QWuando construi a minha casa, vedeia com uto, com 1,4 m de altura, respeitando o limite do meu terreno. O meu futuro vizinho está agora a construir, a sua quota é ligeiramente superior á da minha casa e ele ainda pretende fazer aterro que implica subir o nível da terra do seu lado em cerca de 1 m (relativamente á minha cota).
Há uns dias sugeriu-me suportar metade do custo do meu muro, deixando de fazer muro confinante e podendo assim encostar as terras ao meu muro.
Esta situação está a colocar-me 3 questões:
- Correrei grandes riscos de desabamento do muro, com o aterro que ele pretende fazer (o meu muro está construido em com viga de suporte, blocos de 20*20*50, com pilares de 5 em 5 metros e "coroa de travamento)?
- Se não aceitar que as terras sejam encostadas ao meu muro, poderei exigir a construção de um novo muro do seu lado?
- que valor será justo cobrar, tendo em atenção que eu paguei 36€ /m2, pela construção do muro, mais 9 € pelo reboco e pintura do meu lado, para além de 30 € por metro linear de vedação que existe sobre o mesmo?
O mais sensato talvez seja pegar no projecto do seu muro e dizer ao seu vizinho para o levar a algum engenheiro para ter um parecer técnico por escrito a confirmar que o muro é adequado à situação. Se não for adequado penso que o seu vizinho facilmente entenderá que terá de fazer um muro.
Por experiência própria: Se o seu muro está dentro dos seus limites ele que faça um muro para ele. Vai-lhe poupar qualquer aborrecimento no futuro... não imagina as dores de cabeça de um muro "meeiro". Imagine que mais tarde por alguma razão o muro vai abaixo, é danificado ou ele pretende fazer alguma alteração. Vai ver depois quem tem que suportar os custos... O que é seu é seu o que é do vizinho é do vizinho.