas Burocráticas

Para a alteração da licença de utilização de serviços para habitação sei que terei que obter unanimidade do condomínio, no entanto este não existe. Por outro lado o número deste espaço é diferente do restante prédio, 78 e 80 respectivamente e ainda não indaguei se isto influencia em algo.

Eu tenho diversos rabiscos feitos de hipóteses com 3 e 4 quartos mas sempre na base certamente de algumas impossibilidades, sendo certo que não ponho a hipótese de fazer a coisa pela porta do cavalo, até porque envolve sempre alteração de fachada (2 portões para vãos de janela).

A questão pela qual tenho feito os rabiscos tem a haver com o ir fazendo algumas medições para fazer estimativas de custo desta coisa. Até à data tenho lá uma série de problemas de esgotos que por si só já exigem investimento e o infeliz IMI completamente desajustado.

A ver vamos, quando estiver convencido e com t€mpo pondero seriamente avançar com isto, com arqª legítima e não pela mão deste riscador.
      124.jpg
  9.  # 9

RRufino

parece-me obvio que para rentabilizar este espaço para habitar, terá que por a hipotese de abrir mesmo fenestração no alçado tardoz de alguma forma. e de tal forma que tenha pelo menos 3 m livres até ao limite do lote.
    quanto ao nº de policia não vejo qual o problema pois isso significa apenas que na propriedade horizontal tem duas fracções que podem ou não estar unidas.
    Concordam com este comentário: RRufino
  10.  # 10

Colocado por: marco1parece-me obvio que para rentabilizar este espaço para habitar, terá que por a hipotese de abrir mesmo fenestração no alçado tardoz de alguma forma. e de tal forma que tenha pelo menos 3 m livres até ao limite do lote.

Claro que sim, nessa impossibilidade esta ideia morre por si só, pois enquanto estudante vivi em diversas casas "adaptadas" e tudo o que menos quero é ser "dono" daquilo que fui e sou feroz crítico.

Penso que esta questão só será ultrapassável com um levantamento e posterior reunião com quem de direito na Câmara. Agora uma coisa é certa...os lotes estão encostados e o mais recente tem janelas, será pelo facto de a minha parede ser cega?

0.0163 seg. NEW