Iniciar sessão ou registar-se
    • Tere
    • 26 abril 2012 editado

# 1

Boas!

Hoje finalmente decidi-me e aqui estou eu para tirar algumas dúvidas relativamente à aquisição de uma casa antiga+terreno e desde já agradeço a v/ disponibilidade para comentar.

Então a pretensão é adquirir o dito imóvel com recurso, em parte, a credito bancário: 30 000€(pois é o mínimo que podemos pedir) e o restante assegurado por nós: 15 000€. Até aqui tudo certo mas depois surge a questão. A casa e o terreno estão legalizados separadamente, ou seja, dois artigos distintos. A dúvida está no facto de o banco poder considerar estes dois imóveis num só empréstimo ou não. Poderemos também tentar o empréstimo só pela casa mas como é uma casa antiga e pequena (60m2) não me parece que a avaliação vá ser favorável

Alguém que tenha passado por situação semelhante que diga de sua justiça, ou então algum conhecedor das lides bancárias...

Muito obrigada a todos por me lerem e por todos os esclarecimentos prestados neste fórum .
    •  
      FD
    • 26 abril 2012

# 2

Pelo que sei, não há qualquer tipo de problema em pedir um só crédito para dois "artigos".
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar, Heart Blue
  1.  # 3

Não estou muito certo, mas julgo que mesmo estando em 2 artigos e ambos já estarem em seu nome é tranquilo.

Já fez o registo de propriedade e a escritura certo???
    • Tere
    • 26 abril 2012

# 4

Ainda não foi feita escritura pois queremos adquirir recorrendo ao credito (uma parte-30 000€) o restante é pago por nós 15 000€.
  2.  # 5

Colocado por: TereAinda não foi feita escritura pois queremos adquirir recorrendo ao credito (uma parte-30 000€) o restante é pago por nós 15 000€.

Pois isso assim já não sei se vai ser fácil… mas… boa sorte.
    Porque se são 2 artigos é 2 compras para o banco… Mas isto sou eu a pensar… não estou a par do assunto…
    • Tere
    • 26 abril 2012

# 6

Obrigada Heart Blue.

É isso mesmo, não me parece viável o facto de haverem 2 artigos distintos para um só empréstimo...

Ninguem passou por situação semelhante????
  3.  # 7

Boa tarde,

Parece-me tranquilo desde que a avaliação dê para lhe concederem o crédito, voce paga tudo ao vendedor e é feita na escritura a passagem dos terrenos para seu nome. fica com a hipoteca apenas na casa.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • Tere
    • 26 abril 2012

# 8

doisarquitectos boa tarde,

Então assim sendo terei que recorrer ao credito só pela casa excluindo os terrenos talvez seja essa a solução...e correr o risco de uma avaliação favorável só à casa. Mas por outro lado não tem muita lógica, o terreno está todo murado e no centro está a habitação. Será que o avaliador vai avaliar só a casa?

Cmp.
  4.  # 9

Se a avaliação da casa for suficiente para os 30.000 não haverá problemas, nem que depois pague o terreno com os 15.000, o que interessa ao vendedor é receber a quantia toda, estou a presumir que se trata do mesmo proprietário.

Pode no entanto pedir aconselhamento a um solicitador. e depois se necessitard e ajuda com projeto contacte.:)

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • Tere
    • 26 abril 2012

# 10

Pois, é que com o terreno e a casa tenho a certeza que a avaliação dar-nos-ia os 30 000, agora só a casa..tenho as minhas dúvidas...

Vamos lá ver como decorre o processo e depois quem sabe pedirei a sua ajuda, Nuno...

Obrigada
  5.  # 11

boas
    não terá problema.
    quanto mais imóveis der como garantia melhores condições terá dos bancos.
    um abraço
  6.  # 12

Colocado por: FDPelo que sei, não há qualquer tipo de problema em pedir um só crédito para dois "artigos".
    Concordam com este comentário:Fiel Projectar,Heart Blue

também me parece, e ainda por cima esses dois artigos estão juntos""
  7.  # 13

Comigo foram necessário dois empréstimos. Um para a parte urbana e outro para a rústica. Mas... já foi há quase 10 anos. E recordo-me que a visão da altura era um pouco incompreensível aos olhos de quem estava no banco, adquirir uma ruína para restaurar pois o que mais se vendia eram apartamentos aos molhos.
  8.  # 14

Obrigada a todos pelos comentários!

