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  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    O meu namorado tinha uma casa comprada com empréstimo mais a ex dele. Entretanto separaram-se, e no ano passado ele pediu a exoneração do crédito bancário, fizeram ova escritura e a casa ficou só para ela. Agora quando ia para fazer o irs dele aparece isto : Deve entregar o modelo 3 na segunda fase porque foram transmitidos (alienados) bens imóveis. O que temos de fazer/ pôr no irs? Peço desculpa mas é que nenhum de nós percebe destas burocracias, e não fazemos a mínima do que é suposto fazer neste caso. Será que alguém nos poderia ajudar?

    Obrigada!
    •  
      FD
    • 24 abril 2012 editado

     # 2

    Colocado por: Ana_RodO que temos de fazer/ pôr no irs?

    O seu namorado tem que preencher o anexo G porque vendeu um imóvel (mesmo que não tenha sido a totalidade do mesmo mas sim uma quota).
    Quem entrega o IRS com o anexo G só o pode fazer na 2ª fase, que este ano (pode mudar todos os anos) é em Maio.
    Faça o download do anexo G na internet, imprima e preencha o mesmo a título de teste/experimentação.
    Se tiver dúvidas, pergunte.
  2.  # 3

    Obrigada estive a ver o anexo em questão, mas para nós que não percebemos nada desses assuntos, fica muito confuso. É que ele não ganhou nada com a parte dele, secalhar nem foi bem venda, mas sim doação. Na altura em que fizeram a nova escritura ele não trouxe papel nenhum, pois pagava-se e na altura não tinha dinheiro com ele. Provavelmente é nesse papel que devem estar todas as informações que precisamos para pôr no irs não é?

    Obrigada pela ajuda
    • mog
    • 24 abril 2012

     # 4

    Colocado por: Ana_Rod Provavelmente é nesse papel que devem estar todas as informações que precisamos para pôr no irs não é?

    Obrigada pela ajuda


    Sim, nomeadamente o valor de venda e também dados sobre o imóvel (n.º matricial). Se tiver uma boa relação com a ex, pode pedir-lhe uma fotocópia desse documento que não é nada demais.

    Também convém ter um documento que comprove o valor e data de compra desse imóvel.
    •  
      GF
    • 24 abril 2012

     # 5

    Colocado por: Ana_RodProvavelmente é nesse papel que devem estar todas as informações que precisamos para pôr no irs não é?

    Correcto. Esse "papel" chama-se escritura, e é lá que vai encontrar o que aconteceu à parte dele, se foi vendida, doada, ou whatever e por quanto.
    Basta ir ao sítio onde fizeram a escritura e pedir uma copia simples (normalmente até oferecem essa copia no acto da escritura).
    Se fizeram no banco, basta pedirem ao banco copia da mesma.
  3.  # 6

    Então o próximo passo é irmos lá buscar a escritura! Muito obrigada pela vossa ajuda!
    •  
      GF
    • 24 abril 2012 editado

     # 7

    Colocado por: Ana_RodEntão o próximo passo é irmos lá buscar a escritura! Muito obrigada pela vossa ajuda!

    É mesmo fundamental para poderem entregar o IRS, precisam de saber o que lá está.
  4.  # 8

    Nesta situação, também é necessário a parte que fica com a totalidade da casa apresentar alguma coisa no Anexo G do IRS, ou apenas quem "vende" tem que apresentar os valores no Anexo G.

    Obrigado
    • mog
    • 4 maio 2012

     # 9

    olá, o anexo G só é apresentado por quem vende.
  5.  # 10

    Eu este ano também me encontro nesta situação, no entanto preenchi o meu IRS, mas não mencionei qualquer campo de que tinha ficado com a restante parte da casa, apenas preenchi o Anexo A e H, e não tive qualquer tipo de problema, alias tendo sido já validade centralmente. No entanto quando a pessoa que me "vendeu" a parte dela preencheu o IRS, apenas lhe foi permitido fazê-lo na segunda fase, e entregando o Anexo G, tal como me informou!

    Foi efectuada uma escritura em que, assumi a outra metade do valor da casa! Não houve qualquer tipo de dinheiro envolvido, apenas o pagamento da escritura.
    A minha duvida surgiu, no facto de eu não ter declarado nada, nem sei se é ou não necessário da minha parte.

    Obrigado
  6.  # 11

    Olá novamente!

    Queria perguntar se me poderiam ajudar a preencher o anexo G...afinal parece que não foi feita uma escritura nova, mas sim um aditamento da anterior. Ou seja a única coisa que fizeram foi passar a metade da divida do empréstimo ao banco que pertencia ao meu namorado, para o actual companheiro da ex dele. A ex dele ficou com a metade dela, e a do meu namorado ficou para o companheiro dela. Sabem como terei que preencher? Não sei mesmo o que pôr lá:)

    Muito obrigada
    •  
      FD
    • 16 maio 2012

     # 12

    Colocado por: Ana_RodSabem como terei que preencher?

    É a mesma coisa.
    Se não recebeu dinheiro nenhum, o valor da realização será teoricamente zero mas, depende muito do que está escrito na escritura - é um aditamento à anterior mas, é uma escritura na mesma (penso eu).
  7.  # 13

    Olá, obrigado pela sua ajuda! Decidi telefonar para a linha das finanças, e foram bastante prestáveis, ajudaram-me a preencher e já enviei!

    Muito obrigado na mesma, cumprimentos!
    •  
      FD
    • 17 maio 2012

     # 14

    Então e como é que era para preencher?
  8.  # 15

    Só tive de preencher o quandro 4 no anexo G. O que gerou mais confusão é que tinha sido feita uma escritura de venda e não tinhamos a cópia, mas felizmente conseguiram-me dar todos os dados pelo telefone. Bastou fazer uma linha com a identificação do imóvel, ano e mês em que foi comprado, ano e mês da nova escritura, o valor de aquisição (metade), e o valor pelo que foi vendida (metade). penso que n me esqueci de nada. E no nosso caso foi relativamente mais fácil pois não havia mais valias, nesse caso deve-se ter de preencher mais qualquer coisa. Mas aconselho a telefonarem para as finanças pois foram muito prestáveis. Nunca pensei que desse para preencher tão facilmente pelo telefone, recomendo!
  9.  # 16

    Vou só emendar uma coisa pois o valor pelo que foi vendida não foi metade, foi um valor mais abaixo. Mas isso depois depende do que for negociado e consta tudo na escritura.
 
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