Iniciar sessão ou registar-se
    • Milo0p
    • 29 abril 2012 editado

     # 1

    Viva!!

    Espero que este post vos encontre todos de boa saúde, venho pedir-vos sincera opinião sobre uma construção que estou a ponderar fazer.

    O projecto recai sobre uma zona de lazer que inclui, Zona Churrasqueira/refeição/estar

    Está pensado um primeiro espaço com cerca de 9,5x6 mts que irá incluir churrasqueira/zona refeição e estar. Logo a seguir uma zona de arrumos com 2,5x6 mts, no final um alpendre com 5,5x6 mts que servirá para abrigar algum veiculo.

    Do projecto apresentado não será executado de momento a piscina.

    O acesso ao terreno será feito pela traseira de uma moradia em banda, como apresentado nas imagens, existe também a possibilidade de abrir um portão no fundo do terreno.

    Agradeço então a vossa opinião sobre o projecto, para se possível melhorar o conjunto, e também se possível uma estimativa de orçamento.

    Queria também com vocês poder discutir sobre os materiais a utilizar.

    Cumps, Sérgio.
















  1.  # 2

    Isto é um projecto para um pais de clima Tropical! Não é adequado para o nosso clima!

    Quem fez este projecto foi claramente seduzido pela beleza das imagens e pelos sedutores 3d's que os computadores conseguem fazer!
    Não foi pensado para se viver!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

    Viva!!

    Agradeço o comentário, poderá explicar melhor o pq da sua opinião? de que modo modificaria ?

    Cumps,
  3.  # 4

    Gosto do conceito mas vejo varios problemas

    - tem muito vidro ao longo de muito comprimento e muita altura... (caro)
    - medidas de 4.5m consegue fazer facilmente vigas... para a medida de 8m vai pecisar de um pilar ao meio ou andar com soluções muito caras estruturalmente!
    - tal como como é que entra e depois faz a manobra com as viaturas? tem que andar ali a manobrar ao lado da piscina?


    Reduz em muito os custos se modificar a medida dos 8m para uns 5m...
    Eu optaria por fazer algo em L de acordo com este "rabisco" que fiz...
    Mais estreito, mais economico, mais facil para manobrar, e fica com as areas viradas para a piscina! ... que é ponto interesse ou nao?

    MAs claro, nao sei a esposição solar, nem o que está em redor, nem a intensidade com que vai dar uso ao espaço, nem muitos outro factores... Apenas minha interpretacao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Milo0p, paulo_pereira
      61848690.jpg
    • JoãoA
    • 29 abril 2012 editado

     # 5

    Colocado por: Milo0pViva!!

    Agradeço o comentário, poderá explicar melhor o pq da sua opinião? de que modo modificaria ?

    Cumps,


    Vou tentar ser claro!
    O que acontece hoje em dia com a maior parte dos Projectistas é que dominam os programas de computador e de Arquitectura nada percebem!São projectos feitos a olhar para um computador e não a olhar para a vida real!
    Quem faz um projecto com uma imagem 3d condiciona à partida a qualidade de vida espacial de uma casa. Porque está mais preocupado com aquilo que se vê e não com aquilo que se vive!

    Conheço vários projectos deste tipo, no Sri Lanka , Indonésia, etc. Países localizados perto da Linha do Equador.
    Porque o clima e a vegetação assim o permitem!
    O temperatura exterior é praticamente igual à interior, que se pode dormir de porta aberta, não ter paredes, etc
    Onde à humidade do ar é bastante alta que as habitações têm que ser muito abertas para o ar circular muito facilmente.

    Num pais como Portugal é totalmente errado fazer uma construção deste género!
    Basta olhar para o que está à sua volta.
    Não há inovação que supere a sabedoria da tradição.

