Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos,

Possuo uma moradia t3 com alguns anos, sem ruptura termica nas paredes,sotão e chão inclusive, coloquei aluminio com ruptura termica e vidro duplo laminado 5+5+cx12+5 Antelio claro.
    Infelizmente, foi colocado soalho com caixa de ar de 150mm, sem qualquer isolamento
    A temperatura interna da moradia oscila entre 13º eos 16º graus, não muito diferente da exterior; pelo que tenho lido no forum, o mais economico/soluçao rapida seria o ar condicionado.
    Tenciono inicialmente colocar ar condicionado mono-split inverter na sala, que tem uma area de 46m2, qual seria a potencia adequada para o seu aquecimento?
    Estou aberto a outras sugestões.

Obrigado
    •  
      FD
    • 26 abril 2012

# 2

Colocado por: spliterEstou aberto a outras sugestões.

Revestir pelo exterior com material isolante, é hipótese? (pesquise no fórum por ETICS ou cappotto)
    Concordam com este comentário: rsl
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spliter
    • rsl
    • 26 abril 2012

# 3

Boa tarde,
    Tratando-se apenas de um espaço a climatizar e nesta fase da obra concordo que o ar condicionado seja a melhor opção.
    Em termos de dimensionamento existem diversos factores que influenciam a carga térmica do espaço. Caso seja um espaço com pouca área em contacto com exterior e pouca área de envidraçado iria para uma máquina P35, caso contrário preferia pagar mais um pouco e ir para uma P42.
  2.  # 4

Boas,
    Obrigado pelos comentários, o sistema capotto neste momento está fora de questão, pois envolve custos que não consigo suportar (o que não quer dizer que não o vá fazer mais tarde).
    Qual o significado de p35 ou p42? Potencia?
    Obrigado.
  3.  # 5

qual a área total da casa?
    localização?
    precisa de arrefecer? ou é somente aquecimento?
  4.  # 6

A moradia tem cerca de 92m2
    Somente aquecimento,
    Tencionava colocar apenas na sala.
    • rsl
    • 26 abril 2012

# 7

Colocado por: spliterBoas,
    Obrigado pelos comentários, o sistema capotto neste momento está fora de questão, pois envolve custos que não consigo suportar (o que não quer dizer que não o vá fazer mais tarde).
    Qual o significado de p35 ou p42? Potencia?
    Obrigado.

É o índice de potência da unidade interior. Exemplo: P32 = 3200W de potência em arrefecimento
  5.  # 8

Colocado por: jorgealveslocalização?
  6.  # 9

Colocado por: jorgealves

Funchal, a 500m de altitude.
    Obrigado.
  7.  # 10

já equacionou outras fontes de aquecimento? como seja um recuperador de calor, porque se o que pretende é só aquecimento, e o ar condicionado aí vai ter uma vida útil reduzida devido ao clima agreste (salino) da região,
    não é que seja má solução, muito pelo contrario,
    e até vai buscar muito bons rendimentos por causa das temperaturas relativamente amenas.

se mesmo assim quiser avançar com o AC, seria mais do que suficiente uma maquina de 3,5Kw que em aquecimento debita entra 4,5Kw a 6Kw, dependendo da qualidade da mesma.
  8.  # 11

Obrigado, pelo comentario.
    Acho terei muito mais trabalho com o recuperador de calor, alem de nao idealizar o local para o colocar.
    Acho que vou mesmo optar pelo ar condicionado.
    Obrigado.
  9.  # 12

Boas a todos,
    Estou decidido em comprar um monosplit inverter da Daikin,
    qual aconselhariam (consumos, decibeis,cop etc, peço desculpa pois sou leigo nesta area) e o preço medio do conjunto sem a instalaçao?
    • rsl
    • 28 abril 2012

# 13

Colocado por: spliterBoas a todos,
    Estou decidido em comprar um monosplit inverter da Daikin,
    qual aconselhariam (consumos, decibeis,cop etc, peço desculpa pois sou leigo nesta area) e o preço medio do conjunto sem a instalaçao?

