Estou a planear uma remodelação numa casa de granito com 70 anos que tem soalho em pinho em muito bom estado. Este soalho é de origem. Numa das divisões irei instalar um WC e questiono-me se devo manter o chão em madeira mesmo sendo um WC. Eu gostaria de o fazer pois o conforto que transmite um chão em madeira, aliado à continuidade com o resto da casa e a percepção de que se manteve o material original, seriam mais-valias. O problema naturalmente prende-se com a capacidade de impermeabilizar esta madeira. Já tive opiniões contrárias: 1. Que não há nada que torne a madeira impermeável e que num WC é sempre de proteger a madeira das águas. Aí entram as várias hipóteses de cobrir a madeira mas não vi ainda nenhuma que me agrade. 2. Que com um bom verniz se isola bem a madeira e que para haver real dano a esta seria preciso haver quase uma inundação. Para prevenir estas situações poderia fazer um ralo de chão ( o que é viável)
Agradecia a vossa opinião e experiências concretas. Acresce que esta casa é uma segunda habitação ainda que possa ser usada por pessoas diferentes e portanto eu não consiga garantir um cuidado igual ao que cada pessoa consegue ter na sua própria casa.
Boas, se está bom o soalho para quê mudar? Um bom verniz com várias camadas (4) resolve o assunto. A base de duche terá que ser nem isolada junto das paredes. Aqueles "pingos" que caem do corpo o verniz protege. É a minha opinião. Cumprimentos
Eu nem tinha dúvidas em deixar a madeira que tem. Claro que deve ter os cuidados necessários na instalação e protecção de zona de banhos (banheira? Chuveiro?) para impedir desnecessários derrames de água, mas fora isso não vejo qualquer problema. Eu tenho na minha WC, e nem sequer foi dado qualquer tipo de verniz diferente ao resto da casa.
Veja algumas soluções nestes links para casas de banho, na minha opinião o que faz melhor é substituir por material que seja mesmo adequado para essas divisões..Laminado ou mesmo vinifico são boas opções e digo-lhe é muito difícil para as pessoas comuns conseguir distinguir entre madeira natural e estes materiais já pude verificar isso ao vivo quando andei a procurar material para mim:
Boa tarde Nos estamos a efectuar, uma remodelação num prédio com 120 anos, com soalho em madeira de Riga, e os Wcs irão ficar em soalho original revestido com poliureia incolor. Ficando assim vedado para as infiltrações e revestidos ao mesmo tempo
Obrigado jpvng, joalagePedro Azevedo 78 e soskasa.blogspot.com
Confesso que fiquei impressionado com as soluções vinílicas (jpvng obg pelos links) pela baixa espessura e aparente bom aspeto.
Mas a minha preferência continua a ir para a manutenção daquele soalho, ainda que bem isolado. Vou ter uma cabine de duche e uma banheira de hidromassagem sem duche (mas tb sem cortina ou vidro).
Esta solução da poliureia não conhecia mas pelo que vi, ainda que um pouco cara, parece ser algo mesmo muito resistente. Há mais alguma sugestão de verniz (já percebi que depois o nº demãos é relevante)?