    Em resposta à sua pergunta: Modificava tudo!
  4.  # 6

    rjafonso

    respondendo as perguntas/comentarios:

    Sim, Existe muito vidro, a ideia era colocar umas cortinas de vidro.... mas são realmente muito caras(Quanto alguém sabe?), vou tentar encontrar solução.
    A medida que parece de 8 metros não o é, mas é 6, o conjunto tem 6 metros de largo.

    Nas Costas da construção temos, 4 moradias em banda, ao qual se queria o mais possível resguardar das vistas.
    a Construção está virada para poente (+-), ficando o sul do lado do Alpendre(+-).

    A churrasqueira, está neste momento a fazer de separação entre a zona de refeição e estar, mas acho que se a encostasse a nascente poderia aproveitar mais o espaço e diminuir o vidro.

    A zona do alpendre/garagem terá de ter no mínimo 5 metros de comprido, para possivelmente poder albergar veículos grandes.
    Penso que essa abordagem em L poderá não se torar tão pratico, mas vou tentar maturar a ideia.
  5.  # 7

    Parecia um 8 numas das imagens... eu faria em L sem duvida... Nem que fosse por uma questão estetica...

    Sua solucao de ter 2 telhados a alturas diferentes (estetica) acaba por encarecer ainda mais...

    Eu faria zona verde com uma agua, zona central roxo (cozinha) com cobertura plana (sem telha) e depois a zona azul de frente á piscina também com uma agua.

    Mais simples e barato que 2 zonas com 4 aguas como tem agora... Mas atenção que é uma opiniao de um "curioso"...

    Aquela parte dos automoveis... se nao quer fechar... pode ainda arranjar soluções mais simples e mais baratas... parece que quer apenas fazer sombra (ou quer garagem?)

    Acho que precisa mesmo amadurecer ... pense no que é fundamental.... parece-me que quer apenas uma "casa" para fazer umas patuscadas ... e depois comecou com os "já agora isto, já agora aquilo"
  6.  # 8

    quando vi isto, lembrava-me do Brasil...
  7.  # 9

    Colocado por: JoãoAIsto é um projecto para um pais de clima Tropical! Não é adequado para o nosso clima!

    Quem fez este projecto foi claramente seduzido pela beleza das imagens e pelos sedutores 3d's que os computadores conseguem fazer!
    Não foi pensado para se viver!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Discordam deste comentário:rnja4Real

    só num país tropical?
    sou da zona de Aveiro e conheço algumas moradias com este conceito de churrasqueiras e funciona muito bem desde Março até Outubro.
    é em que zona do país?
  8.  # 10

    Acho que há pessoas a confundir churrasqueira/apendre com casa de habitação.
  9.  # 11

    Pelo que leio aqui, parece que temos um clima do género norte da Europa!
    É claro que um conceito destes não é para usar em Dezembro ou Janeiro (este ano até isso dava!). Assim como a piscina não é para essas alturas... Mas ou eu moro num país diferente, ou não entendo... Será que vivo no país para onde tantos europeus do norte e centro vêm a correr usufruir do nosso sol? Será que ainda estou num dos países da Europa com mais dias de sol por ano? (certas zonas mais de 300!!)
    Se calhar estou enganado..
  10.  # 12

    Colocado por: rjmsilvaAcho que há pessoas a confundir churrasqueira/apendre com casa de habitação.

    Não vivemos, nem habitamos só : casas de habitação!
    Como pode ver pelas imagens existem espaços para socializar nesta churrasqueira/alpendre.

    Colocado por: rnja4Realsou da zona de Aveiro e conheço algumas moradias com este conceito de churrasqueiras e funciona muito bem desde Março até Outubro.


    Como é que acha que é um bom conceito se acabou de dizer que não funciona metade do ano! :-)
  11.  # 13

    Colocado por: JoãoAComo é que acha que é um bom conceito se acabou de dizer que não funciona metade do ano! :-)


    Há pessoas que têm mota só para dar umas voltas ao fim de semana, nem metade do ano a usam.
  12.  # 14

    Colocado por: JoãoA
    Não vivemos, nem habitamos só : casas de habitação!
    Como pode ver pelas imagens existem espaços para socializar nesta churrasqueira/alpendre.



