Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Carissimos,

Como anteriormente tinha posto aqui no fórum, possuo um apartamento num 4.º andar o qual é quase na totalidade o pátio do meu vizinho do 5.º andar. Verificou-se ainda que o belo do construtor não colocou qualquer isolamento térmico na laje, o que significa que tenha amplitudes térmicas enormes no inverno (laje em janeiro tinha 6.º medidos no interior), e no verão (por vezes o frigorifico não gela a 100%). Tudo se agrava, uma vez que é no interior algarvio...

Em relação a qualquer sugestão a ir falar com o empreiteiro, esqueçam: abriu insolvência e não ha nada a fazer...

Assim, e depois de analisar diversas discussões aqui no fórum, sobre as diferenças entre lã de rocha, lã de vidro, xps, etc, bem como na questão da iluminação se leds, halogénio, etc... Vinha pedir-vos uma opinião mais profissional.

Deste modo, o que possuo actualmente é um T3, com área útil de cerca de 100m2 (sim, é grande) com 2 IS's.
    O pé-direito actual tem 2,60 (o tecto está todo torto, tal foi a bela da construção...), e como pretendia por iluminação embutida (sancas de luz invertidas e spots), não sei ao certo qual será o mais indicado para esta situação. (baixar dos 2,40m parece-me inviável)

Importa referir que o que é importante é garantir o máximo de conforto interior, e se possível a melhor qualidade interior (isso do pó da lã de rocha preocupa-me)! Falaram-me que o tecto falso, independentemente da solução deveria ser ventilado, mas depois de ler algumas discussões aqui fiquei com dúvidas. Deve ou não ser ventilado? E quando falamos em ventilado é pelo exterior?

Relativamente às soluções de iluminação, as informações que recolhi é que 1 spot de halogeneo anda entre os 3>5€/un, mas apresentam gastos electricos enormes. A solução dos leds (com lummens superiores a 400) é sobretudo o custo que anda entre os 15>35€/un. Para as sancas o melhor seria por fileira de leds contínuos (linha ou tubo) sem ser em fita (baixa longividade e poucos lummens). Estou bem informado?

Agradeço então opiniões técnicas de modo a poder definir sem qualquer dúvida a melhor solução para começar a pedir orçamentos e a arrancar com a obra antes que chegue o verão!!

Obrigado a todos pela ajuda.
    Cumpr.
  2.  # 2

Você têm 2 possibilidades para resolver o problema térmico:
    Ou isola por cima o que implica desfazer o pátio e voltar a fazer e se o seu vizinho deixar
    Ou isola por dentro e nesta situação, só têm uma possibilidade com custo razoáveis que será o bom do tecto falso com lã de rocha/vidro.
    O que vai perder em altura será ditado pela iluminação que escolher, mas 20cm é muito, mesmo com spots precisará de uns 10cm no máximo.

No minimo o tecto falso apenas necessita de 7cm o que lhe permite colocar isolamento com 5cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gambalaska
  3.  # 3

Não sendo um perito na matéria, e sem fazer conta$, recomendo:
    . tecto falso em gesso cartonado;
    . «caixa de ar» com 10cm (i.e., o pé-direito passa a 2,50m), preenchido com lã de rocha q.b. (quanto mais espessura melhor); Nota: uma das minhas casas tem lã no tecto (editado: tecto *falso*) de toda a casa e não vejo por onde pudesse passar o tal «pó»...
    . projectores (iguais aos vulgares pequenos "focos" de halogéneo) com lâmpadas de leds. Sim custarão uns 20euros/conjunto, mas parece que económicamente compensa;
    . esqueça a ventilação do tecto falso. O que você pretende é que ele o tecto o ISOLE da temperatura exterior.
    . quanto às sancas de luz invertidas, depende... podem ser (normalmente são) muito bonitas mas, normalmente, apenas servem para acumular pó e iluminar o tecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gambalaska

0.0069 seg. NEW