Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a construir casa, e estou numa fase em que tenho de decidir sobre a melhor solução para aquecimento e arrefecimento.
    alguém sabe esclarecer-me sobre este assunto?
  2.  # 2

    "A" melhor solução de aquecimento\arrefecimento não existe.
    Existe a melhor solução para as suas necessidades, em função da sua casa e da sua disponibilidade de euritos...
    Se quiser deixar mais algumas informações, talvez seja mais facil
    Tipo de casa, tipo de ocupação, que gosta num aquecimento, gosta de lareiras, tipo de combustivel que tem em mente, gosta de Acs, etc, etc..
  3.  # 3

    Boas,

    também estou nesse dilema. a minha tem 340m2, 2 pisos e construção moderna.

    tenho um open space na sala que dá para o primeiro andar.

    estou a investir em isolamento (wallmate de 4 nas paredes) teais tid para forrar os pilares e lajes (-+ 1500€ só para as placas) e roofmate de 6cmm.

    estou a pensar em ar condicionado por ser a opção mais económica.

    cumprimentos
  4.  # 4

    Rui, qual a vantagem na utilização dessas placas "teais tid" em relação a placas comuns de XPS?
  5.  # 5

    na parede dupla leva wallmate normal.

    a grande vantagem é que só tem 1cm de espessura e tem uns buracos para "agarrar" melhor ao pilar e aos tijolos

    disseram-me que em termos de eficiência são idênticas ao wallmate de 3cm (tenho que confirmar).

    tenho que verificar tambem se existem perdas significativas pelos buracos.
  6.  # 6

    XPS... é XPS!!!.. com buracos e com "solamente" 1cm... de certeza que não tem melhor desempenho que XPS com 3cm...
    mas...
  7.  # 7

    sim ...

    deixo uma imagem.

    teais

    ficam as prestações

    Wallmate
    Condutibilidade térmica, λ (2) 0.035
    Resistência à compressão (mínima) 200
    Absorção de água por imersão < 0.7
    Factor de resistência à difusão do vapor de água, µ (5) 80-180
    Coeficiente de dilatação linear 0.07

    STYROFOAM IB-A
    Condutibilidade térmica, λ (2) 0.035
    Resistência à compressão (mínima) 250
    Absorção de água por imersão < 1.5
    Factor de resistência à difusão do vapor de água, µ (5) 80
    Coeficiente de dilatação linear 0.07

    Teais-tid
    Condutibilidade térmica) 0.029
    Resistência à compressão (mínima) (3) 300KPa
    Absorção de água por imersão < 1.5%
    Factor de resistência à difusão do vapor de água, µ (5) 1,2-3,5 ng/Pa m s


    já agora a condutividade termica é menor se o valor for maior ou menor (desculpem a ignorância)

    cumprimentos
  8.  # 8

    conductibilidade termica menor = melhor desempenho.
    Mas esse valor ( 0.029) corresponde ao desempenho especifico do XPS utilizado... e não ao desempenho do sistema (com os buraquitos.. que vão permitir uma conductibilidade "brutal")
    mas só fazendo contas e tendo em atenção um caso especifico... pode ser que funcione em determinados casos.. ( ninguem lança para o mercado um sistema que não funciona...;) )
    •  
      alv
    • 10 dezembro 2008

     # 9

    Vivam!
    "Contas" para o caso em apreço:
    Lambadas: do XPS 0.035; do Teais 0.029 (W/m.ºC) Quanto mais pequeno melhor
    Espessuras: do XPS 0.03 ; do Teais 0.01 (m) Quanto maior melhor
    Resistencia térmica do material em apreço: do XPS 0.85 (0.03/0.35) (m².ºC/W); do Teais 0.345 (0.01/0.029) ( m².ºC/W) Quanto maior melhor
    acresce-se ao teais as pontes térmicas provocadas pelos "buraquinhos", mas como tudo na vida, sempre é melhor que não ter nada, agora ser o mesmo que o XPS de 30mm, ...
    Pedro, contas são contas, mas eu estava com contas na mão num projecto, por isso antecipei-me, mas confirme por favor.
    "Fassam" parte.
  9.  # 10

    realmente, o wallmate é mais eficiente e mais barato :-)

    o meu receio é que com tijolo de forra+wallmate de 3 apareçam fissuras nos locais dos pilares.

    acham que wallmate 3 mais tijolo de forra de 5 fico com os pilares bem forrados, sem que passado um ano esteja tudo rachado (claro que terei de fibrar bem antes do reboco).

    existe também a hipótese de wallmate IB com uma superfície rugosa para aderência de massa e depois colocar os tijolos. não sei se é boa ideia visto que são estruturas diferentes, com dilatações diferentes, talvez seja melhor que as estruturas não estejam coladas com massa.

    Cumprimentos
  10.  # 11

    Por isso... eu aconselho a correcção dessas pontes térmicas pelo interior...
  11.  # 12

    já é tarde :-(

    tem que ser pelo exterior para conseguir corrigir também a laje.
  12.  # 13

    # rui_e90

    A questão é que isso é tudo muito bonito no papel, em obra, só se lá estiver o tempo todo a verificar é que isso tem alguma hipótese de ficar bem feito, o que é algo que parece que toda a gente se esquece: A execução em obra.

    Estou como o Pedro, corrijam por dentro, é mais barato e as probabilidades de ficar bem feito, são bem maiores.

    Colocado por: rui_e90tem que ser pelo exterior para conseguir corrigir também a laje.

    porquê? Quer aquecer/arrefecer a lage quando chega a casa ou quer aquecer/arrefecer o compartimentos?
  13.  # 14

    não quero aquecer a laje mas para não aquecer tenho que colocar tecto falso (estou errado?).

    como é que faço para isolar por dentro? é forrar os pilares com wallmate por dentro?
 
0.0177 seg. NEW