Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde…

Hoje trago outra dúvida, desta vez é sobre o aquecimento central.

Estou a falar do aquecimento com “recuperador de calor, acumulador, Radiadores, e painel solar”, (Este sistema de aquecimento deve ter um nome técnico, mas como não sei coloquei os aparelhos principais, sei que ainda leva umas bombas ou algo assim.)

Então é assim eu vou colocar a instalação toda, isso já decidi.
    A dúvida é esta: em várias situações reparei que o mesmo sistema de aquecimento que realmente resulta mas isto é porque se acende logo de manha, ou seja demora bastante para aquecer o ambiente da casa. Quanto a água sanitária confesso que gosto, pois bom os bebés tomar banho logo de seguida nos adultos e a água realmente esta quente. Posto isto, a ideia que tenho é que quando chegar a casa do emprego e acender a lareira acho que só vamos sentir o calor quando formos dormir. Será que compensa instalar o equipamento todo??? Quem tem acha que foi um bom investimento? (Já agora aproveito para perguntar outra coisa, Eu se meter a instalação toda e colocar o recuperador de calor já no sitio, não posso acender a lareira correcto? A água não circula não se pode acender é isso?)

Agradeço a vossa opinião sobre este tema.

Vou deixar algumas fotos.

Abraços
    Concordam com este comentário: noliveira85
  2.  # 2

+
      esquema.jpg
  3.  # 3

+
      img_servicos_aquecimento8.jpg
  4.  # 4

+
      painel_solar.jpg
  5.  # 5

+
      acumulador_solius_hydropack.jpg
  6.  # 6

+
      61559948_2.jpg
  7.  # 7

+
      universal_5_80.jpg
  8.  # 8

Peço mesmo a vossa opinião de todos, de quem tem e de profissionais que instalam este mesmo sistema.

Os esquemas que coloquei são um pouco confusos, pelo menos para mim, mas da para ter uma ideia.

Abraços
  9.  # 9

Eu ainda não tenho nada instalado. Eu foi ver uma moradia que esta quase pronta, e tinha este sistema que falo, mas como era a namorada do meu primo não soube explicar como funciona, sei que o painel estava ligado também ao acumulador (ou a algum aparelho ou algo assim) Não faço ideia como isso funciona.
  10.  # 10

Normalmente funciona assim:
    existe um depósito de água Quente Sanitária com dois permutadores.
    No permutador de baixo liga-se os painéis solares.
    no permutador de cima liga-se o recuperador de calor.
    o recuperador de calor é também ligado ao circuito de aquecimento dos radiadores.
    o sistema dá para "automatizar" de modo que primeiro aquece a água do depósito (para a cozinha e banhos), e depois de estar à temperatura desejada automaticamente desvia o caudal para os radiadores.
  11.  # 11

Colocado por: fernandoFerreiraNormalmente funciona assim:
    existe um depósito de água Quente Sanitária com dois permutadores.
    No permutador de baixo liga-se os painéis solares.
    no permutador de cima liga-se o recuperador de calor.
    o recuperador de calor é também ligado ao circuito de aquecimento dos radiadores.
    o sistema dá para "automatizar" de modo que primeiro aquece a água do depósito (para a cozinha e banhos), e depois de estar à temperatura desejada automaticamente desvia o caudal para os radiadores.

Então qual é a função dos painéis? Aquecer essa mesma água?
  12.  # 12

por algum feedback, há quem diga que após acender o recuperador, cerca de meia hora depois já se sente um ambiente confortável em casa. isto porque normalmente em dias que existe alguma radiação solar, como a água sanitária já se encontra á temperatura definida, o sistema começa mais cedo a enviar água quente para os radiadores.
    a maior desvantagem deste sistema, é ter de se acender a fogueira... ou seja não é automático.
  13.  # 13

Estou a ver a ideia.

Será que compensa o investimento?
  14.  # 14

os painéis aquecem a água do depósito (água para banhos e cozinha).
    num sistema com radiadores, normalmente não se aproveita a energia solar para aquecer a casa.
    os radiadores funcionam a alta temperatura, e ter um sistema solar a alimentar um sistema de alta temperatura não é viável.
    se quer aproveitar a energia solar para aquecer a casa, terá de instalar um sistema de baixa temperatura, por exemplo pavimento radiante hidráulico ou ventiloconvectores, mas deverá aumentar o numero de painéis solares.
  15.  # 15

Pois eu estou a perceber. E sei que um ou 2 painéis para aquecer a casa n ia dar nada. O que não sei é o que vai fazer isto tudo ligado ao mesmo tempo tipo ao acumulador. Eu já visto assim feito, não sei é o resultado.
  16.  # 16

Colocado por: fernandoFerreirahá quem diga que após acender o recuperador, cerca de meia hora depois já se sente um ambiente confortável em casa.

Meia hora?
    Ou a casa é muito pequena ou o recuperador tem um rendimento muiiiiiiiiiiito bom....
    É um sistema de consumos económicos é certo. Mas a nível de conforto deixa muito a desejar.
    O ideal será ter alguma fonte de calor principal, que mantenha uma temperatura mínima de conforto constante na casa, e depois o recuperador apenas COMPLEMENTAR esse sistema, conseguindo alguma redução nos consumos do mesmo.
    Caso contrário, se não houver pessoas bastante tempo por casa, vai haver sempre bastantes oscilações na temperatura interior da habitação.
  17.  # 17

O ideal será ter alguma fonte de calor principal

Tipo???
  18.  # 18

Tipo uma caldeira a Pellets; uma bomba de Calor; Também há recuperadores de calor a pellets; ...
  19.  # 19

Colocado por: Pedro Azevedo78Meia hora?
    Ou a casa é muito pequena ou o recuperador tem um rendimento muiiiiiiiiiiito bom....

sim, essa meia hora não inventei, já várias pessoas me falaram que após meia hora já sentem a casa a começar a aquecer, ou seja os radiadores a irradiar calor.
    as casas eram moradias tipo T3 com cerca de 160 m2
  20.  # 20

Pois, vou ter que ver quem tenha para ver o resultado.

0.0201 seg. NEW