Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas,

    vi aki neste forum uma boa oportunidade de me por dentro do assunto de preços dos projectos e honorarios?

    pois é eu tb estou a pensar fazer uma casinha totalmente moderna mas peuena dos seus 120 125m2 e para tal o arquitecto apresentou me um plano de honorarios do qual ja asinei de 5000€ mais iva?
    agora eu nao sei se esta bom preço ou se não?
    o que dizem tendo em conta que o arquetecto e da minha afamilia.

    abraço
    •  
      FD
    • 9 dezembro 2008

     # 2

  2.  # 3

    Olá a todos, gostava de colocar aqui um orçamento de um arquitecto para construção de uma moradia térrea, para alguém poder dar uma opinião sobre estes preços.
  3.  # 4

    Sr. psantos,

    O valor que lhe apresentaram é só para o projecto de arquitectura ou estão incluídas especialiades??
    É muito importante ter uma noção clara do que está a contratar...

    Viegas

    Olá a todos, gostava de colocar aqui um orçamento de um arquitecto para construção de uma moradia térrea, para alguém poder dar uma opinião sobre estes preços.

    Sr. Viegas,

    Após visualizar o documento que anexou, confesso que parecem-me preços bastante baixos para o trabalho a ser realizado.
  4.  # 5

    SRPP - Arquitectura obrigado pelo comentário, mas podia dar uma opinião mas concreta, já que diz que os preços estão baixos. É um preço baixo para este serviço? Ou o serviço deste Arquitecto não é o aconselhável? Pode esclarecer-me melhor. Obrigado
  5.  # 6

    Estupidamente baixo!!!! ...

    Tenho a dizer que deverá ter atenção a estes pontos:

    A proposta deverá explicitar quais são os projectos de especialidade a elaborar.
    Não apresenta prazos para a prestação dos serviços.
    Validade da Proposta
    O Projecto de RCCTE não está incluido. (conte com + cerca de 500 a 600€, incluindo emissão DCR e taxa ADENE)
    O plano de Segurança e Saúde não está incluido... ou é omisso.

    é deveras estranho, incluirem, gratuitamente duas visitas mensais à obra... e efectuarem a Direcção técnica...

    as medições... POR 250€... são muito caras, comparativamente aos Projectos de Arquitectura e engenharia... e pelo articulado proposto no documento... mais vale não gastar o dinheiro.. que não serve para (quase) nada.

    Boa sorte...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  6.  # 7

    Sr. Viegas,

    Não conheço o arquitecto nem quero de modo algum questionar o trabalho (que não conheço) de um colega. Os honorários dos técnicos variam muito, principalmente numa altura de "crise", onde alguns tentam baixar os preços no intuito de conseguirem angariar trabalho.
    Relativamente à lista de trabalhos a realizar (proj. arquitectura + proj. especialidades + acompanhamento de obra + direcção técnica) e o preço que apresentam, considero baixo. Se bem que não está contemplado projecto de execução e alguns trabalhos que deverão ser realizados posteriormente, o que nesse caso irão cobrar à parte.
    A meu conselho é que fique atento...

    SRPP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  7.  # 8

    Obrigado por terem respondido, só não entendo é porque acham muito barato, algum de vós pode dar um orçamento para este tipo de trabalho, já agora gostava de ver os vossos preços e serviços para comparar. Até já.
  8.  # 9

    Boas

    Paguei pelo meu projecto ( e não achei caro, comparando com outros valores que já tinha recebido) 4000,00€ -Arquitectura, especialidades...
    o que paguei á parte foi o plano de segurança e acompanhamento de obra (3/4 visitas mensais ou, sempre que é solicitado) 1000,00€
  9.  # 10

    Colocado por: marjoaoBoas

    Paguei pelo meu projecto ( e não achei caro, comparando com outros valores que já tinha recebido) 4000,00€ -Arquitectura, especialidades...
    o que paguei á parte foi o plano de segurança e acompanhamento de obra (3/4 visitas mensais ou, sempre que é solicitado) 1000,00€


    Com projecto de execução incluído?
  10.  # 11

    Tudo
  11.  # 12

    Boas, obrigado pelos comentários, não sei se o marjoao consultou o orçamento que enviei mas esse seu preço em relação alguns preços que tenho viste aqui no forum é o que está mais aproximadamente daquele que executaram para mim. No meu primeiro comentário está em pdf um orçamento realizado por um arquitecto para a realização de uma moradia térrea com uma área de 180m2.
  12.  # 13

    Colocado por: Viegassó não entendo é porque acham muito barato

    ;)
    Isto quem paga acha sempre muito, e quem recebe pouco... ;)

    Eu, que mais uma vez digo que não tenho nada a ver com arquitectura, acho que 2500€ pelo trabalho de projectar uma casa é muito, muito barato... Ou eu sou muito bem pago pelo que faço, ou os arquitectos são muito mal pagos pelo que fazem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas, bhp | arq
  13.  # 14

    Boa noite
    O preço de honorários de facto varia muito...
    Devem sermpre ter em conta que os elementos necessários para a elaboração de um projecto constam na Portaria 232/2008 de 11 de Março, e em qualquer proposta devem sempre vir descriminados.

