Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,vou construir uma habitação de 140 mt2 em sistema baseado no LSF.Será um primeiro andar pois o primeiro piso já está construído em betão,em cima vou fixar os perfis metálicos com buchas mecânicas e construir a estrutura com calha U de 120,num sistema que vi feito com esta calha e tubo quadrado,o segredo que reparei é aplicar um conjunto de tubos perpendiculares em cruzamento,pré definidos com estudo de estabilidade e compactividade.O resultado que espero é uma estrutura altamente leve e rija que absorve as cargas verticais e as forças de deformação lateral provocadas pela força do vento ou alguma carga transversal.
    Segundo o que vi ,se fosse possível virar a construção numa inclinação de 50% as portas continuavam a funcionar.Materiais;Estrutura,calha U de 120 m/m e tubo quadrado de 50 ambos de espessura 3m/m,fixação entre perfis por parafusos M6.Revestimento exterior,chapa micronervurada-perfurada,onde vou aplicar o Capoto´de 40m/m. No interior o usual Pladur com aplicação de XSP no interior das duas camadas de placas Pladur e chapa exterior(pormenor),o XSP tem a espessura 120 m/m e será colado á chapa e posteriormente ao se aplicar as placas de pladur,estas vão ser fixas também com cola além dos normais parafusos,para conseguir um efeito compacto.Os tetos também em Pladur,a cobertura vei ser em chapa ,cobertura dupla,uma camada de chapa trapezoidal,varas de madeira tratada com 50x60 onde fixo a segunda camada de chapa,no interior das mesmas leva lã mineral densidade 80.Obs:a madeira é para eliminar as pontes térmicas,em cima do teto levará uma camada de lã para reforçar o isolamento.
    Julgo conseguir uma construção barata ,considerando a quantidade de materiais isolantes.
    Pormenores;(1º,chapa micronervurada-perfurada)Para conseguir a ventilação interior das paredes,esta vai ventilar pelos remates superiores que terão micro-furos para o efeito.2º ,Estrutura super leve inspirada na construção dos ultraleves que suportam cargas de 4 G.3º, XSP entre placas das paredes exteriores e interiores é para eliminar o efeito bater ôco quando se toca na parede.
    Depois vou fazendo outras abordagens. até breve.
  2.  # 2

    Colocado por: rui coutinhoEstrutura super leve inspirada na construção dos ultraleves que suportam cargas de 4 G.


    Citei só esta frase apenas para tornar o meu dia mais animado. Pois a pergunta que quero fazer é:

    - Esse piso que vai acrescentar é passível de ficar legal?

    Se sim, faço outra: já tem projecto (arquitectura e especialidades)?

    Um conselho: não invente, contrate profissionais, uma boa obra começa num bom projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui coutinho
  3.  # 3

    Bom dia Rufino,agradeço comentário, acontece que a obra em questão não é passivél de licenciar perante os requisitos do REN e outras panóplias de regras camarárias,o projeto em si já esteve aprovado para ser executado com "Ytong",na altura apenas me exigiram alguns pormenores de especialidade redefinidos.
    Mas,o Ex.arquiteto deu-se ao luxo de no ultimo dia se deslocar a minha casa para receber o valor do seu trabalho,que paguei cerca de 300 contos(em escudos),e como era ultimo dia de apresentação do projeto de alterações não mais foi possível de conseguir,me exigiram um projeto novo.Desde aí tem sido uma guerra de papeis e indeferimentos,visto as leis (?) terem mudado,como tenho lá luz e àgua,e sou profissional de estruturas metálicas,(poderei a titulo de curiosidade
    mostrar meu portefólio de trabalhos nessa área),vou arriscar a fazer minha própria casa sendo autodidata.
    Acredito que será uma aventura e tanto,mas vou-me testar a mim mesmo,quem sabe não resulta e aparece por aí um arquiteto passível de conseguir passar no papel o que tenho em mente?e conseguir um licenciamento futuro.Quiçá,no momento não tenho nada a perder...vou arriscar.
  4.  # 4

    <
  5.  # 5

    vai fazer sozinho a casa?
    é REN? se não for REN neste momento, tente esquecer a má experiencia, e começar de novo, sim é fácil dizer eu sei, mas por esse caminho também não sei se é bom.
    cumps
  6.  # 6

    Não percebi muito bem... Vai construir ilegalmente e sem projecto!?
  7.  # 7

    É mesmo, construo tantas coisas para outros, porque não para mim?
    Projeto; sou desenhador e está tudo calculado ao m/m, quanto á estabilidade como falo de um piso,não tenho cargas excessivas, apenas tive que calcular os efeitos das cargas transversais e, como é óbvio, calcular a estrutura de suporte,o que é extramente fácil. O sistema de construção após a conclusão é altamente compacto, claro que terei que respeitar ou prever dilatações e uns mais pequenos pormenores.
    Quanto á licença; essa será uma aventura é numa aldeiazinha e quando se der por ela tenho a minha casita pronta a habitar.
    Há, vou construir tudo eu mesmo , apenas vou contratar o canalizador e eletricista.
  8.  # 8

    Colocado por: rui coutinhoÉ mesmo, construo tantas coisas para outros, porque não para mim?
    Projeto; sou desenhador e está tudo calculado ao m/m, quanto á estabilidade como falo de um piso,não tenho cargas excessivas, apenas tive que calcular os efeitos das cargas transversais e, como é óbvio, calcular a estrutura de suporte,o que é extramente fácil. O sistema de construção após a conclusão é altamente compacto, claro que terei que respeitar ou prever dilatações e uns mais pequenos pormenores.
    Quanto á licença; essa será uma aventura é numa aldeiazinha e quando se der por ela tenho a minha casita pronta a habitar.
    Há, vou construir tudo eu mesmo , apenas vou contratar o canalizador e eletricista.


