Iniciar sessão ou registar-se
    • MBRAZ
    • 24 abril 2012 editado

# 1

Boas,

Estou prestes a adquirir uma casa com 40 a 50 anos. O antigo proprietário já instalou um sistema de painel solar com termossifão e alimenta a casa de banho e cozinha.A casa tem cerca de 84m2 - 3 Quartos, 1 Sala, 1 Cozinha e 1 WC. Quartos com 10 a 12m2, Sala com 20m2, Cozinha com 15m2, Corredor para a WC com 10m2, WC com 10m2, mais coisa menos coisa.

Estou a pensar em fazer mais uma WC completa com poliban mesmo ao lado da antiga na zona de uma arrecadação que já existe. (ficam de costas uma para outra de modo a ser mais fácil passar canos).

Já que estou a comprar uma casa para remodelar (e posteriormente usufruir da mesma), tencionava também por energias renováveis. A casa já tem água da rede e electricidade própria, no entanto, quero aproveitar para gastar o mínimo possível de energias não renováveis. As minhas ideias eram:

- Aproveitar o Painel Solar e Por um Esquentador a Gás ou outra tecnologia como apoio (não sei o que existe e gostaria do vosso feedback);

- Aproveitar as águas dos banhos e da cozinha para a sanita;

- O telhado está a precisar de reparação (é viga de madeira e já está aos altos e baixo);

- A casa já tem placa e tencionava manter a mesma;

- Existe 1 Depósito elevado de água mas está fechado devido a estar rachado, queria ver se o reparava e o punha a alimentar a casa (existe uma torneira que permite escolher esse depósito ou água da rede - é possível por um "aparelhómetro" que seleccione automáticamente 1 ou outro para o fornecimento de água?!).

Posteriormente iria pensar em energia eólica ou solar para alimentar partes da casa, no entanto, os valores que tenho visto para isso são muito altos e pelas contas que fiz (1 painel solar + 1 gerador eólico só para alimentar 1 frigorífico de 12v demorava cerca de 25 anos a recuperar o investimento).

Basicamente só muito leigo nisto das energias renováveis e gostaria da vossa ajuda para saber o que hei-de de fazer.

Sei que a electricidade hoje em dia é algo difícil de "largar" pois tudo é movido à mesma, no entanto se conseguisse anular o gás ou a água da rede sempre era uma ajuda.

Digam de vossa justiça.

melhores cumprimentos,

Pedro
  1.  # 2

terá de ir por partes. uma reabilitação desse tipo carece de um bom estudo. onde fica a obra?
    Concordam com este comentário: fernandoR
  2.  # 3

Colocado por: fernandoFerreiraterá de ir por partes. uma reabilitação desse tipo carece de um bom estudo. onde fica a obra?

Boas,

Alentejo.

cumps,

Pedro
  3.  # 4

(Ps:Também sou leigo no assunto)

"Posteriormente iria pensar em energia eólica ou solar para alimentar partes da casa, no entanto, os valores que tenho visto para isso são muito altos e pelas contas que fiz (1 painel solar + 1 gerador eólico só para alimentar 1 frigorífico de 12v demorava cerca de 25 anos a recuperar o investimento)."

Pelo que já li não creio que o painel solar resista 25 anos,
    e é preciso ter em conta os gastos com manutenção e a perda de desempenho
    ao longo dos anos.
    Já houve alturas em que meter painéis solares a produzir electricidade era uma "mina de ouro",
    ( porque a EDP comprava a preço de ouro)

Em relação ao resto a principio são boas ideias, mas concordo como o FernandoFerreira:
    "terá de ir por partes. uma reabilitação desse tipo carece de um bom estudo"

Cumps.
  4.  # 5

Fiz, há uns anos, contas para aproveitar águas de banhos e cozinha para as sanita. Depósito (enterrado) + pequena bomba de água + canalização, acessórios, mão-de-obra, manutenção + CONSUMO DE ELECTRICIDADE = não compensa.
    A não ser que o maior lago artificial da Europa esteja em vias de secar, o que não me parece que venha a acontecer tão cedo.

Quanto a energias renováveis, a minha factura de Janeiro da EDP diz que as fontes de energia da electricidade facturada foram: 44% EÓLICA, 17% outras renovaveis, microproducao e cogeração, 9% hídrica, etc. A energia de fonte não renovável (carvão, gás natural, fuel, nuclear) somou cerca de 21%.
    Nós, lá em casa, pelo mesmo preço não faríamos melhor.

