Iniciar sessão ou registar-se
    • pmn
    • 8 dezembro 2008 editado

     # 1

    Boas,

    comprei uma videnda no ano passado quando percebi que a temperatura no último piso tem por vezes uma diferença de 4 a 5 graus entre a do piso inferior foi verificar e na ficha técnica.
    Na ficha técnica não encontrei nada em relação ao isolamento termico! Não devia ser obrigatório?

    Contudo verifiquei que o telhado não tem qualquer tipo de isolamento, pois tem apenas telha assente sobre vigas e naturalmente a placa do tecto do ultimo piso.
    Apenas isto não é insuficiente? Não devia ser obrigatório mais algum isolamento?

    Obrigado,
    Pedro.
    •  
      alv
    • 8 dezembro 2008

     # 2

    Vivam!
    Depende da data do seu projecto. Se ele é posterior a 4/4/2006 terá de ter um projecto de acosdo com o novo Regulamento das caracteristicas do comportamento térmico do edificio RCCTE que é muito exigente, mas se comprou a casa no ano passado quererá dizer que foi antes dessa data, mas ainda assim ao abrigo de RCCTE de 1999 (salvo erro) que já obrigava á verificação e elaboração de um projecto e inclusão de pormenores construtivos. O que se passava é que como não havia nenhum tipo de verificação de RCCTE, ele era um projecto tipo, mas ainda assim deverá ter pormenores construtivos e deveria contemplar isolamento térmico na cobertura ou na laje de tecto no caso desse ultimo andar ser habitado.
    Muitas vezes o que acontecia é que os construtores mais "patos bravos" para pouparem umas massas nem olhavem para o projecto de comportamento térmico, e dava no que deu.
    Comece por verificar o projecto de RCCTE que deve ter, se não tiver vá á Càmara e requeira-o e compare com o executado e se não estiver de acordo com o projecto, reclame, porque isso não interessa a ninguém e se quiser pode fazer alguma mossa a algumas pessoas, desde o construtor a técnico director de obra que declarou ter executado a obra de acordo com o projecto e não o fez.
    Se efectivamente não tiver projecto ou a casa for mais antiga que 99, comece a pensar em puxar os cordões á bolsa e arranjar uma solução. Aí pesquise pelo forum que encontra já muitos tópicos sobre o assunto.
    "Fassam" parte.
    • pmn
    • 8 dezembro 2008

     # 3

    Caro Alv,

    obrigado pela resposta.
    A construção é de 2007 e por isso vou seguir a sugestão e pedir o projecto RCCTE à câmara e comprar.

    Obrigado.
    Pedro.
 
0.0086 seg. NEW