Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a remodelar uma casa e pretendo começar pelo sotão.

O telhado tem as telhas diretas nas ripas de madeira e o que eu estava a pensar era em colocar subtelha (onduline) com impermeabilização + térmica e - acustica pelo interior. Estava a pensar entre roofmate, boltherm ou lã de vidro, seguido de pladur ou lambrim.

Dúvidas:
    1.qual dos isolamentos será o melhor para mais térmico e menos acustico;
    2.existe um produto sika para impermeabilização de telhas e telhados. É aconselhável?

Obrigado
  2.  # 2

o sótão vai ser habitado?
    se tem pouca inclinação a subtelha pode ser uma boa solução.
    quanto ao resto sem umas fotos ou desenhos vai ser difícil dar opiniões.
  3.  # 3

Vai ser habitado temporariamente, sim.

A dúvida reside nos pontos 1 e 2

Obrigado
  4.  # 4

Colocado por: spcsousa1.qual dos isolamentos será o melhor para mais térmico e menos acustico

O que é que quer dizer com mais térmico e menos acústico?
  5.  # 5

A casa é constituída por meia cave, piso e aproveitamento de sótão pelo que fica num nível elevado e para mim é mais importante o isolamento térmico que o acústico.

Sendo para ser habitado temporariamente depreendo que seja necessário o isolamento acústico mas eventualmente não tanto como se de uma casa mais 'baixa' se tratasse.

Obrigado
  6.  # 6

A estrutura do telhado é em que material?
  7.  # 7

Madeira.~

Entrando no sotão vejo as telhas sobrepostas no ripado de madeira. Tem uma parede a meio do sótão que suponho seja para garantir uma maior segurança/suporte ao telhado.

Obrigado
  8.  # 8

Então
    1 - http://www.youtube.com/watch?v=wo-7q2J1mqo&feature=related minuto 5:34 (isolamento térmico e acústico)
    2 - Pode usar mas não é obrigatório!
  9.  # 9

Obrigado pela resposta mas no ponto 1 qual a melhor opção?

Obrigado
  10.  # 10

e vai tirar a telha, meter isolamento, meter subtelha, ripa, e telha cerâmica. é isso que quer fazer?
    • JoãoA
    • 27 abril 2012 editado

# 11

Colocado por: spcsousaObrigado pela resposta mas no ponto 1 qual a melhor opção?

Obrigado

Não há melhores soluções, depende de caso para caso!

O XPS (poliestireno extrudido) só resolve o problema térmico e é colocado por cima da estrutura! mas pode não resolver nada se mal instalado!

A Lã de Rocha resolve problemas térmicos e acústico e é colocada entre a estrutura (como no video) não há tantas perdas de calor se bem instalada!
  11.  # 12

Estava a pensar retirar telha colocar subtelha e telha por cima. Isolamento por baixo da subtelha já por dentro do sotão para por baixo do isolamento colocar pladur ou lambrim pvc.

A ´lã de rocha já vi referirem sem toxico!!!

Obrigado
  12.  # 13

se a ripa que tem instalada e a estrutura de madeira estiver em condições, pode:
    retirar a telha
    aplicar XPS (6 cm ou mais)
    aplicar a subtelha
    aplicar ripa de pvc
    aplicar a telha
    e forrar por baixo com pladur ou madeira

há também os paineis sandwich com madeira/isolamento e subtelha
  13.  # 14

Colocado por: spcsousaEstava a pensar retirar telha colocar subtelha e telha por cima. Isolamento por baixo da subtelha já por dentro do sotão para por baixo do isolamento colocar pladur ou lambrim pvc.
    A ´lã de rocha já vi referirem sem toxico!!!

Obrigado

Isso são boatos! nada concreto!
    Além disso a lã de rocha fica escondida e não fica aparente!... e pode sempre usar lã de vidro!

Se for para ser habitado (quarto, sala) A solução que está a pensar pode ser insuficiente!
  14.  # 15

Os 6 cm do isolamento + a subtelha vão colocar o telhado mais alto, coisa que não pode acontecer daí o isolamento pretendido ser por baixo da subtelha.

Quando diz que pode ser insuficiente o que sugere?

Obrigado
  15.  # 16

Colocado por: spcsousaOs 6 cm do isolamento + a subtelha vão colocar o telhado mais alto, coisa que não pode acontecer daí o isolamento pretendido ser por baixo da subtelha.

Quando diz que pode ser insuficiente o que sugere?

Obrigado

Quando a casa já está construída e se quer isolar um compartimento a melhor maneira de o fazer é pelo interior.
    Assim evita imediatamente a perda de calor dessa divisão para os outros elementos da construção.

Na minha opinião acho que o XPS apresenta algumas desvantagens para o seu caso!
    - Não permite a melhor migração do vapor de água (vai acumular no pladur e na estrutura)
    - Por ser rígido não trabalha tão bem como a madeira da estrutura.
    - Vai perder calor para os outros elementos.
    - E se não for bem executada ( que vai ser quase certo o caso!) vai ter bastantes pontes térmicas onde vai perder o calor no interior que deseja
  16.  # 17

Obrigado pela resposta mas mesmo assim não me deu alternativa(s) ! :)
  17.  # 18

Colocado por: spcsousaObrigado pela resposta mas mesmo assim não me deu alternativa(s) ! :)

Já lhe dei duas.
    Tome lá mais uma.
    http://www.youtube.com/watch?v=QbKa9u8weiw&feature=related
  18.  # 19

esta é a primeira:
    Lá de Rocha ou Lã de Vidro (pode ter maiores espessuras de isolamento)

http://www.youtube.com/watch?v=RtwlQ6a6nDE&feature=related

0.0205 seg. NEW