Fiz troca de casa. Neste momento encontro-me a pagar a casa e o apartamento ao banco. Entretanto como não consegui vender o apartamento, dicidi alugá-lo. Gostaria de saber que despesas posso incluir no IRS, relativas ao apartamento e à casa.
Colocado por: soniafreitasbrazaoGostaria de saber que despesas posso incluir no IRS, relativas ao apartamento e à casa.
Quando é que trocou de casa? Se foi antes de 2012, pode incluir da sua casa: - juros e amortizações do empréstimo ao banco
Da casa que arrendou: - seguro incêndio - despesas condomínio - IMI - outras despesas com a manutenção ou reparação do imóvel - eventual gasto com a comissão da imobiliária
Troquei de casa em 2007 , mas só comecei a arrendar em 2011, com contrato e recibos! Relativamente às despesas de condomínio , posso colocá-las de Janeiro a Dezembro, ou uma vez que só comecei a arrendar em Maio, só coloco de Maio a Dezembro?
Muito obrigada! Estou inscrita à menos de uma hora e já me ajudaram muito!Parabéns pelo vosso trabalho!
Tenho um outra questão muito mais delicada e complicada: tenho uma familiar cujo marido se encontra desempregado de longa duração e com o agravamento da situação em que se encontra o nosso país e com o aumento de todos os encargos, deixou de conseguir pagar a prestação da casa ao banco à 3 meses. A mensalidade da casa é um pouco mais de metade do vencimento dela.Não havendo familiares com possibilidades para saldar a sua dívida, a mesma dirigiu-se ao banco para tentar alargar o prazo de pagamento ou estudar uma forma de poder pagar a casa, uma vez que tem dois filhos adolescentes e não tem para onde ir . qual não foi o seu espanto quando no banco disseram que o melhor seria entregar a casa, pois nenhuma outra situação seria plausível. Desesperada ela, foi hoje ao banco, onde lhe deram um documento para assinar em como queria entregar a casa e a informaram que o avaliador iria já na próxima semana avaliar a sua casa, para ver quanto é que ela ficaria ainda a dever ao banco(em suaves prestações, durante 10 ou 20 anos). A minha questão é: É normal o banco estar assim tão "desejoso" de receber a casa'? Não haverá mesmo solução? Obrigada pela vossa atenção!