Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha situação prende-se com o IMI a pagar pelos meus pais. Vou tentar ser breve.
    1987 - fomos viver para uma casa, renda 9650$. Os vizinhos que já lá moravam pagavam menos de 2000$.
    1992 - nós e a maior parte moradores compramos as casas por 1300 contos (todas pelo mesmo preço).
    2003 - Valor Patrimonial: 11384 euros.
    2012 - Valor Patrimonial Tributário: 20400 euros, correspondendo a um valor de IMI 85 euros, ao passo que a maior parte dos moradores nem 20 euros pagam.
    Gostaria de saber o porquê desta discrepância. Dirigi-me às Finanças e não me souberam esclarecer.
    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: saxies2012 - Valor Patrimonial Tributário: 20400 euros

    A casa foi avaliada em 2012?
  3.  # 3

    Sim! Peritos estiveram recentemente a proceder a medições ao nosso prédio e restantes. Recebi ontem uma carta, na qual constava o resultado final: Vt = (produto de várias parcelas), com as respectivas legendas, sendo Vt o palor patrimonial tributário. Não tenho comigo essa carta (está com os meus pais, encontro-me longe a trabalhar) mas, do que me recordo, no produto dessas parcelas é tido em conta a área útil e na área circundante. Não entendo como é que vizinhos que moram no mesmo prédio, alguns até no mesmo andar, pagam menos de 20 euros e nós 85 euros. Se necessitar de mais informações, posso solicitar à minha mãe o envio da mesma. O meu muito obrigado.
  4.  # 4

    É porque está a comparar valores novos com os antigos .

    Tem de comparar a sua carta que recebeu em 2012 com a do seu vizinho ( ver valores de 2012 na fórmula aplicada ) que diz que paga 20 euros de IMI .


    27/01/2012 | 19:05 | Dinheiro Vivo Durante o ano de 2012, o Ministério das Finanças pretende avaliar todos os imóveis que em 1 de Dezembro de 2011 não tinham ainda um valor patrimonial tributário (VPT) calculado de acordo com as regras do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba como vai decorrer este processo e qual o impacto que terá sobre os cerca de cinco milhões de prédios urbanos que vão ser avaliados.

    Quem faz?
    Esta avaliação é feita por iniciativa do fisco, não implicando, por isso, qualquer obrigação declarativa por parte do proprietário do imóvel. Para determinar o valor patrimonial tributário, as Finanças vão contar com uma equipa de técnicos (alguns contratados especificamente para esta tarefa) e com a colaboração das câmaras municipais.

    Como é feita esta avaliação?
    O fisco recorrerá a várias fontes de informação. Visitas ao local, consulta de plantas de arquitectura e também, entre outras, à verificação do VPT atribuído às casas que, num mesmo prédio, que já tenham sido avaliadas segundo o IMI (porque foram transacionadas após dezembro de 2003).

    Como posso saber o VPT atribuído à minha casa?
    Depois de fazer a avaliação do imóvel, as Finanças notificam o proprietário sobre o novo valor patrimonial tributário. Esta informação, que na maioria dos casos deverá chegar durante o ano de 2012, será enviada por transmissão electrónica de dados, ou quando tal não for possível, por carta registada. O fisco presume que o contribuinte foi informado três dias depois do do registo.

    Posso reclamar se não concordar?
    Pode, mas poderá ter de pagar se as Finanças não lhe derem razão. Ou seja, os contribuintes podem pedir uma segunda avaliação da casa no prazo de 30 dias a contar da notificação do VPT, devendo dirigir o pedido ao chefe da repartição. Pagará, por este pedido, um mínimo de 204 euros sempre que a 2ª avaliação mantenha ou (até) suba o valor patrimonial tributário. A decisão ser-lhe-á comunicada por carta registada e se mais uma vez não concordar, terá de avançar para uma impugnação judicial.
  5.  # 5

    Colocado por: saxiesalguns até no mesmo andar, pagam menos de 20 euros e nós 85 euros.

    Das duas uma, ou você já recebeu a avaliação e os seus vizinhos ainda não, ou então existem erros nas avaliações e para verificar isso só vendo a formula de cálculo.

    Sabe se os apartamentos dos seus vizinhos já foram avaliados este ano?
 
0.0105 seg. NEW