    Como é que acha que é um bom conceito se acabou de dizer que não funciona metade do ano! :-)

    acho que não sabe contar ...
    eu acho que é um bom conceito mesmo que pudesse utilizar só 3 meses por ano;
    neste caso em concreto (como está tudo envidraçado) até acho que dá para utilizar todo ano
  13.  # 15

    Colocado por: Pedro Azevedo78Pelo que leio aqui, parece que temos um clima do género norte da Europa!
    É claro que um conceito destes não é para usar em Dezembro ou Janeiro (este ano até isso dava!). Assim como a piscina não é para essas alturas... Mas ou eu moro num país diferente, ou não entendo... Será que vivo no país para onde tantos europeus do norte e centro vêm a correr usufruir do nosso sol? Será que ainda estou num dos países da Europa com mais dias de sol por ano? (certas zonas mais de 300!!)
    Se calhar estou enganado..


    Tu não sei!
    Mas a maior parte das pessoas em Portugal vivem num clima Mediterrânico.
    Como podes ver pelo mapa não existe só o Clima Mediterrânico e o Clima "dos países do Norte da Europa".

    A diferença é bem grande e o modo de vida também! E isso tem influencia no modo como construímos as nossas casas e não só para usufruir do sol!
      Tipos de Clima.jpg
  14.  # 16

    Para quem faz perguntas destas:

    Colocado por: JoãoAAlguém me sabe dizer o traço do cimento cola ?


    Domina bem a questão da vivência e outras questões arquitectónicas.
  15.  # 17

    Colocado por: rnja4Real
    acho que não sabe contar ...
    eu acho que é um bom conceito mesmo que pudesse utilizar só 3 meses por ano;
    neste caso em concreto (como está tudo envidraçado) até acho que dá para utilizar todo ano


    Deves vender Ar Condicionado e vidros Baixo Emissivo! :-)

    Por algum motivo os nossos antepassados não viviam assim!

    Faça uma busca na Internet sobre o assunto e vai ver que o excesso de vidro é prejudicial para a qualidade de vida em países com as temperaturas do nosso pais! Basta olhar à sua volta e ver o que sobreviveu do passado!

    abraço
  16.  # 18

    Colocado por: rjmsilvaPara quem faz perguntas destas:



    Domina bem a questão da vivência e outras questões arquitectónicas.


    Lamento mas isto não é uma discussão pessoal!
  17.  # 19

    JoãoA, ainda não percebeu que aquilo é uma CHURRASQUEIRA, para fazer umas patuscadas com os amigos ao fim de semana?
    Não é uma casa...
    Se este tipo de projecto é um disparate, então TODAS as piscinas são uma aberração! Pois essas sim são de utilização ainda bem mais limitada no tempo...
    Concordam com este comentário: rjmsilva, rnja4Real, Jorge_Gonçalves
    • JoãoA
    • 30 abril 2012 editado

     # 20

    Colocado por: Pedro Azevedo78JoãoA, ainda não percebeu que aquilo é uma CHURRASQUEIRA, para fazer umas patuscadas com os amigos ao fim de semana?
    Não é uma casa...
    Se este tipo de projecto é um disparate, então TODAS as piscinas são uma aberração! Pois essas sim são de utilização ainda bem mais limitada no tempo...
    Concordam com este comentário:jorge_goncalves


    Ainda não percebeu que não é só uma churrasqueira!
    É um espaço para socializar!
    Veja os sofás e a mesa de refeições nos 3D!

    edit: Ao fim de semana o clima não fica tropical! ;-)

    Seria um balúrdio um investimento destes numa churrasqueira!
    Faz ideia de quanto é só em vidro?
 
0.0248 seg. NEW