Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Depois de alguma pesquisa e algum dialogo decidi juntamente com a minha esposa avançar com a construção da nossa casa.

O terreno que temos tem cerca de 900m2 em forma retangular com 18metros de frente para a estrada.

Amanha juntamente com o arquiteto virá um topografo para fazer o respetivo levantamento topografico.

A nossa ideia é construir uma moradia rés-do-chão mais 1andar em que o rés do chão ficará com garagem, wc, lavandaria e restante área ampla. No 1andar sala, cozinha, wc comum, suite, mais 2 quartos. Pelo meu calculo de areas terá cerca de 254m2 em que 1andar ficara com 137m2 excluindo 20m2 para varandas.

Ainda não tendo abordado o arquiteto sobre o assunto gostaria da vossa opinião acerca de conseguir o melhor isolamento termico possivel. Pensei em bloco termico e caixa de ar com tijolo de 7. O que acham ? Se estou a disparatar não se admirem pois não pesco nada de construção.

Já agora para uma obra desta dimensão qual a verba que posso ter de gastar com o pedreiro na construção?

O meu obrigado!
  2.  # 2

Colocado por: noliveira85Pensei em bloco termico e caixa de ar com tijolo de 7

Não se mate a pensar a esse nível de detalhe, rapidamente vai ficar ainda mais confuso. Transmita as suas preocupações aos profissionais com que trabalhe, e peça-lhes que lhe expliquem as opções adoptadas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Obrigado aos 2.

Piso radiante, gostei da opção isolamento apartir do exterior. Em termos economicos parece a melhor solução. Estou certo?
    • eu
    • 22 abril 2012

# 4

Faz bem em preocupar-se com o isolamento. O isolamento é uma questão global, pelo que deve também preocupar-se com as caixilharias, os vidros, e, muito importante... o sombreamento (será que esta palavra existe?) dos vãos.
  4.  # 5

Colocado por: noliveira85Pensei em bloco termico e caixa de ar com tijolo de 7

Colocado por: noliveira85não se admirem pois não pesco nada de construção.

De onde lhe surgiu a ideia?
  5.  # 6

Não se esqueça de uma coisa: Você vai PAGAR a alguém para lhe fazer um estudo térmico, que terá que ser entregue na Câmara Municipal, logo quem lhe fizer esse estudo tem a obrigação de lhe dar as várias alternativas, com os respectivos custos aproximados. Um estudo térmico vai muito além do estudo do isolamento das paredes exteriores.

É claro que isso não inviabiliza que se preocupe em obter outras opiniões.
    •  
      alv
    • 22 abril 2012 editado

# 7

Vivam!
    Claro que a opinião do Anonimo18072022A é uma opinião válida, mas um bocado facciosa, embora seja convicta e assertiva. Quero com isto dizer que é a opinião dele.
    A minha, "(edited) provavelmente também o é, embora" fundamentada, não só teoricamente, mas com muita construção feita com todos os diferentes sistemas, é claramente para os isolamentos térmicos pelo interior e se possível com SCPGL; As mais de 3000 casas projectadas e construídas, pelos mais variados sistemas construtivos, permitem-me comparar reacções dos utilizadores e funcionamentos.
    Poderias rebater qualquer das vantagens enumeradas com outras tantas com o isolamento pelo interior, mas continua a inquietar-me a questão da inércia, realmente mais valorizada pelo regulamento a sua existência que a não existência, mas faltam uma série de outras considerações, desde logo a quantidade de energia gasta a aquecer e arrefecer uma casa com inércia forte em oposição à inércia fraca, mas isso já deu pano para mangas aqui no fórum e fiquemos assim: Há mais vida para além do déficite isolamentos que só pelo exterior!
    Por fim, realmente, concordo com o conselho já por aqui dada várias vezes, de que se deve apoiar no projectista, sem dúvida.
    "Fassam" parte.
  6.  # 8

Por acaso também acho a opinião do Alv um bocado facciosa, embora convicta e assertiva; para ir mais longe: acho facciosa qualquer opinião que defenda a mesma
    solução para todos os casos, seja ela qual for.

As mais de 3000 casas projectadas e construídas, pelos mais variados sistemas construtivos, permitem-me comparar reacções dos utilizadores e funcionamentos.

?
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    •  
      alv
    • 23 abril 2012

# 9

Vivam!
    Anonimo18072022A, estou rebentado, e estou numa de descontracção, e perdoe que com a o deslizar da pena, melhor com o dedilhar dos dedos, e isto também é para o J. queria dizer:
    A minha também o é, certamente, isto é também é facciosa e não contrario a argumentação dos isolamentos exteriores, e assim, em jeito de resposta ao desafio, relembro-lhe uma vez mais aquelas contas que já não consigo fazer de cabeça das necessidades de energia em estação de aquecimento e em estação de arrefecimento para situações com as mesmas espessuras de isolamento em localizações extremas. Normalmente só entra em consideração o facto do regulamento penalizar a contabilização dos ganhos internos brutos em casos de inércias médias ou fracas; Esquecemos mais vezes ainda, que apesar de se utilizarem sistemas construtivos leves, logo conducentes à inércia baixa, nºao raramente se conseguem, ainda assim inércias médias ou nalguns casos, mesmo, inércias altas, apenas com os restantes elementos construtivos como pavimentos, tectos ou paredes interiores, ainda que construídos com os mesmos sistemas e apenas à custa das massas superficiais dos elementos construtivos; Outro factor que nunca se valoriza é o facto dos sistemas com isolamentos pelo interior, normalmente, pelos mesmos preços se conseguem sempre isolamentos com muito maior espessura, logo, mais eficiente, conducentes à minha primeira chamada de atenção, isto é menores consumos; Por fim, iríamos rebater as pontes térmicas, a inércia da massa de ar que o próprio regulamento olha para o lado e não considera, enfim, embora aceitando o desafio, ainda não é para agora.
    Para agora é por aqui.
    Por fim J. quando lhe falo nos números que falo, espero que não os esteja a colocar em dúvida e esse ponto de interrogação seja referente à explicação que segue: Desses projectos e casas construídas, e habitadas, normalmente, além de projectista, são acompanhados de perto por mim em fase de construção, uns mais que outros, é certo, mas sempre acompanhados e depois como entenderá, felizmente, posso contar pelos dedos de uma mão as pessoas a quem tenha projectado ou(e) feito a casa de que não tenha ficado amigo, felizmente, uma vez mais. Bom melhor seria, talvez por deformação profissional, ou curiosidade que não tente saber como corre a vivência na casa, quais os problemas, quanto mais não seja para conseguir melhorar sempre que faço um novo projecto. De facto posso afirmar e deixar registado que das cerca de 10% de casas construídas com os SCPGL pelo interior, não tenho, não tive até à data, e repare que são 25 anos nisto, não tenho, dizia, a mais ínfima reclamação ou reparo relativamente àquela que é sempre a queixa mais frequente da necessidade de aquecer, de arrefecer, da humidade aqui e ali, etc, coisa que já não posso afirmar com a construção tradicional. Deixe-me afirmar e registar que já o mesmo não posso afirmar das poucas que tenho feito em sistemas Etics por opção do cliente, sempre também.
    "Fassam" parte.

0.0170 seg. NEW