Iniciar sessão ou registar-se
    • RMP
    • 24 abril 2012

# 1

Boa tarde.

Estou a acabar de remodelar a minha casa, e uma das coisas que lá queria instalar era uma salamandra a lenha.
    Porém, trata-se de um apartamento, o que limita - e muito - a minha pretensão.
    Felizmente, pensava eu, trata-se de um r/c, que tem um "avançado" natural, i.e., tem uma zona que não está directamente por baixo do prédio e que poderia permitir.
    No entanto, começo a achar difícil, pois as casas da especialidade remetem-me para pellets, dada a pouca exequibilidade que encontram no que quero.
    Junto um desenho, muito, muito rudimentar, para se ter uma ideia da configuração do prédio. A ideia era passar a tubagem dentro do tecto falso, até a esse "avançado" e depois para cima, mais ou menos como está no "boneco". Contudo, receio duas coisas:
    1 - Que a fumagem/exaustão não seja bem feita;
    2 - Que possa incomodar os vizinhos, especialmente em dias de vento.

Se alguém tiver alguma sugestão/ideia, muito agradecia.

Cumprimentos,

Rui M.P.
  1.  # 2

Esqueça isso, vai ter logo problemas com os vizinhos.

A chaminé ( boca de saida de fumos) para cumprir com os requisitos legais, terá de:
    - distar >10m de fachadas vizinhas e do seu prédio (se estas forem mais altas que a sua saida de fumos);
    - estar 0,50m acima da cumeeira da cobertura do seu prédio.
    • RMP
    • 24 abril 2012

# 3

Obrigado, Pedro Barradas.
    Então quer dizer que não tenho mesmo solução para o que pretendo? :-(

Ok, lá terei de me resignar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: adoroadoro
  2.  # 4

o predio é muito alto? senão caso o condominio fosse a favor poderia levar a extração ate la cima!
    ou a tal solução a pellets em que a queima é mais limpa, salamandra a lenha que conheço que faz menos fumos é a de chama invertida mas pelo boneco que vejo não dava tinha que ter pelo menos 6 mt de tubagem a direito e isolada!
    • RMP
    • 24 abril 2012

# 5

O prédio tem cerca de 10 m, creio (tem 4 pisos), e, logo por azar, nem tem condomínio organizado...
    • RMP
    • 24 abril 2012

# 6

Eu ainda insisti com o empreiteiro que me está a executar a obra, no sentido de ele fazer a extracção pela chaminé, mas ele diz que o máximo são duas ligações (exaustor e esquentador). Alguém tem alguma ideia sobre isto?
    Obrigado
  3.  # 7

Se o espaço não chega na chaminé porque não troca o exaustor pela salamandra.
    Concordam com este comentário: civismo
    • RMP
    • 25 abril 2012

# 8

Colocado por: frapimentSe o espaço não chega na chaminé porque não troca o exaustor pela salamandra.

Obrigado pela sugestão, mas, sinceramente, não a percebi... então como faria a extracção de fumos pelo exaustor?
  4.  # 9

RMP referiu que existiam duas ligações na chaminé o exaustor e o esquentador. Se retirar o tubo do exaustor da chaminé fica com espaço para colocar a saída de fumos da Salamandra para assim o fumo sair no topo do edifício. Quanto ao exaustor encaminha para onde queria por o da Salamandra ou mais perto porque nesse caso não precisa de afastar tanto pois só estamos a falar de vapores de agua e pouco mais.
  5.  # 10

Colocado por: frapimentRMP referiu que existiam duas ligações na chaminé o exaustor e o esquentador. Se retirar o tubo do exaustor da chaminé fica com espaço para colocar a saída de fumos da Salamandra para assim o fumo sair no topo do edifício. Quanto ao exaustor encaminha para onde queria por o da Salamandra ou mais perto porque nesse caso não precisa de afastar tanto pois só estamos a falar de vapores de agua e pouco mais.

isto é errado e muito perigoso, com o tempo vai-se acumulando gorduras nas paredes interiores da chaminé e ao colocar aí ligada a saída de fumos da salamandra, poderia vir a provocar um incêndio na chaminé, com consequências muito graves,

além de que não é permitido legalmente,

e a saída do exaustor tinha SEMPRE que respeitar aquilo que o Pedro Barradas referiu.
    • RMP
    • 27 abril 2012

# 11

Colocado por: jorgealves
    isto é errado e muito perigoso, com o tempo vai-se acumulando gorduras nas paredes interiores da chaminé e ao colocar aí ligada a saída de fumos da salamandra, poderia vir a provocar um incêndio na chaminé, com consequências muito graves,

e a saída do exaustor tinha SEMPRE que respeitar aquilo que o Pedro Barradas referiu.

Obrigado, Jorge Alves.
    Parece, então, que não há mesmo nada a fazer...
    Obrigado por todas as sugestões/opiniões.

Rui M.P.
  6.  # 12

Boa tarde

pode eliminar o esquentador colocando uma salamandra que faca que aquecimento de águas e com um deposito de apoio de resistência eléctrica. Poupas no gás e ainda podes fazer aquecimento central para o inverno e no verso a resistência aquece a agua. Mas e importante saber o diâmetro de fuga do esquentador.

Miguel Ferreira
    917801180
  7.  # 13

Jorgealves, quanto a acumulação de gorduras pode sempre efectuar-se uma limpeza não conheço nenhuma lei que impeça a colocação da salamandra nestas condições. Por outro lado o exaustor não e classificado como aparelho de tipo B pelo que as regras acima não se aplicam pelo menos tanto quanto e do meu conhecimento mas agradecia esclarecimentos e se pudesse colocar aqui o dl ficava para referencia futura.
    Cumprimentos
  8.  # 14

continuo a dizer que a solução passa por levar a tubagem ate la cima!
  9.  # 15

Colocado por: jorgealvesisto é errado e muito perigoso, com o tempo vai-se acumulando gorduras nas paredes interiores da chaminé e ao colocar aí ligada a saída de fumos da salamandra, poderia vir a provocar um incêndio na chaminé, com consequências muito graves,

e o sr jorgealves tambem sabe que não é so por causa disso que isso não é solução de certo a tubagem em questao é em chapa zincada................................................. =)

0.0156 seg. NEW