Iniciar sessão ou registar-se
    • ricbal
    • 30 abril 2012 editado

# 1

Boas, vivo num apartamento T2 (90m2), num segundo e último andar na zona de Esposende. Tenho acumuladores de calor bi-horário, mas com o preço da electricidade e o fim próximo do bi-horário, estou a pensar colocar um recuperador de aquecimento central (ECOFOGO da Solzaima que consigo por 850 euros) e cerca de 40 elementos ROCA DUBAL 70 nas 7 divisões que a casa tem (Quarto 14m2 (8 elementos)+ Quarto 11m2 (6 elementos)+ Sala 27m2 (10 elementos + recuperador)+ Cozinha 8m2 (4 elementos) + Hall 9m2 (6 elementos) + 2WC 4,5m2/cada (3 elementos/cada). Casa com caix PVC e vidro duplo, tecto falso, pé direito de 2,5m e interiores em pladur. Desculpem a descrição... A minha pergunta prende-se com o facto de ter uma pré instalação de aquecimento a gás com a tubagem pex. POSSO UTILIZAR ESTA TUBAGEM PEX PARA O RECUPERADOR DE AQUECIMENTO CENTRAL A LENHA???
    Obrigado
  1.  # 2

Não arriscava, o Pex sofre demasiadas dilatações e irá necessitar de temperaturas ma ordem de 65/80o para satisfazer os radiadores e pelas circunstâncias poderá ter granmdes dissabores como por ex.: inundações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricbal
  2.  # 3

Tubos de cobre por fora da parede (e/ou escondidos no rodapé) poderia ser uma boa opção? Sabe dizer se existe PEX, uns melhores que outros, ou nenhum aguenta essas temperaturas?
    OBrigado
  3.  # 4

pode utilizar o pex com o recuperador, tera é que ter uma valvula misturadora que deixe apenas passar uma maximo de 60 a 70 graus de agua quente para a tubagem, de maneira a evitar os picos de temperatura!
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricbal
    • SACS
    • 30 abril 2012

# 5

por esperiencia propria, n e msm grand ideia!
  4.  # 6

Colocado por: SACSpor esperiencia propria, n e msm grand ideia!

pode partilhar um pouco a sua experiência? o que correu mal?
    • SACS
    • 30 abril 2012

# 7

mts tubos rebentados!
  5.  # 8

Colocado por: SACSmts tubos rebentados!

mas tinha algums controle na temperatura da agua? tipo valvula misturadora ou um deposito!
    • SACS
    • 30 abril 2012

# 9

nao, nao tinha...mas gato escaldado tem medo d agua! eu so dei a minha opinao!
  6.  # 10

Quer um bom conselho?
    Recuperador a lenho meta tubagem em cobre ou então esqueça, o recuperador de lenho não é como uma caldeira, que controla a temperatura da agua e tens sistemas de segurança, no caso de aquecer em demasia.
    Uma torneira termo estática ate pode funcionar durante algum tempo , mas se ao fim de uma tarde com lareira ligada, duvido da eficiência da mesma, e se ela falhar o resultado será as ligações todas a rebentarem.
    Concordam com este comentário: Mac
  7.  # 11

Colocado por: soskasa.blogspot.comtens sistemas de segurança, no caso de aquecer em demasia.

ou seja o recuperador tem sistemas que controlam a temperatura!
  8.  # 12

Colocado por: Sergio Rodrigues

ou seja o recuperador tem sistemas que controlam a temperatura!

O recuperador não nem , as caldeiras esses sim
  9.  # 13

Colocado por: soskasa.blogspot.comO recuperador não nem

tem a certeza?
    • eu
    • 1 maio 2012

# 14

Colocado por: soskasa.blogspot.comUma torneira termo estática ate pode funcionar durante algum tempo , mas se ao fim de uma tarde com lareira ligada, duvido da eficiência da mesma

Porque duvida?

0.0166 seg. NEW