    Sim senhor... assim de repente desejo-lhe que apareça ai umas quantas fiscalizações!... não me chateia propriamente que o senhor faça isso, chateia-me sobretudo a atitude!!! é por causa de um acumular de "chico-espertismo" existente neste pais, e comportamentos como o seu, que percorrem transversalmente a nossa sociedade que o pais esta como esta!!!! O sr ao não pagar licenças, ao não cumprir a lei, e pelos vistos esta a construir numa zona protegida pela REN( isto posso ter percebido mal) e a fazer as coisas a moda do... a sua moda!... esta a prejudicar em 1º lugar a si mesmo... em segundo o pais... e em ultima instância esta-me a prejudicar a mim... Portanto, o melhor conselho que lhe posso dar é faca as **** como devem ser feitas!!!!
  9.  # 9

    A minha opinião:

    O Rui Coutinho é um ponto!

    quanto á estabilidade como falo de um piso,não tenho cargas excessivas, apenas tive que calcular os efeitos das cargas transversais e, como é óbvio, calcular a estrutura de suporte,o que é extramente fácil.

    Extremamente fácil, nem sei porque é que não procedem todos como o Rui; palermas, a gastar dinheiro num projecto de estabilidade que qualquer um sabe fazer ...
    Já agora, não se importa de mostrar os cálculos? Não é que desconfie das suas capacidades para isso - eu era lá capaz de duvidar de alguém que é ao mesmo tempo desenhador, profissional de estruturas metálicas e calculador de estruturas -, é só porque sou muito curioso.
    (Mas algo me diz que não vai mostrar nada, se calhar fez as contas de cabeça ...)

    Quanto á licença; essa será uma aventura é numa aldeiazinha e quando se der por ela tenho a minha casita pronta a habitar.

    Claro! Estando pronta a casa que podem eles fazer? Multar e mandar demolir? Era o que faltava!

    Há, vou construir tudo eu mesmo , apenas vou contratar o canalizador e eletricista.

    Um autêntico génio do renascimento: desenhador, profissional de estruturas metálicas, calculador de estruturas, trolha, pintor, assentador de azulejos, poeta d' Orfeu, futurista e tudo ...


    colocado pot ddgvcpt (raios de nick!):
    O sr ao não pagar licenças, ao não cumprir a lei, e pelos vistos esta a construir numa zona protegida pela REN( isto posso ter percebido mal) e a fazer as coisas a moda do... a sua moda!... esta a prejudicar em 1º lugar a si mesmo... em segundo o pais... e em ultima instância esta-me a prejudicar a mim...


    Vamos lá com calma, não me estrague o negócio. É que os clientes que eu gosto são mesmo estes, os que aparecem depois aflitos a querer legalizar uma construção ilegal - com prazo, que quando as câmaras apertam as multas começam a doer. É que chegam tão aflitos, tão aflitos que chego quase a ter pena de ser tão fácil esfolá-los - mas só quase, que esta vida não está fácil e quem se meter encrencas que as pague.
    É por isso, ó senhor de nick complicado, que peço para não falar muito, não vão eles abrir os olhos e começarem a fazer as coisas como deve ser e eu fico sem o "pilim" para poder ir a Penacova ao próximo almoço.
    Três urras para cliente como este:
    - Ip Ip Urra !!!
    - Ip Ip Urra !!!
    - Ip Ip Urra !!!

