Iniciar sessão ou registar-se
    • eliseu
    • 8 dezembro 2008 editado

     # 1

    Boas, pretendo solicitar vários orçamentos para a remodelação de uma moradia e depois compara-los entre si. Se bem as quantidades orçamentadas são relativamente fáceis de conferir, já para os preços unitários torna-se um pouco mais complicado. Existe no site http://prc.aiccopn.pt/ uma base de dados com preços de referencia para os vários trabalhos a realizar. a minha duvida é se esses preços são os praticados actualmente e qual a margem de lucro a acrescer para o empreiteiro. Obrigado. Já agora a moradia situa-se no Algarve.
  1.  # 2

    Editado, pois não tinha percebido bem a questão...
    O Sr. Paulo já o "atendeu". ;)
  2.  # 3

    Eliseu

    Já estive a ver a base de dados que referiu e até conheço que a fez.

    1 - Aqueles preços são secos, isto é, são preços de custo do empreiteiro. A AICCOPN é uma associação de empreiteiros :)

    2 - Nem a brincar se pode guiar por aqueles preços. Como lhe disse, conheço uma das pessoas que está envolvida naquele projecto e ele (e os outros) vêm das grandes empresas de obras públicas, onde os preços que se conseguem, são mais baixos, que os praticados em vivendas. Uma coisa é adjudicar 15.0000m2 de alvenaria, outra é adjudicar 350m2 numa vivenda. Não estou a dizer que aquilo está errado, longe disso, quem o está a fazer, sabe o que faz e do que fala, simplesmente destina-se a mercados que não o seu.

    3- Para poder utilizar aqueles preços, terá de os corrigir em 50%, para correcção de volume de trabalho, a margem de lucro do empreiteiro, e localização da obra. Algarve?

    4 - Aquela base de preços está muito longe ainda de lhe poder dar uma base de trabalho para poder fazer orçamento ou comparar preços. Faltam lá ainda imensas especialidades
  3.  # 4

    Anónimo disse:
    Em Portugal, que eu conheça, essa e a base de dados do Cype é e única que pode ser consultada na net.
    Podes consultar a do cype em www.geradordeprecos.info

    Tal como disse o colega anterior cuidado com o aplicação cega da informação que podes encontrar, tenta sempre analisá-la à luz do que pretendes construir.

    Cumps
    José Pedro Costa
  4.  # 5

    A do Cype arrepia-me um pouco. Têm lá preços que não imagino como os calcularam. Existe outra muito boa em espanhol e quanto a mim, muito superior a ambas. Aliás, produtos que são um problema para se arranjar a tabela de preços, nos sites espanhóis estão online. (Veja o caso da Onduline)

    http://www.construmatica.com/bedec/

    PS: Não sou colega :)
  5.  # 6

    Anónimo disse:
    Realmente há por lá coisas que não compreendo, mas mesmo assim é uma das poucas fontes que apresenta preços em portugues.
    Realmente não se compreende como existe tão pouca disponibilidade das empresas portuguesas fornecerem preços, deve ser esse o motivo porque a cype disponibiliza esta base de dados! são espanhois e dispõem de muito mais informação! o problema talvez tenha sido a adaptação a portugal....

    Cumprimentos
    José Pedro Costa
  6.  # 7

    Obrigado a todos pelos comentários, talvez a melhor base de dados sejam os posts que são fornecidos pelos participantes neste forum.Cmp
    • AnaT
    • 9 dezembro 2008

     # 8

    Um pouco na sequência deste post, alguém me sabe explicar a relutância das empresas Portuguesas em colocarem preços online?

    Vejamos quem é da minha opinião...
  7.  # 9

    Colocado por: AnaTUm pouco na sequência deste post, alguém me sabe explicar a relutância das empresas Portuguesas em colocarem preços online?


    "Compreende-se" perfeitamente porque é que eles não querem por os preços online ou fornecê-los.Muitas empresas continuam a funcionar como se estivéssemos numa feira, pretendendo dar preços conforme a cara do cliente e depois partindo para o regateio, tentando dessa forma conseguir melhores negócios. Mas esta atitude é do século passado, quando não havia net e hoje com os mercados electrónicos é mesmo anacrónica.

    A minha base de preços de materiais tem neste momento 20.000 artigos, e está em construção à 5 anos e metade dos preços, para os obter, tive de ameaçar os fornecedores, que ou me davam a porra das tabelas ou então, iam vender noutro lado. Só para ver a dificuldade de se arranjar tabelas. Um vendedor disse-me que não me dava, mas que me respondia a qualquer hora do dia ou da noite, sem problemas. Liguei-lhe às 4 da manhã. 2 dias depois deu-me as tabelas.

    Na Tektónica tenho de mandar as moças (as minhas orçamentistas) com um decote menos "discreto", porque se for lá eu, não há. O que vale é a crise, os vendedores ultimamente andam menos esquisitos
    • AnaT
    • 9 dezembro 2008

     # 10

    Pois é o que eu pensava, Paulo.
    Os preços são dados conforme a cara, o carro e os sapatos do cliente.
    Depois é só fazer como em Marrocos e regatear os preços.
    E ainda há gente convencida que Portugal pertence à União Europeia...

    Haja paciência
  8.  # 11

    Não existem uns livros do LNEC com preços de referencia? Estão actualizados e são de fiar?
  9.  # 12

    Colocado por: rjmsilvaNão existem uns livros do LNEC com preços de referencia?

    Sim, existem, são as fichas de rendimento do LNEC. São úteis para ver rendimentos mas os preços estão muito caros. Que eu saiba a última edição é de 2004, mas a base é dos anos 70 e pouco mudou.

    Colocado por: rjmsilvaEstão actualizados e são de fiar?

    Não muito, porque foram feitas para uma realidade de há 20 ou 30 anos. Servem de apoio, quando não sabemos um preço, porque ajudam nos rendimentos, mas se alguém orçamentar alguma coisa com base naquelas fichas, têm duas hipóteses:
    Ou ganha imenso dinheiro ou vai à falência por perde as obras todas. Na generalidade os preços estão muito caros
  10.  # 13

    Se quiser ajuda o meu msn é [email protected]


    Boa sorte
  11.  # 14

    Tropecei neste site que também tem preços para alguns produtos... orem "bispem" lá:

    http://www.texsa.com/pt/

    Um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/
 
0.0168 seg. NEW