Estamos a tentar para já resolver o problema de outra maneira com recurso a um credito pessoal de um valor menor mas caso este não seja aprovado - o que neste momento é o mais provável - iremos mesmo tentar a solução de credito habitação para 2 artigos, 1 rustico e outro urbano. Depois logo vos informarei do rumo da situação e se é possível ou não. É que nem no Banco me sabem dizer se é possível ou não. Enfim, logo veremos...
  9.  # 15

Recentemente adquiri um imóvel idêntico à situação que descreve.

Existia um artigo rústico (terreno) e um artigo urbano (Casa), o que parece era prática comum nós anos 70 ... 80.

A solução foi retificar e conjugar o artigo rústico + artigo urbano. Ou seja um terreno urbano com uma casa em cima.

Foi condição minha que o proprietário retificasse tudo antes da compra.

Foi necessário realizar o levantamento e retificação de áreas do terreno e casa e realizar um desenho de implementação (Tipo levantamento topográfico) e depois conjugar tudo num só artigo. O valor de custo não sei dizer pois foi pago pelo vendedor.

Espero ter ajudado!

Cumps
  10.  # 16

Colocado por: vitorcnRecentemente adquiri um imóvel idêntico à situação que descreve.

Existia um artigo rústico (terreno) e um artigo urbano (Casa), o que parece era prática comum nós anos 70 ... 80.

A solução foi retificar e conjugar o artigo rústico + artigo urbano. Ou seja um terreno urbano com uma casa em cima.

Foi condição minha que o proprietário retificasse tudo antes da compra.

Foi necessário realizar o levantamento e retificação de áreas do terreno e casa e realizar um desenho de implementação (Tipo levantamento topográfico) e depois conjugar tudo num só artigo. O valor de custo não sei dizer pois foi pago pelo vendedor.

Espero ter ajudado!

Cumps

vitorcn,

mas isso foi-lhe imposto pelo banco?
  11.  # 17

Tere,

Desculpa desde já se vou ser repetitivo porque não li todas as mensagens deste post.
    O fundamental neste caso é o Banco onde vai fazer o empréstimo. Há Bancos que permitem juntar vários artigos matriciais na mesma hipoteca, mas há alguns Bancos que não.
    Um outro factor importante é a habitabilidade do imóvel, i.e., se o imóvel não for habitável os Bancos só fazem empréstimos se for um processo de hipoteca com obras, sendo a libertação do captital às "pinginhas" a medida que irá executar as obras.
    Outro aspecto importante são as áreas registadas, se o(s) terreno (s) e a casa tiverem áreas diferentes às áreas registadas na Caderneta Urbana, o Banco irá obrigar a rectificar toda a documentação.

Cumprimentos,
    AF
  12.  # 18

Antes de avançar para a compra, consultei vários bancos .... não falei nessa situação, porque para adquirir o imóvel queria ter tudo direitinho para não ter surpresas no futuro. Ao fim de tudo é um investimento significativo ...

No entanto hoje nos bancos nada é certo, cheguei a receber certas condições que depois eram simplesmente alteradas (denotei uma falta de capacidade de decisão nas agências).
    E em qualquer situação teria que pagar as despesas de abertura de processo e respectiva avaliação do imóvel para avançar .... e só depois é que saberia realmente o spread .... e outras condicionantes! (Tal como o Alberto F. escreveu, "o Banco irá obrigar a rectificar toda a documentação".
  13.  # 19

Obrigada vitorcn,

Realmente os bancos agora estão a dificultar tudo ao máximo e não está nada fácil.

Tentámos o credito pessoal 20 000€ (porque o restante nós temos em poupanças) e foi recusado mesmo respeitando taxa de esforço e todos os pressupostos. Agora resta-nos realmente tentar o credito habitação de 30 000€, pois é o minimo que se pode pedir. É que nem precisamos de tanto mas não pode ser menos.
    Penso que não vai ser desta...
    Sabem dizer-me, agora, quanto demora todo o processo do credito?

Obrigada a todos
    Cmp

0.0203 seg. NEW