    Um abraço e até Penacova.
  10.  # 10

    >Ok,peço desculpa,todos tem razão nos comentários,mas a minha versão é bem dispare.Há uns anitos fui forçado a fechar uma pequena empresa que tive,quando o processo liquidatário se desenrolou fui fazer um acordo de pagamento com a S.S.,aceitaram,propus liquidar tudo em 36 meses,ao fim de 3 sou contatado pelo departamento contencioso e fui forçado a pagar 28.000 euros de uma só bucha.Alegaram que por mudança de executivo os prévios acordos foram revogados.Paga e não bufa.De seguida fui fazer contas com as finanças, mais 35.000,esses disseram logo que tinha que pagar tudo em um ano,julgo que nos dias de hoje aceitariam um outro acordo,como não tinha a mínima hipótese contestei e mais não sei o quê durante 4 anos até que me penhoraram a casa de habitação da família,foi a leilão e o banco que detinha a hipoteca acabou por a comprar,dei mil e uma volta para a readquirir,como não consegui acordo com as finanças o banco recusou a negociação,isto depois de já ter pago 40% da mesma,de seguida o dito arquiteto deixa caducar o projeto de especialidades,(peço desculpa mas o que perturba mesmo o reformular outro projeto é o PDM,que neste momento tem outro rácio de cálculo invalidando qualquer novo pedido).Assim;depois de levar tanta porrada por este sistema e me ser negada oportunidades,que outrora estava tudo bem,e de ter já gasto 15.000 euros na construção da 1ª placa,e r/c que está já fechado,decidi acabar a minha casa a família merece,claro que parece uma utopia,mas como desenho em auto-cad,fiz todo o projeto metálico,não exerço esta profissão por ser aficionado pelo trabalho de rua. Montei recentemente as coberturas metálicas num projeto do Alqueva,e os cálculos de conformidade metálica foram eleborados em conjunto com o Eng.que me acompanha nas obras.Em relação aos azulejos,pladur,pintura,chão,e mais não sei o quê,capoto etc,é coisa fácil,acreditem,(em relação á construção metálica,cliquem no Goggle Ehart e pesquisem em Kaolack-Senegal,todas as construções metálicas ali encontradas,e são muitas ,fui eu o responsável da montagem,ou então em Viana-Luanda,uns milhares de mt2,ou o campo de ténis do Estoril ou o túnel metálico da A-8 -Valado de Frades),etc.
    Em relação ás licenças e projetos,acreditem já fui tão castigado por este país que me tornei anarca neste ponto(apenas),vou construir o meu barraco e logo se verá.Mas dou a razão a todos os discordantes pena que me foram negadas todas as possibilidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  11.  # 11

    Amigo,j cardoso,logo que os converta vou colocar os cálculos de comportamento metálico, prometo, e fotos do desenrolar da construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidloivos
  12.  # 12

    Rui

    Com a minha intervenção, ainda que em termos irónicos (ainda bem que entendeu isso) pretendi duas coisas:

    - Afirmar que as coisas não são assim tão simples como pode transparecer pelo que diz,o Rui não pode ter feito os cálculos (pelo menos correctamente) pelo mesmo motivo que eu não o posso ajudar a soldar: nenhum de nós sabe porque não aprendeu.

    - Acima de tudo alertá-lo para os riscos que corre com esse procedimento; basta uma denúncia invejosa para ter a câmara em cima e, contrariamente ao que parece pensar, o facto de a casa estar pronta não é vantagem, pelo contrário; quanto mais lá tiver gasto mais perde. Mal por mal é preferível que a câmara venha logo no início.

    PS: os meus parabéns pela forma como encarou as críticas, nem toda a gente se pode gabar desse poder de encaixe.
    Concordam com este comentário: rui coutinho
  13.  # 13

    Colocado por: j cardosoRui

    Com a minha intervenção, ainda que em termos irónicos (ainda bem que entendeu isso) pretendi duas coisas:

    - Afirmar que as coisas não são assim tão simples como pode transparecer pelo que diz,o Rui não pode ter feito os cálculos (pelo menos correctamente) pelo mesmo motivo que eu não o posso ajudar a soldar: nenhum de nós sabe porque não aprendeu.

    - Acima de tudo alertá-lo para os riscos que corre com esse procedimento; basta uma denúncia invejosa para ter a câmara em cima e, contrariamente ao que parece pensar, o facto de a casa estar pronta não é vantagem, pelo contrário; quanto mais lá tiver gasto mais perde. Mal por mal é preferível que a câmara venha logo no início.

    PS: os meus parabéns pela forma como encarou as críticas, nem toda a gente se pode gabar desse poder de encaixe.
    Concordam com este comentário:rui coutinho

    Amigo j cardoso, já moro no meu barraco há 3 anos, acabei o R/C ,estou neste momento a fazer o 1 piso, tudo licenciado e com projeto aprovado. Nao foi facil ao contrario que alguns vizinhos diziam ,realmente fizeram uma queixa ao serviço de fiscalizaçáo da camara levei com um embargo de obra logo no inicio do enrocamento de fazer o cháo....Depois, depois foi uma novela de papeis e faz o que náo deves mas faz e bem se possivél para ser passivel de licenciamento. E está feito, valeu o risco, segundo o arquitecto, que poucos teriam corrido o risco que corri. Mas estou no meu cubiculo sem dever um tusto a ninguém, esse é o meu gozo, conheço NNN de pessoas do meu circulo de amigos que têm carradas de coisas , carros ,boa casa e outros, mas tudo sob tutela de altos empréstimos a 50 anos, vivem para pagar . Eu tenho pouco mas é meu, vivo para gozar a vida com a família que é a maior riqueza.
  14.  # 14

    É raro, mas algumas guerras com a administração pública acabam em demolição.
    mas, é raro.
    Concordam com este comentário: rui coutinho
  15.  # 15

    Boa noite Caro Rui Coutinho.

    Vi uma participação sua noutra discussão, em que refere que aplicou paineis magnesiopan na sua construção.
    Pode por favor, deixar o seu contacto por email para trocar umas ideias consigo?
    [email protected]

    Obrigado
 
0.0219 seg. NEW