Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora Boas.
    Faço a minha estreia neste fórum, após ter verificado que é um fórum de grande qualidade, pelas soluções apresentadas.
    Após a "engraxadela" inicial, venho expor-vos um pequeno problema: No vosso caso desconheço, mas o apartamento onde vivo não expande á medida das minhas necessidades... ;) Gostaria de poder aproveitar melhor uma marquise que temos para um pequeno escritório, pois o actual terá de ser desocupado para um novo inquilino que eventualmente venha... Contudo, de Inverno é gelada e de Verão serve de sauna tendo o sol a bater inclemente lá toda a tarde. Em conversa com a patroa, chegamos a uma conclusão: temos de isolar bem a marquise. Mas tenho duvidas assim como ela. Ela insiste em estores térmicos, como tem um nosso vizinho e eu pensaria em vidros duplos, ou até complementar ambas as soluções. Mas há um p€qu€no obstáculo a tudo isto...e penso que isso já adivinharam... ;) é não t€r uma ideia do custo de tudo isto!

    Será que poderiam ajudar-me? Não a nivel de €€, pois sei que a vida está difícil para todos...
    As dimensões do local onde eventualmente levará estore térmico e/ou vidros duplos: 5400 x 2100 (mm). Com 1200 entre a janela e a porta para a sala.
    Vivo no Deserto....ups, Margem Sul do Tejo, mais precisamente no Seixal.

    [Editado por erro nas dimensões...]
  2.  # 2

    O vidro duplo em principio vai originar um aumento da temperatura interior.
    Conta com muito calor.
  3.  # 3

    Colocado por: 2970713O vidro duplo em principio vai originar um aumento da temperatura interior.
    Conta com muito calor.

    Ah????!!!!!
    Para esclarecer, vou deixar o valor do Coeficiente de transmissão térmica (U) do vidro simples e do vidro duplo:
    Vidro simples 4mm U=5,7W/m2(k)
    Vidro duplo 4(12)4 U= 2,9W/m2(k) - vidro ext. de 4mm + camara de ar de 12mm + vidro int de 4mm

    Ou seja, o vidro duplo "isola" practimente o dobro de um vidro simples...
    Mas aínda pode fazer melhor:
    Vidro duplo Climaplus c\ planitherm 4(12)4 U=1,5W/m2(k)
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: 2970713O vidro duplo em principio vai originar um aumento da temperatura interior.
    Conta com muito calor.

    Ah????!!!!!
    Para esclarecer, vou deixar o valor doCoeficiente de transmissão térmica (U)do vidro simples e do vidro duplo:
    Vidro simples 4mmU=5,7W/m2(k)
    Vidro duplo 4(12)4U= 2,9W/m2(k)- vidro ext. de 4mm + camara de ar de 12mm + vidro int de 4mm

    Ou seja, o vidro duplo "isola" practimente o dobro de um vidro simples...
    Mas aínda pode fazer melhor:
    Vidro duplo Climaplus c\ planitherm 4(12)4U=1,5W/m2(k)


    Usando os cálculos do nosso amigo e colega de fórum, o Pedro Barradas com os cálculos térmicos para as paredes:

    - alvenaria simples, com isolamento pelo exterior (ETICS) , composta por: Bloco leve de betão (esp, entre 20cm a 30cm) + XPS 40mm > U=0.58 [W/(m2.ºC)]

    - alvenaria dupla , composta por: Tijolo furado (esp, 11cm + 15cm) + XPS 40mm + caixa de ar > U=0.47 [W/(m2.ºC)]

    - alvenaria dupla , composta por: Tijolo furado (esp, 11cm + 15cm) + XPS 40mm, sem caixa de ar> U=0.51 [W/(m2.ºC)]

    Se tivermos muitas superficies vidradas bem se pode esturrar dinheiro em isolamentos, ou terei a ver o filme erradamente?

    Um abraço
  5.  # 5

    Claro que as superfícies vidradas são SEMPRE o ponto fraco em termos de isolamento...
    De qualquer forma entre os 5,7W/m2(k) do vidro simples, para uns 1,5W/m2(k) do vidro duplo planitherm, estamos a falar de "melhorias" incriveis!
    Agora comparado com uma parede... ;)
    Estores exteriores para o verão e umas cortinas bem grossas para o inverno também dão uma boa ajuda!
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Azevedo78Claro que as superfícies vidradas são SEMPRE o ponto fraco em termos de isolamento...
    De qualquer forma entre os 5,7W/m2(k) do vidro simples, para uns 1,5W/m2(k) do vidro duplo planitherm, estamos a falar de "melhorias" incriveis!
    Agora comparado com uma parede... ;)
    Estores exteriores para o verão e umas cortinas bem grossas para o inverno também dão uma boa ajuda!