Na minha opinião, em vez de pensar em ser "auto-suficiente", compensa muito mais SER POUPADO (consumir pouco). Invista em bom isolamento térmico (cobertura e janelas), e em aquecimento de agua com painéis solares (que é no que, ao que parece, consumimos mais energia). Como este já existe, basta mantê-lo e/ou reforçá-lo.

PS: quanto a depósito de água para consumo, cuidado! Já ouviu falar em " doença do legionário"? Se não é essa, é outra qualquer :-)
    É uma que tem a ver com micro-organismos que se multiplicam em depósitos de água que não têm muita circulação (i.e., não são limpos com a devida regularidade). Esta é a razão pela qual os depósitos de água QUENTE devem estar acima dos 55*C. Para matar a bicharada!

Só + 1 coisa:
    Eu não faria "por partes".
    Faria um estudo integrado das necessidades domésticas, para apurar as formas mais ECONÓMICAS de lhes acudir. Depois comparava os custos com as das formas mais "ecológicas".
    Como acredito que vocé vai ficar VERDE ao ver os valores, o *excesso* de Ecologia passa-lhe logo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira, adoroadoro
  5.  # 6

quando falei em ir por partes, era estudar as várias soluções. quanto a executar claro que o melhor é fazer logo tudo na mesma intervenção.
    o colega luis tem razão.
    o solar térmico já está e é de aproveitar.
    agora será analisar todas as outras componentes e ver onde é que pode melhorar: Caixilharia / vidros; isolamento cobertura paredes e pisos; ventilação; vedação de vãos; equipamentos de aquecimento, etc
    podem até existir algumas patologias que precisem de ser resolvidas... humidades por exemplo
    sugiro que vá dizendo o que é que tem, adicionando umas fotos, que a malta vai ajudar.
    quanto ao solar fotovoltaico e eólica, não me metia nisso. o retorno do investimento é longo.
    quanto ao depósito elevado também não é boa solução, pela razão já apontada e porque depois irá ter pouca pressão. de onde vem a água que iria pro depósito?
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  6.  # 7

Boa Tarde,

caro Pedro como já lhe disseram, acho que deve ponderar bem essas escolhas e ver o edifício não como um um elemento adquirido, mas sim ver as suas fragilidades, a sustentantabilidade passa não só pela maior produção interna de energia possivel, mas também pela diminuição da necessidade de consumo da mesma.

Tenha em conta um bom projeto de remodelação com atenção redobrada a materiais, de modo a que ela seja o mais confortável possivel e tenha que gastar o menos energia possivel. Averigue já possiveis patologias existentes, e mentalize-se que custará dinheiro resolve-las.

Ao mesmo tempo pesquise então a melhor forma de aplicar as energias renováveis que dizia.

boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  7.  # 8

Boas,

Respondendo a todos:

- Muito obrigado pela ajuda;
    - Em relação ao aproveitamento de águas, o que necessitava de saber era se valia a pena ou não, pelo vistos não vale;
    - A parte do VERDE e Ecológico é muito bonito mas o que na realidade eu queria era poupar na "renda" mensal dos serviços, pois sei perfeitamente que o ecológico sai caro e nem sempre compensa (com grande pena minha);
    - Em termos de auto-suficiente não me parece ser possível se necessitarmos de algumas comodidades;

O que vou fazer de certeza é:

- Ter bom isolamento térmico (eventualmente externo para não ocupar mais espaço dentro de casa) - De fora há espaço à farta de dentro nem por isso ... - Falaram-me em uma placas de esferovite que levam rede e uma massa que são muito boas para isso;
    - Vou deixar 2 Pontos de Entrada para Energia, 1 da Rede e outra para as renováveis se alguma vez pensar nisso (fica já feito)...
    - Vou tratar do telhado pois o mesmo está ondulado, mesmo que não ponha vigas de aço, pelo menos as de madeira que lá estão irão ser novas;
    - Vou por chão que também tenha algum isolamento térmico (não vou por chão radiante pois consome muito tempo $$$$$ ).
    - Vou fazer uma segunda WC mesmo ao lado da outra, visto que é mais fácil puxar canos e ainda por cima o espaço para ela já lá existe.
    - Fazer uma revisão ao Painel Solar (alguém conhece na zona de Grândola que faça isto?)

Agradecia agora que me pudessem "iluminar" sobre os melhores (relação qualidade/preço) materiais para isolamento de casa e chão e outras sugestões que tenham (se conhecerem fornecedores para aquela zona eu tenho empresa que me permite comprar materiais de construção). Conto começar a obra lá para Junho, ainda antes disso tenciono por aqui fotos da casa e seu interior.

cumprimentos,

Pedro
  8.  # 9

Colocado por: MBRAZainda antes disso tenciono por aqui fotos da casa e seu interior.

