Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

estou num dilema e preciso novamente da vossa ajuda.

Acabo de pedir a instalação de energia la em casa, e não sei qual a potencia que devo contratar. Fiz varias simulacoes online na EDP e DECO mas os valores diferem e muito.

Por favor tenham em conta que e um apartamento usado somente para ferias ( por enquanto) e que vou utiliza-lo somente um mês por ano, em media.

A minha sogra ( que foi quem tratou do pedido de instalação) disse-me que a funcionaria aconselhou potencia mínima, mas acontece que como eu não tenciono pagar gás canalizado porque vou estar fora muito tempo, optei por um termo acumulador e aqui prende-se a minha duvida. O termo acumulador em principio será de 100l (2 pessoas a utilizar) e acho que consome uma quantidade considerável de energia.

Fora isso teremos os electrodomesticos normais, TV, Combinado, Forno, Placa, Maquina lavar roupa, etc.

Acham que terei problemas com a potencia mínima?

Obrigada a todos os que me ajudarem, já não sei o que faria sem os vossos preciosos comentários :)
  2.  # 2

O ideal seria 6,9Kva, mas nunca menos que 3,45Kva
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Mas, se só vai usar o apartamento uma vez por ano, não lhe compensará ficar com o tarifário mínimo 11 meses por ano e alterá-lo para um valor decente no único mês de uso?
  4.  # 4

Pois MikeMelga, mas segundo o que li pela net, só se pode alterar o tarifário a cada doze meses, e eu vou usar o apartamento um mês por ano, mas dividido por 15 dias a cada 6 meses.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  5.  # 5

peça 3,45 são 15A

quando não conseguir ter tudo ligado, para ligar a placa ou forno desliga por exemplo o termoacomulador.

Cpts
    kakai
    Concordam com este comentário: joaosantos
    • eu
    • 22 abril 2012

# 6

3,45Kva chega perfeitamente. Depois é uma questão de gerir a utilização simultânea dos equipamentos.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, joaosantos
  6.  # 7

Obrigada a todos. Ajudaram imenso, como sempre.
    • SVM
    • 23 abril 2012

# 8

Colocado por: Anonimo18072022AA potência mínima é de 1,15KW.

Esta tarifa é para carenciados...
    para usufruir dela existem muitas condicionantes, portanto devem assumir como minima 3.45KVA = 15A

Em minha casa tenho 3.45, e apenas qd a Maria se lembra de ligar tudo ao mesmo tempo é que vai abaixo.
    Nada como contratar 3.45 e se vir que não chega, pede aumento de potencia...
    Abraço
  7.  # 9

Colocado por: PatriciaCarvalhoPois MikeMelga, mas segundo o que li pela net, só se pode alterar o tarifário a cada doze meses, e eu vou usar o apartamento um mês por ano, mas dividido por 15 dias a cada 6 meses.

Julgo não ser assim. Em vez de 'ler na net' porque não liga para a EDP e esclarece isso? Preguiça? :)
  8.  # 10

Realmente so se pode alterar uma vez por ano...e quanto a essa dos carenciados..parabéns por ter 3.45 :) eu tenho 6.90,logo sou de classe superior...
    • SVM
    • 23 abril 2012 editado

# 11

Colocado por: joaosantosparabéns por ter 3.45 :) eu tenho 6.90,logo sou de classe superior...

Esse comentário era desnecessário.

cada um sabe de si, se tem 6.90 das 2, 3, ou está a ser roubado porque quer, ou realmente necessita de 30A para consumos domésticos.
    ainda por cima não soube ler como deve ser o que escrevi...

os 1.15KVA é uma excepção que a EDP possui para contadores antigos, geralmente em casas de velhotes, daí chamada a tarifa social.
    permite-lhes ter iluminaçao, um frigo e pouco mais.
    Não está disponível para o público em geral.

Abraço
  9.  # 12

Amigo SVM,nao fale daquilo de que nao sabe,que é o que normalmente eu faço...1.15 é para quem quiser..a tarifa social é casos especiais,nao tem nada a ver com velhotes..ou carenciados,simplesmente 1.15 nao dá para ligar grande coisa...
  10.  # 13

entretanto pode contratar 3.45 e depois é uma questao de gerir de acordo com as potencias dos aparelhos,claro que os 6.9 eram garantidos,mas penso que vale o esforço de controlar quando necessario,uma vez que paga metade da taxa de utilizaçao.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  11.  # 14

Julgo não ser assim. Em vez de 'ler na net' porque não liga para a EDP e esclarece isso? Preguiça? :)

Nada a ver com preguiça. Moro no estrangeiro e tentei ligar para a Empresa Electricidade da Madeira, passaram-me de gabinete em gabinete, perdi quase 20 minutos ao telefone ( o que não sai barato) e mesmo assim fiquei na mesma.

Entretanto já pedi a minha sogra que fosse averiguar isso la no escritório deles e de facto confirma-se, so de 12 em 12 meses.
  12.  # 15

é so uma questão de gerir as maquinas, eu tenho 3,45 em casa e depois de umas experiencias ja sei o que posso e não posso ligar ao mesmo tempo, ou seja quando a maquina de lavar trabalha não ligo mais nada a não ser a TV, quando ligo as placas posso ligar todas menos a maquina de lavar e o forno, se ligar o forno so ligo duas bocas na placas.............. etc etc etc! não parece mas ao fim do mes fica mais barato e não sinto qualquer desconforto por fazer esta gestão de consumo!
    Concordam com este comentário: eu, joaosantos
  13.  # 16

Desculpe Patrícia de estra a utilizar o seu tópico mas tenho uma dúvida relacionada com este assunto.
    Alguém me pode informar se a potência de 5,75 KVA é aconselhávem para um contador trifásico?? Precisarei de 6,9 KVA??
    Obrigada!
    Ana
    • eu
    • 25 abril 2012

# 17

Colocado por: Ana BrásAlguém me pode informar se a potência de 5,75 KVA é aconselhávem para um contador trifásico??

Porque precisa de trifásico?
  14.  # 18

porque vou colocar uma bomba de calor para os ventiloconvectores. Não é necessário a trifásica?
    • eu
    • 25 abril 2012

# 19

Colocado por: Ana Brásporque vou colocar uma bomba de calor para os ventiloconvectores. Não é necessário a trifásica?

Existem bombas monofásicas...
  15.  # 20

Então não preciso de trifásico? Gasta mais energia? Mas o engº electrotécnico da minha obra porque não me disse isso? Vou ter gastos desnecessários, é isso? Bem mas o trifásico aguenta os 5,75 kva??? O que me aconselha? È que o que eu sei é que o contador tinha que ser trifásico para aguentar a bomba, não é assim? Bem, estou a entrar em stress, o que aconselha?

0.0191 seg. NEW