    Além do projecto de arquitectura existem tambem os seguintes necessários ao processo de licenciamento/ comunicação prévia:
    - Plano de acessibilidades (embora não seja um projecto propriamente dito, convem referir)
    - Estabilidade
    - Saneamento
    - Estudo de comportamento Termico + Declaração de conformidade regulamentar + certificação energética
    - Projecto acústico
    - Projecto de ITED
    - Ficha electrotécnica
    - Projecto de gás (quando necessário)
    Chamo tambem a atenção para o facto de que o levantamento topográfico tem que ser georreferenciado.

    O mais barato que consegui fazer para uma proposta com tudo isto (excepto gás já que não era necessário) foi de 3785 + IVA
    Mas não incluia medições nem acompanhamento de obra.
    Relativamente às medições, ou são feitas "a sério" ou mais vale não fazer...
    O acompanhamento de obra também te muito que se diga...
  14.  # 15

    Colocado por: psantosboas,

    agora eu nao sei se esta bom preço ou se não?
    o que dizem tendo em conta que o arquetecto e da minha afamilia.


    120m2... 5000€... tá carote...
    • AXT
    • 17 março 2010

     # 16

    Os arquitectos sao isto e aquilo, pedem sempre muito dinheiro e tal,....
    Mas as pessoas esqueçem-se de que:
    -a quem pedem descontos? Aos arquitectos
    -os arquitectos fazem o projecto de arquitectura e tem de conjugar todas as outras especialidades, alem de encaminhar todos os outros tecnicos (engºs) das varias especialidades, no fundo fazem o trabalhinho quase todo. Os arquitectos tem de mudar vezes sem conta os desenhos, pensar outras soluçoes, pq a maioria dos engenheiros se fizer um work da apenas uma soluçao e nao quer mudar muito e depois os arquitectos é que sao careiros e nao trabalham nada?!
    -resta dizer que engraçado como a nova legislaçao tira ainda mais hipoteses de arquitectos fazerem tb especialidades, pq assim os engenheiros, bastando apenas um para se encarregar de varias das especialidades hoje exigidas e no final por cada especialidade cobra x e no total dessas especialidades pede o dobro do trabalho de arquitectura. Acham isso normal? Deviam tar atentos!!!

    E depois os arquitectos é que são os maus da fita....São caros , pois... Quem me dera ter esse proveito...
    E já agora vejam tb pq é que nas especialidades é sempre exigida para a obra a deslocação (cobrada) do engenheiro (tecnico) enquanto que nos trabalhos relativos ao arquitecto a cobrança de deslocação é facultativa... E os arquitectos é que são xulos! Ah pois... Pais de caca! :|


    ps: arquitectura é tão equivalente a medicina e no entanto, já alguem pediu para fazer desconto a um médico?
    Este país que temos é dos engenheiros... Engenheiros das falcatruas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq
  15.  # 17

    Esse valor de 2.500 pela arquitectura e especialidade é um bom aviso para você se por a milhas desse gabinete, isso não é valor para quem sabe o que tem de fazer.

    Ou é um projecto copy & paste ou então é paste & copy :D

    Não desvalorize a parte mais importante da concepção e construção da sua casa.
  16.  # 18

    Caro AXT,

    Sou Engenheiro assim como muitos users deste fórum, penso que se está ressabiado com alguma coisa não é a atacar a generalidade das pessoas que a azia lhe vai passar, porque caso pretenda também podemos atacar os arquitectos só por brincadeira. O AXT acha que tem capacidade técnica para fazer as especialidades? Faz estruturas??Faz térmica, faz ITED??? Fazemos assim faça as especialidades você e depois arranje um desses engenheiros das falcatruas para lhe assinar isso.
    Tenha calma, ainda lhe rebenta um vaso e não insulte as pessoas, deve ter muitos amigos deve...;)
  17.  # 19

    caro AXT
    A nova legislação permite que os arquitectos continuem a fazer especialidades caso comprovem que o sabem fazer.
    E como eles (arquitectos) muito bem dizem cada macaco no seu galho por isso tem mais 7 anos para voltar á escola e provarem com um diploma que de facto estão habilitados para as fazerem. O que não deve ser dificil pois se já as fazem aquilo em 2 ou 3 anitos tem o diploma na mao.
  18.  # 20

    Boas

    alem de encaminhar todos os outros tecnicos (engºs) das varias especialidades, no fundo fazem o trabalhinho quase todo.

    Imagino o trabalho que lhe dá enviar o projecto de arquitectura para o engº. Uf, que trabalheira. Haja paciência.

    resta dizer que engraçado como a nova legislaçao tira ainda mais hipoteses de arquitectos fazerem tb especialidades,

    Estou disposto a fazer o seguinte: tenho vários projectos de especialidade entre mãos. Se estiver disposto a isso, contacte-me e pode fazê-los ao preço que achar indicado se for você a fazê-los e estiveram correctamente elaborados. O mei e-mail está no meu perfil, contacte-me.

    bastando apenas um para se encarregar de varias das especialidades hoje exigidas

    Só um? Para as especialidades de civil e electricidade e telecomunicações? Esse tiro deu água.

    arquitectura é tão equivalente a medicina

    Mais um tiro no pé, sabe. É que nunca ninguém morreu devido a um mau projecto de arquitectura, o mesmo não se pode dizer dos projectos de especialidade. Ainda assim não é argumento que eu usasse.

    Este país que temos é dos engenheiros... Engenheiros das falcatruas...

    Pois, já percebi: só o AXT é sério os outros não prestam. Sabe a que me "cheira"? A frustração e falta de trabalho. Espero que não, para seu bem.

    cumps
    José Cardoso
 
0.0206 seg. NEW