Acho que deve meter fotos. ajuda a ajudar
  9.  # 10

Boa tarde

Acho que não deve poupar na reparação do telhado pois é a maior fuga de calor de uma casa, aposte numa solução que permita segurança e bom insulamento.
    Em relação ao chão radiante, recomendo um sistema a agua com painéis solares térmicos, o chão radiante trabalha com baixas temperaturas ao contrario do radiadores o que os painéis solares mesmo no inverno pode conseguir um bom aquecimento e se necessário pode por como apoio uma caldeira de aquecimento ou um recuperador de calor a lenha.
    Em relação ao deposito elevado faz e lembra as caldeira que antigamente se aplicavam dento das lareiras para aquecimento de águas para banhos em que o sistema funciona por gravidade, provavelmente a torneia a que se refere serve para seleccionar se pretende usar o esquentador ou a caldeira.

Miguel Ferreira
  10.  # 11

Discordo da parte em que diz que o aproveitamento de aguas não vale a pena!
    • PASA
    • 29 abril 2012

# 12

O depósito, se está rachado, só tem uma solução, troque por um novo, e se for em local com pouca exposição solar, que seja em fibra. Depois, se quer aproveitar as águas pluviais ou as de um poço, ou ambas, só tem que ligar um tubo de todas essas proveniências, mais um tubo de água da rede publica e balão que vai permitir a entrada desta água quando as outra(s) faltarem.
  11.  # 13

Colocado por: Sergio RodriguesDiscordo da parte em que diz que o aproveitamento de aguas não vale a pena!

Boas,

Então recomenda que pense nisso?

cumps,

Pedro
  12.  # 14

Colocado por: adoroadoroBoa tarde

Acho que não deve poupar na reparação do telhado pois é a maior fuga de calor de uma casa, aposte numa solução que permita segurança e bom insulamento.
    Em relação ao chão radiante, recomendo um sistema a agua com painéis solares térmicos, o chão radiante trabalha com baixas temperaturas ao contrario do radiadores o que os painéis solares mesmo no inverno pode conseguir um bom aquecimento e se necessário pode por como apoio uma caldeira de aquecimento ou um recuperador de calor a lenha.
    Em relação ao deposito elevado faz e lembra as caldeira que antigamente se aplicavam dento das lareiras para aquecimento de águas para banhos em que o sistema funciona por gravidade, provavelmente a torneia a que se refere serve para seleccionar se pretende usar o esquentador ou a caldeira.

Miguel Ferreira

Boas,

O chão radiante não vou pensar para já nisso visto que é muito caro. Sai mais barato ligar a salamandra. O Depósito elevado é daqueles antigo ainda em tijolo ou cimento ou lá o que é aquilo e a água sai por gravidade, como será só para banhos e lavar a loiça ainda estou a estudar a viabilidade da recuperação do mesmo.

cumps,

Pedro
  13.  # 15

Colocado por: fernandoFerreira
    Acho que deve meter fotos. ajuda a ajudar

Assim que as tenha hei-de por de certeza.

cumps,

Pedro
  14.  # 16

Colocado por: MBRAZBoas,

Então recomenda que pense nisso?

cumps,

Pedro

penso que sim, não parece mas a agua é provavelmente o bem mais precioso que temos e ao contrario do que se pensa vai haver alturas em que vai ser escassa!!! tem o exemplo de Bragança que quando falha uns dias de chuva têm que levar dezenas de camiões todos os dias abastecer aquela malta toda!
    pode colocar uma coisa simples, um deposito grande uma bomba aproveita a agua das chuvas, liga as torneiras da rua, rega, autoclismos ao fim pouca litros e litros de agua!
    • MBRAZ
    • 4 junho 2012 editado

# 17

Colocado por: Sergio Rodrigues

penso que sim, não parece mas a agua é provavelmente o bem mais precioso que temos e ao contrario do que se pensa vai haver alturas em que vai ser escassa!!! tem o exemplo de Bragança que quando falha uns dias de chuva têm que levar dezenas de camiões todos os dias abastecer aquela malta toda!
    pode colocar uma coisa simples, um deposito grande uma bomba aproveita a agua das chuvas, liga as torneiras da rua, rega, autoclismos ao fim pouca litros e litros de agua!

HUm.... Eu tenho 2 furos + 1 poço será que consigo aproveitar a água deles para os banhos e afins? Já agora onde poderei adquirir este tipo de material?

cumps,

PEdro
  15.  # 18

Colocado por: MBRAZJá agora onde poderei adquirir este tipo de material?

contacte a GRUNDFOS por exemplo têm tudo que precisa

0.0224 seg. NEW