Boa tarde,

Na minha opinião Daikin é uma boa marca, mas um bocado sobrevalorizada. Aconselhava-o também a estudar a opção Mitsubishi Electric. As máquinas são um bocado caras, mas valem bem o dinheiro. Bastante fiáveis e boas performances para diferentes condições. Esqueça um pouco o COP. O COP tabelado são nas condições Eurovent, e nessas condições todas as máquinas têm bons COP's. Os fabricantes "calibram" as máquinas para essas condições. Agora fora das condições Eurovent já é outra história.
    Neste caso, não é critico visto a máquina ser para a sala. No entanto, caso fosse para um quarto um dos factores que deve ter mais em atenção é o ruído. Não adianta pagar um AC que depois terá que desligar para poder dormir. Para um quarto o nível de ruído deve rondar os 20 dB. Uma vez mais a Mitsubishi E. tem máquinas muito boas neste aspecto.

Cumps,
    Concordam com este comentário: system32
  10.  # 14

Opinioes, precisam-se
    Qual o que comprar?
    daikin ftxs-g e rxs-g (35kw)
    mits msz-ge35va e muz-ge35va
  11.  # 15

Colocado por: rslPara um quarto o nível de ruído deve rondar os 20 dB. Uma vez mais a Mitsubishi E. tem máquinas muito boas neste aspecto.

a Daikin faz 19 DB e com um valor mais baixo de tabela, e no tocante a assistência técnica a MB esta anos luz da Daikin.

As condições Eurovent vigentes (que vão mudar em 2013) têm a função de analisar as maquinas para as mesmas condições de serviço e o ,ais aproximado possivel das condições reais de uso, pelo que o seu comentário é obscuro e carece de fundamento.

Colocado por: spliterqual aconselhariam
    melhor COP: FTXR 42E + RXR 42 E. melhor preço: FTXN- 35 L + RXN 35 L, opção equilibrada: FTXS 35 J+ RXS 35 J com valores de tabela respectivamente 1749€, 739€ e 988€.
  12.  # 16

São máquinas com desempenhos e qualidade semelhante.
    A mitsubishi é mais silenciosa o que para o caso pode não ser importante. A daikin tem mais funcionalidades que podem ou não ter interesse para si, e costuma ser mais cara.
    Sendo assim, se vir vantagens nas funcionalidades da unidade interna da daikin e não se importar de pagar mais, escolha daikin, se não vir vantagens escolha mitsubishi que costuma ser mais barata.
    Peça orçamento para as duas e depois decida.
    De todo o modo, com qualquer uma delas ficará bem servido.
    Concordam com este comentário: rsl
  13.  # 17

Colocado por: dfserraA mitsubishi é mais silenciosa

discordo, porque existem modelos com os mesmos valores de ruido Euvent (19Db)

Colocado por: dfserraSão máquinas com desempenhos e qualidade semelhante.

aqui estamos de pleno acordo.

Colocado por: dfserraA daikin tem mais funcionalidades

somente dois modelos têm mais funcionalidades, os restantes são iguais,

Colocado por: dfserramitsubishi que costuma ser mais barata.

aqui depende mais de quem vende do que da marca.
  14.  # 18

Olá jorge Alves,

Qual é o modelo que faz 19 db?

Eu estava-me a referir aos modelos em concreto que foram questionados.
    Se as especificações não mudaram, o daikin fazia 22 db em arrefecimento e 25 em aquecimento. Com 19 db na daikin só conhecia aquele modelo de chão com painel radiante.
    Quanto ao modelo mais barato da Daikin não sei quantos db faz, mas é menos eficiente, pelo que é outra gama.
    • rsl
    • 28 abril 2012

# 19

Colocado por: spliterOpinioes, precisam-se
    Qual o que comprar?
    daikin ftxs-g e rxs-g (35kw)
    mits msz-ge35va e muz-ge35va

Boa noite,
    Pessoalmente prefiro Mitsubishi E.
    Relativamente ao comentário acima de "e no tocante a assistência técnica a MB esta anos luz da Daikin" não possuo conhecimento de ambos os serviços para comentar, mas tenho as minhas reservas. Não me parece de todo que exista uma diferença tão significativa. De qualquer forma, o seu compromisso é com a empresa instaladora. Deverá certificar-se que a empresa instaladora tem um bom serviço de assistência.
  15.  # 20

Colocado por: dfserraQual é o modelo que faz 19 db?

o modelo FTXS-K, que foi criado de propósito para esta condição, porque 3 Db de diferença é ridiculamente imperceptível.

0.0226 seg. NEW