Iniciar sessão ou registar-se
    • rober
    • 25 abril 2012 editado

# 1

boa tarde,
    estou a construir uma moradia nova, com cerca de 245m2.
    ainda estou indeciso acerca do aquecimento,mas gostaria de obter uma opinião acerca do que estou a tencionar colocar:
    2 painéis solares com acumulador de 300 l com dupla serpentina para aqs
    1 recuperador de calor para aquecimento acquatondo 22 a abastecer 7 ventiloconvectores.
    o recuperador será suficiente?
  1.  # 2

Como é que está a pensar fazer o apoio do sistema solar atraves da dupla serpentina?

Em que zona se encontra?

Quanta Kw é o recuperador de calor?
  2.  # 3

o recuperador irá fazer apoio aos painéis, mas também estou a pensar colocar um esquentador solar.
    na zona de ponte de lima
    o recuperador tem 26,4 kw.
    • eu
    • 25 abril 2012

# 4

Parece-me uma boa ideia...

Eu acredito que a lenha vai ser o combustível do futuro... pelo menos em Portugal.
  3.  # 5

Colocado por: robero recuperador tem 26,4 kw.

atenção segundo o RCCTE não pode ter mais de 25 kW de potência Instalada para aquecimento.
  4.  # 6

a casa tem 245 m2 e só vai meter 7 ventiloconvectores...?
  5.  # 7

a casa tem +/-170m2 climatizados, segundo os cálculos 7 ventiloconvectores são suficiente.
    eu queria era ter uma opinião se o recuperador será suficiente, pois para já vou deixar a pré instalação para a bomba de calor mas não a queria meter já.
    alguém conhece este recuperador? que acham do comportamento deste?
  6.  # 8

Colocado por: robera casa tem +/-170m2 climatizados, segundo os cálculos 7 ventiloconvectores são suficiente.
    eu queria era ter uma opinião se o recuperador será suficiente, pois para já vou deixar a pré instalação para a bomba de calor mas não a queria meter já.
    alguém conhece este recuperador? que acham do comportamento deste?

Os ventiloconvectores funcionam a baixa temperatura, logo para utilizar com recuperador deve instalar um depósito de inércia e todos os equipamentos de segurança e controlo de modo a controlar a temperatura da água, pode sempre experimentar só com o recuperador, não se esqueça é que quando chegar a casa a mesma estará fria, e só algum tempo após ligar o recuperador sentirá a casa a aquecer.
    Visto ter a pré-instalação prevista para a bomba de calor pode sempre posteriormente a colocar, mas atenção deixe o sistema todo preparado para o futuro, começando pelo deposito com as diversas serpentinas, etc, etc,
  7.  # 9

também vou instalar um deposito de inercia e um acumulador de 300l com dupla serpentina que também servirá de apoio aos painéis.
    depois de ligar o recuperador sabe dizer quanto tempo +/- leva os ventiloconvectores a aquecer a casa até uns 19º/20º graus?
    o que estou a pensar fazer será uma boa opção?
  8.  # 10

Colocado por: robertambém vou instalar um deposito de inercia e um acumulador de 300l com dupla serpentina que também servirá de apoio aos painéis.
    depois de ligar o recuperador sabe dizer quanto tempo +/- leva os ventiloconvectores a aquecer a casa até uns 19º/20º graus?
    o que estou a pensar fazer será uma boa opção?

Em relação ao depósito de inércia atenção ao dimensionamento, mas tambem pode aliar tudo num unico depósito.
    O tempo que levará a aquecer depende de como foi dimensionado o sistema, tipo de isolamento e qual a fonte de calor utilizada, mas pode levar entre 1 a 2 horas mas varia bastante de caso para caso.
  9.  # 11

alguém conhece o recuperador de calor AQUATTONDO 22?
    que acham do seu desempenho?
    alguém sabe dizer quanto custa?
  10.  # 12

Colocado por: roberalguém conhece o recuperador de calor AQUATTONDO 22?
    que acham do seu desempenho?
    alguém sabe dizer quanto custa?

existe foristas que ja instalaram essa maquina não me lembro do nome mas sei que tem pelo menos um|
  11.  # 13

Deve ter em atenção, tal como já foi dito anteriormente, que:

Tem de escolher um equipamento com uma potência inferior a 25 kW, senão o licenciamento da sua casa vai ser o equivalente ao de um edifício de serviços, que como calculo não deva ser o seu objectivo. Até pelo valor monetário associado a esses licenciamentos.