    Há de facto melhorias incriveis,pelo menos no papel,onde aparecem esses dados todos, com o vidro duplo da planitherm. Chego á conclusão que de facto posso combinar ambas as soluções: estore termico + vidro duplo. E este material ficar-me-ia por quanto, para ter uma ideia? Tanto os estores térmicos como o vidro duplo...É que se tiver orçamento para isso combino ambos, ficando com uma marquise praticamente isolada do exterior (tanto termica como sonoramente).
    [EDIT: Fazer a pergunta de outra forma: Alguém me sabe informar em quanto ficariam os Estores Térmicos + respectiva montagem? Ou a colocação de nova caixilharia para os vidros duplos? Ou ambas as obras?]
  7.  # 7

    Abusando um pouco da boa vontade da malta do fórum, gostaria de saber se alguém conhece alguma firma que se predisponha a fazer ambos os serviços (estores térmicos + vidros duplos) na margem Sul, no concelho do Seixal... As poucas que tenho contactado são todas da outra banda.

    Obrigado pela atenção.
  8.  # 8

    Colocado por: Van_DaimAbusando um pouco da boa vontade da malta do fórum, gostaria de saber se alguém conhece alguma firma que se predisponha a fazer ambos os serviços (estores térmicos + vidros duplos) na margem Sul, no concelho do Seixal... As poucas que tenho contactado são todas da outra banda.

    Obrigado pela atenção.


    Vitor Pinheiro - Industria e Comercio de Aluminio
    Av. M.F.A. , Nº22
    2825-370 Costa de Caparica
    Tel. 21 291 81 80
    Fax. 21 291 81 87/9
    E-mail: [email protected]


    responderam-me recentemente a um orçamento com preços bem interessantes, mas nunca trabalhei com eles

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Van_Daim
  9.  # 9

    Eu não percebo muito disto, mas vou sugerir que, e uma vez que a marquise ja esta fechada, antes de gastar diheiro que pode vir a ser desnecessario, experimente forrar os vidros ja eistentes com pelicula espelhada... Penso que seja uma boa opçao para reduzir custos....


    Isto claro é uma opiniao... ;)
  10.  # 10

    Boas, entrei nesta discussão e apercebi-me de que a malta que comenta , e bem, ( relativamente aos vidros ) mas não comenta em relação aos ditos " Estores Térmicos", os quais são a maior aldrabice que existe em termos literais.
    Passo a explicar : o estore é apelidado de "térmico" porque incorpora no seu interior espuma de poliuretano, que como se sabe tem um baixo coefeciciente de transmissão térmica o que a torna excelente para isolamento de paredes, tectos, e inumeras aplicações tanto de isolamento como de fixação . O problema reside no facto de que a espuma que a lâmina de estore incorpora (sendo esta em alumínio) só serve para dar alguma consistência à dita cuja e não serve para melhorar o isolamento, já que a lâmina é continua , ou seja, não possui corte térmico que separe a parte exterior da interior, assim quando a parte exterior atinge 50 º aparte interior atinge os 50º senão mais pelo facto do efeito estufa, (de não existir corrente de ar na zona entre o estore e a janela), a cor do estore também é muito importante, já que quanto mais escura for mais absorve o calor ( dai os 50º que referi, podendo atingir bem mais ). Conclusão: Um individuo instala estores térmicos a pensar na "térmica" e realmente obtém um forno, o qual consegue baixar a temperatura com o simples facto de subir os estores.
    O estore " térmico " apareceu no mercado para combater o "empeno" do estore de PVC ( os antigos de plástico branco), bem como os furos provocados pelas pedras de granizo e pedradas das crianças vizinhas, e todo o mau funcionamento destes derivado de:
    A fita demasiado pesada, o que originava a sua quebra, pela inexistência na altura de rolamentos no tubo onde o estore enrola;
    O atrito das lâminas nas calhas onde corre, que fazia com que existisse um desgaste e posterior saída das lâminas;
    A quebra da ligação entre lâminas, em algumas marcas de estores onde a fórmula utilizada para extrudir o PVC na forma de lâmina não teria os componentes ideais. etc, etc.
    MAS ERAM E SÃO OS MELHORES "ESTORES TÉRMICOS", porque a condutividade térmica do PVC é 1000 vezes inferior à do alumínio.
    Aproveitando a deixa, aconselho a que esta marquise seja totalmente renovada, substituida por caixilharia em PVC, com estore " térmico " de alumínio em cor branco, e no mínimo vidro duplo 4-16-4 ( 4 vidro normal) - câmara de 16 entre vidros - e (4 neutralux-s) ( ver em www.vitrochaves.pt), para combater as diferenças de temperatura e o indesejado efeito do estore ( apesar de ser branco). Hoje em dia esta caixilharia também possui um estore agregado ( monobloco) que não permite a inevitável entrada de ar pelo painelado de madeira que " tapa " os estores tradicionais.
    Para mais informações, perguntem que tenho todo o prazer em responder, a propósito também posso fornecer orçamento para ficar com uma ideia do quanto se pode ou não gastar para obter o isolamento desejado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, got, dutilleul, Layman
      estore.JPG
    • JCC
    • 19 janeiro 2009

