Iniciar sessão ou registar-se
    • Sara22
    • 23 abril 2012 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Que implicações pode ter a situação de haver alguém que assinou um contrato de arrendamento mas sem estar a beneficiar do mesmo e cuja renda é paga por quem na realidade tem o usufruto da casa? Ou seja, alguém que se limitou a dar o seu nome no contrato e que neste momento nem tem capacidade económica para suportar qualquer tipo de arrendamento? Suponho que seja uma situação a evitar a todo o custo do ponto de vista legal e que pode implicar sérias dores de cabeça?
    A pergunta pode parecer disparatada mas nunca arrendei qualquer imóvel e não sei como a lei funciona. Mas tive conhecimento deste tipo de situação recentemente e fiquei com a pulga atrás da orelha.
    Muito obrigada!
  1.  # 2

    Se quem efectivamente usufrui da casa e paga a renda deixar de pagar como é que é? E se, ainda por cima, continuar a residir lá?

    Cumps
  2.  # 3

    Obrigada pela resposta Ferraz!
    Mesmo tendo o dono do imóvel conhecimento da situação, pode ser considerado ilegal? E ser passível de acções de natureza criminal, como despejo, se as autoridades tiverem conhecimento do "arranjo"?
  3.  # 4

    Acho que nesta situação não existe a figura de "crime".
    Poderá ser ilegal, não tenho a certeza, não sou jurista!
    Mas se o dono do imóvel sabe e não se manifesta é porque (suponho eu) lhe convém também, certo?

    De qualquer maneira, para mim o maior "perigo" é que a pessoa que assinou o contrato não tem capacidade para suportar a renda, mas tem lá o nome. Se o inquilino (efectivo) deixar de pagar...
    O senhorio - caso a situação ocorra - , estando ao corrente ou não, só poderá ir atrás de uma pessoa: daquela cujo nome está no contrato.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sara22
  4.  # 5

    Parece que convém ao dono do imóvel, ou pelo menos, ele não se importa. E obviamente convém a quem realmente ocupa o imóvel.
    Embora o inquilino seja considerado uma pessoa honesta e bem intencionada, fez-me confusão esta situação. Obviamente que ele vai beneficiar de alguma forma, não tendo o seu nome no contrato. Terá alguma coisa a ver com impostos? Parece que me falta informação vital sobre o assunto. O que realmente me preocupou é que a pessoa que deu o nome no contrato tenha problemas legais no futuro, mesmo confiando no inquilino real e tendo informações de que o dono do imóvel, até agora, seja alguém sério. É que por mais confiança que se tenha nas pessoas, quando surge imprevistos, há quem se trame a sério.
    Muito obrigada pela ajuda!
    •  
      GF
    • 23 abril 2012

     # 6

    Simulação... negócio simulado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sara22
 
0.0125 seg. NEW