Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde!


    Fiz troca de casa. Neste momento encontro-me a pagar a casa e o apartamento ao banco. Entretanto como não consegui vender o apartamento, dicidi alugá-lo. Gostaria de saber que despesas posso incluir no IRS, relativas ao apartamento e à casa.
    •  
      FD
    • 30 abril 2012

     # 2

    Colocado por: soniafreitasbrazaoGostaria de saber que despesas posso incluir no IRS, relativas ao apartamento e à casa.

    Quando é que trocou de casa? Se foi antes de 2012, pode incluir da sua casa:
    - juros e amortizações do empréstimo ao banco

    Da casa que arrendou:
    - seguro incêndio
    - despesas condomínio
    - IMI
    - outras despesas com a manutenção ou reparação do imóvel
    - eventual gasto com a comissão da imobiliária
  2.  # 3

    Troquei de casa em 2007 , mas só comecei a arrendar em 2011, com contrato e recibos!
    Relativamente às despesas de condomínio , posso colocá-las de Janeiro a Dezembro, ou uma vez que só comecei a arrendar em Maio, só coloco de Maio a Dezembro?
    •  
      FD
    • 30 abril 2012

     # 4

    Coloque o ano todo se teve a casa para arrendar mas não conseguiu arrendar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: soniafreitasbrazao
  3.  # 5

    Muito obrigada! Estou inscrita à menos de uma hora e já me ajudaram muito!Parabéns pelo vosso trabalho!

    Tenho um outra questão muito mais delicada e complicada: tenho uma familiar cujo marido se encontra desempregado de longa duração e com o agravamento da situação em que se encontra o nosso país e com o aumento de todos os encargos, deixou de conseguir pagar a prestação da casa ao banco à 3 meses. A mensalidade da casa é um pouco mais de metade do vencimento dela.Não havendo familiares com possibilidades para saldar a sua dívida, a mesma dirigiu-se ao banco para tentar alargar o prazo de pagamento ou estudar uma forma de poder pagar a casa, uma vez que tem dois filhos adolescentes e não tem para onde ir . qual não foi o seu espanto quando no banco disseram que o melhor seria entregar a casa, pois nenhuma outra situação seria plausível. Desesperada ela, foi hoje ao banco, onde lhe deram um documento para assinar em como queria entregar a casa e a informaram que o avaliador iria já na próxima semana avaliar a sua casa, para ver quanto é que ela ficaria ainda a dever ao banco(em suaves prestações, durante 10 ou 20 anos).
    A minha questão é: É normal o banco estar assim tão "desejoso" de receber a casa'? Não haverá mesmo solução?
    Obrigada pela vossa atenção!
 
0.0091 seg. NEW