     # 11

    Colocado por: Gustavo MendesBoas, entrei nesta discussão e apercebi-me de que a malta que comenta , e bem, ( relativamente aos vidros ) mas não comenta em relação aos ditos " Estores Térmicos", os quais são a maior aldrabice que existe em termos literais.


    A minha casa tem estores térmicos e no essencial comprovo o que o Gustavo Mendes refere. Em termos térmicos apenas serve para no verão evitar que o sol bata de "chapa" no vidro (não evitando o seu aquecimento), e entre pela casa "adentro". O maior benefício será em termos de segurança (os meus incorporam fechos) e durabilidade.
  11.  # 12

    O antigo dono da nossa casa fez obras nela. Derrubou a parede da marquise de maneira a ampliar a sala. No interior tapou com parede as janelas , sobrando duas janelas de correr com vidro duplo espelhado e bronzeado, com estores térmicos... castanho escuros! Optámos por remover os estores porque as respectivas caixas estavam inesteticamente colocada na fachada do prédio. Eu sentia um calor brutal quando abria as janelas. Num quarto com a mesma exposição solar e estores convencionais o calor era muito menor. Apesar de termos ficado sem estores não me arrependo de tê-los tirado.
    Agora... E se os estores convencionais tivessem recheio de espuma de poliuretano? Não haveria um melhor isolamento térmico? Ainda hei-de comprar uma lata de espuma em spray e encher lâmina a lâmina os estores de uma divisão. É trabalhoso mas pode ser que funcione .-)
  12.  # 13

    Viva,
    Este forum é realmente muito Útil.
    Reparei que percebem bastante de vidros e estores.... e gostaria da vossa ajuda em relação a estores.
    Tenho uma Moradia rés do chão com muita área envidraçada do tecto ao chão. Ela não tem estores exteriores nem a caixa para os colocar.
    Assim preciso de colocar estores exteriores eléctricos com o motor por fora, mas que o motor não ocupe muito (o vidro vai mesmo até ao tecto)
    Eu vi uns que não sei a marca que parecem fantásticos e não me estragariam o aspecto da casa, tendo a mais valida de ser muito seguros já que encaixam uns nos outros e travam quando está totalmente fechado...penso que são alemães... pelo que me disseram aqueles em concreto são caríssimos, para a minha casa precisaria de cerca de 10.000€.
    Conhecem soluções para colocar estores exteriores nestas condições? A segurança é fundamental assim como a parte estética.

    Agradeço ajuda!
  13.  # 14

    Colocado por: Van_DaimAbusando um pouco da boa vontade da malta do fórum, gostaria de saber se alguém conhece alguma firma que se predisponha a fazer ambos os serviços (estores térmicos + vidros duplos) na margem Sul, no concelho do Seixal... As poucas que tenho contactado são todas da outra banda.

    Obrigado pela atenção.


    [pub]Contacte a Sertalp[/pub]
    • JCCS
    • 2 outubro 2010 editado

     # 15

    [pub]www.estores.pt têm loja no montijo[/pub]
  14.  # 16

    Existem estores termicos´já incorporados no vidro duplo.
    [pub]www.lusoduplo.com.pt
    Empresa em vila do Conde que os fabrica.[/pub]
  15.  # 17

    Aproveito este tópico sobre estores para perguntar se alguém conhece alguma loja na zona de Coimbra que venda estores com as características indicadas na foto em anexo -- claro que o comprimento é algo que se pode ignorar. :)

    O que pretendo fazer é substituir duas réguas bases que tenho danificadas por outras duas com aspecto idêntico. Já fui a pelo menos três lojas da especialidade, e as réguas que têm em PVC têm sempre características diferentes: ou não têm o friso duplo ou são mais altas.


    Obrigado!
      EstoreExtPVC.jpg
  16.  # 18

    Boas,
    Existem no mercado vidros duplos Já com estore incorporado.
    Com optimos desempenhos termicos e acusticos.
    O comando pode ser electrico ou manual.
    penso que na Exponor na feira com nome « Projecto casa »
    Para quem esta a construir casa, como é o meu caso vale a pena lá ir.
  17.  # 19

    Decorre em que datas? já que tambem me encontro em fase de projecto de construção de casa.
 
0.0200 seg. NEW