Como tem ventiloconvectores, terá de ter especial atenção em colocar válvulas misturadoras e o respectivo controlo para que possa abastecer os VC's a 45º.

Na minha opinião, penso que está com uma solução um pouco rebuscada demais para o objectivo, no sentido em que está a criar um sistema que é obrigado a funcionar de uma forma indirecta. Ou seja, está a aquecer a água a 80ºC para depois usá-la practicamente toda a 45ºC, onde vai ter controlo no circuito hidraulico. E depois ainda vai colocar um esquentador para apoio ao solar. E vai ter ainda mais um depósito de inercia. vai precisar de espaço para isso tudo! :)

De qualquer das formas não deixa de ser uma solução válida, mas como disse, demasiado rebuscada, podia ser bem mais simples e funcionava igualmente bem.

Gostaria era de perceber porque razão está a pensar colocar um recuperador com 26 kW? para 170 m²? isso dá 150W/m²! estes números podem não lhe dizer muito, mas para mim este valor dá-me a ideia que a casa está no Norte da Europa e sem isolamento! Estou a exagerar...mas de facto é muita potência!
  12.  # 14

peço desculpa pelo erro, mas a potencia do recuperador de calor é 18,6 kw.
    agradecia mais soluções válidas, eficazes e económicas para esta situação (recuperador principal fonte de energia).
  13.  # 15

Colocado por: roberpeço desculpa pelo erro, mas a potencia do recuperador de calor é 18,6 kw.
    agradecia mais soluções válidas, eficazes e económicas para esta situação (recuperador principal fonte de energia).

Se o recuperador de calor é o elemento fixo, em vez dos VC's eu colocaria radiadores. Em vez de ter um depósito de inercia, mantinha o depósito de dupla serpentina para o apoio solar e assumiria que o aquecimento ambiente não seria instantâneo (demoraria algum tempo até começar a água a circular a 80ºC). Esta seria uma solução eficaz e barata, alias... penso que em habitação é uma solução muito recorrente. Se o orçamento ainda lhe permitir, então colocaria um depósito de inércia, que sempre agiliza o aquecimento ambiente.

Garantiria também que o apoio ao solar era efectuado pelo recuperador, e não adicionava mais equipamentos á solução.
  14.  # 16

a minha escolha está mais inclinada para os ventiloconvectores porque tenho a intenção de um dia mais tarde colocar uma bomba de calor para fazer frio.
    quanto tempo +/- demora aquecer a casa com radiadores? e com ventiloconvectores?
    tem ideia de preços para ambas as soluções?
  15.  # 17

Colocado por: robera minha escolha está mais inclinada para os ventiloconvectores porque tenho a intenção de um dia mais tarde colocar uma bomba de calor para fazer frio

se quer quente e frio meta ar condicionado.
    vai agora investir num recuperador de calor (pelo menos 1500 euros), e depois mete uma bomba de calor... mais 4 ou 5 mil euros... só para fazer frio...
  16.  # 18

Colocado por: robera minha escolha está mais inclinada para os ventiloconvectores porque tenho a intenção de um dia mais tarde colocar uma bomba de calor para fazer frio.
    quanto tempo +/- demora aquecer a casa com radiadores? e com ventiloconvectores?
    tem ideia de preços para ambas as soluções?

Pelo próprio processo em si, os VC's como fazem circular o ar de um modo forçado acabam por permitir um aquecimento mais rápido que os radiadores. O tempo que demoram, depende muito da carga térmica a remover do espaço e da própria potência do equipamento.

Tipicamente os radiadores são mais baratos que os VC's.
  17.  # 19

Quais são os melhores ventiloconvectores os da emmeti ou os da olimpia?
  18.  # 20

Colocado por: Anonimo18072022AE a partir de potências de aquecimento superiores a 25KW além do RCCTE passa a aplicar-se também o RSECE (Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização
    em Edifícios) ou seja tem que existir projecto de aquecimento.

correcto. devia ter dito "não deve ter mais de 25 kW, senão passa a RSECE"

0.0139 seg. NEW