Colocado por: abernardoAcham que deva assinar o contrato ou desistir do arrendamento?
Colocado por: abernardoQue cuidados terei de ter antes de assinar o contrato?
Passos para arrendar uma casa enquanto arrendatário (inquilino é quem mora na casa, não é a mesma coisa):
-> procura através dos anúncios classificados estabelecer uma média de quanto custa o arrendamento numa determinada zona
-> além de estabelecer contactos directos, deve mostrar interesse em todas as imobiliárias da zona, de forma a que estas o contactem quando encontrem algo que o pode satisfazer
-> nas visitas, procura defeitos activamente, nomeadamente, possíveis infiltrações, humidade, mau isolamento acústico, limpeza (por causa das pragas)
-> nunca se deve comprometer na primeira visita, nunca
-> nunca se deve entregar um sinal para reservar a casa
-> além do acima indicado, deve sempre continuar à procura e nunca se mostre muito interessado
-> visite a zona fora de horas para analisar: dificuldade de estacionamento, má vizinhança, ambiente
-> tente entrar nas escadas do prédio à noite, se for o caso, e veja o nível de ruído existente dentro das casas
-> uma vez decidido, não aceite imediatamente a renda, faça uma proposta, de acordo com a média que estabeleceu e tentando baixar no mínimo cerca de 10% ao valor pedido
-> para que este valor seja aceite, ofereça algo em contrapartida que demonstre a sua boa fé, se puder, 3 ou 4 rendas iniciais por exemplo
-> chegando a acordo sobre o valor da renda, peça uma cópia do contrato de arrendamento (a minuta) uma semana antes de o assinar
-> não aceite cláusulas (exija a sua alteração ou retirada) onde:
---> o senhorio não é responsável pelas reparações ordinárias e extraordinárias;
---> o prazo é inferior a 5 anos;
---> existem formas de o senhorio poder rescindir (resolver ou denunciar são os termos correctos) antes dos 5 anos;
-> tenha a certeza de que o contrato inclui:
---> prazo, morada completa do senhorio com contactos telefónicos, forma de pagamento, descrição completa e pormenorizada do que é arrendado (se inclui electrodomésticos, arrecadação, garagem, terraços, jardins, etc.) e do destino que quer dar à casa;
---> uma cláusula que permite ao arrendatário efectuar reparações por sua conta até um determinado valor se o senhorio não o fizer num prazo aceitável, deduzindo os gastos em rendas futuras
---> uma cláusula que permite ao arrendatário mudar a fechadura da porta principal, por razões de privacidade e segurança
---> se quer recibos, uma cláusula que garanta ao arrendatário o direito de recusar o pagamento de rendas enquanto não tiver na sua posse os recibos de rendas já liquidadas
-> não aceite a casa com defeitos, os defeitos devem ser resolvidos antes do arrendamento e não durante
-> evite que os contratos de água/luz/etc. fiquem em nome do senhorio, a única coisa que deverá ficar em nome e da responsabilidade do senhorio é o pagamento das quotas do condomínio
-> elabore juntamente com o senhorio um relatório de defeitos e do estado da casa, com fotos, assinando duas cópias, ficando uma para cada um
-> nunca mas, nunca se deve facilitar com coisas do estilo "depois vemos", "depois falamos", etc. - o que há decidir e a falar deve ficar sempre no contrato
-> se existem potenciais vicissitudes ou pormenores, devem sempre ficar escritos no contrato, nada pode ficar "de boca", há pessoas com memória curta
-> nunca deixe de fazer um contrato, de o assinar e de ficar com uma cópia assinada pelo senhorio - não facilite, há contrato, há negócio, não há contrato, não há negócio para ninguém
-> se houver caução, no contrato deve estar claramente definido para que é que serve, quando (com prazos) é que deve ser devolvida e quais as penalizações para a não devolução
-> assina o contrato, paga o que é devido, recebe as chaves e já está
Colocado por: abernardoE a questão da luz estar incluida na renda, como é que se precessa? E se eles não pagarem a luz? Como é que contabilizam a luz gasta? E se gastarmos mais do que eles estimarem?
Colocado por: abernardoDesde já agradeço a sua ajuda. Efectivamente não tenho a minuta do contrato, é suposto ir assiná-lo hoje ás 18h30, pagar as rendas e ficar logo com as chaves.
Como já vamos desconfiados irei ler tudo com muito cuidado. Vamos ver! Mas estou muito séptica, principalmente por causa da resposta que o senhor me deu quando o questionei... dizer que "não eram contas do meu rosário" saber de antemão com quem vou negociar...... não me parece correcto!
Mais uma vez obrigado, depois digo mais alguma coisa.
Andreia Bernardo
Olhe eu quando assino contratos de arrendamento levo sempre o contrato para casa e leio com cuidado, faça o mesmo.