Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      jccp
    • 25 janeiro 2016

# 21

Colocado por: electraonão percebo... novamente, vou tentar explicar. A declaração de IRS que estou a falar é a declaração com NIF de herança indivisa, não em nome individual. Porque raio alguém declararia uma herança na totalidade que não é dele?

okay,falha de comunicação.
    sinceramente não sei como é que isso funciona com o nif da herança

eu tenho uma herança onde existe outro herdeiro mas nem tenho nif a herança,só tenho habilitação de herdeiros.declaro 50 %...estou a falar de herança predial
  1.  # 22

Colocado por: jccp

okay,falha de comunicação.
    sinceramente não sei como é que isso funciona com o nif da herança

eu tenho uma herança onde existe outro herdeiro mas nem tenho nif a herança,só tenho habilitação de herdeiros.declaro 50 %...estou a falar de herança predial

pois, a maioria dos textos sugere que os rendimentos sejam declarados por cada co-titular. Mas neste caso, são uns 5 herdeiros e o ideal era não complicar o IRS deles. Por isso estava a pensar, assim como se pode passar o recibo para o arrendamento através do cabeça-de-casal (NIF de herança indivisa), então também poderia ser feito a declaração de IRS relativamente ao "bolo" todo, evitando cada herdeiro de preencher um anexo F isoladamente com a sua quota-parte.

cumps
    •  
      jccp
    • 25 janeiro 2016 editado

# 23

.
    •  
      jccp
    • 25 janeiro 2016

# 24

Colocado por: electraopois, a maioria dos textos sugere que os rendimentos sejam declarados por cada co-titular. Mas neste caso, são uns 5 herdeiros e o ideal era não complicar o IRS deles. Por isso estava a pensar, assim como se pode passar o recibo para o arrendamento através do cabeça-de-casal (NIF de herança indivisa), então também poderia ser feito a declaração de IRS relativamente ao "bolo" todo, evitando cada herdeiro de preencher um anexo F isoladamente com a sua quota-parte.

cumps

pois a ideia é boa,mas não creio que seja possivel
    •  
      jccp
    • 25 janeiro 2016

# 25

2. Declarar rendimentos de outras categorias

A herança indivisa pode incluir rendimentos de outras categorias, como rendimentos prediais (categoria F), de mais-valias (categoria G), ou de capitais (categoria E).

Cada um destes rendimentos deve ser declarado no anexo apropriado. Compete a cada contitular declarar a sua quota-parte.

http://www.nvalores.pt/como-declarar-a-minha-heranca-no-irs/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  2.  # 26

Colocado por: jccp2. Declarar rendimentos de outras categorias

A herança indivisa pode incluir rendimentos de outras categorias, como rendimentos prediais (categoria F), de mais-valias (categoria G), ou de capitais (categoria E).

Cada um destes rendimentos deve ser declarado no anexo apropriado. Compete a cada contitular declarar a sua quota-parte.

http://www.nvalores.pt/como-declarar-a-minha-heranca-no-irs/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Lá está, a maioria dos textos na Internet sugerem isso.... Mas repare que não dizem que é obrigatório. Diz apenas que compete.
    •  
      jccp
    • 25 janeiro 2016

# 27

Colocado por: electraoLá está, a maioria dos textos na Internet sugerem isso.... Mas repare que não dizem que é obrigatório. Diz apenas quecompete.

é como lhe digo,experimente fazer uma simulação no irs com os dois casos e veja se o valor se mantêm ou se altera
  3.  # 28

Colocado por: jccp

é como lhe digo,experimente fazer uma simulação no irs com os dois casos e veja se o valor se mantêm ou se altera

Sinceramente, não estou preocupado com o valor da simulação.

Estou apenas é a querer saber se existe a possibilidade ou não, de fazer a declaração de IRS da herança indivisa, incluindo o Anexo F (rendimentos prediais), em vez de todos os herdeiros o terem de fazer nos seus IRS individuais.
    •  
      jccp
    • 25 janeiro 2016

# 29

Colocado por: electraostou apenas é a querer saber se existe a possibilidade ou não, de fazer a declaração de IRS da herança indivisa, incluindo o Anexo F (rendimentos prediais), em vez de todos os herdeiros o terem de fazer nos seus IRS individuais.

ponha a pergunta no E Balcão no site das finanças que amanhã já tem a resposta sem duvidas
    • size
    • 26 janeiro 2016

# 30

Colocado por: electrao

Estou apenas é a querer saber se existe a possibilidade ou não, de fazer a declaração de IRS da herança indivisa, incluindo o Anexo F (rendimentos prediais), em vez de todos os herdeiros o terem de fazer nos seus IRS individuais.

Os rendimentos de uma herança indivisa (contitularidade) tem que ser imputados pelo cabeça de casal através do modelo I a cada um dos herdeiros, tendo por base a respectiva quota-parte.

Consequentemente, cada herdeiro tem que declarar esses rendimentos de forma individual na sua declaração de IRS.

CODIGO IRS

Arti go 19.º

Contitularidade de rendimentos

Os rendimentos que pertençam em comum a várias pessoas são imputados a estas na proporção das respectivas quotas, que se presumem iguais quando indeterminadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  4.  # 31

Cada um tem que declarar a sua parte..mais nada :)
    O cabeça de casal pode passar o recibo por todos, mas no contrato estão identificados todos os herdeiros e a respetiva quota

0.0182 seg. NEW