Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde a todos,

venho cá tentar esclarecer esta duvida, pode ser que alguem me consiga ajudar :)

tenho um projecto feito por um estudante do ultimo ano de arquitectura para a construção de uma moradia, acontece que este não se encontra inscrito na ordem dos arquitectos e eu gostava de licenciar o projecto para poder construir.

alguem sabe ou tem conhecimentos de quais as minhas opções ou processos para tentar legaliza-lo?
    desde já obrigado
  2.  # 2

Ummmm, é melhor iniciar esta etapa da sua vida com alguma cautela. Já se percebeu que gosta do projecto de arquitectura mas agora falta o resto. O projecto está completo ou será mesmo só o projecto de arquitectura ?? Tem projecto de estabilidade, tem especialidades, tem projecto de água e esgotos, tem estudo térmico, tem ITED 2, etc, etc ???
  3.  # 3

ainda só tenho projecto de arquitectura e design de interiores.
    para todas essas especialidades devo contratar um engenheiro?

obrigado pela atenção
  4.  # 4

Mesmo que estivesse inscrito na Ordem (creio que a ordem aceita inscrições de estudantes) não poderia assinar tb pois não possui habilitação.
    Para resolver o problema vai ter que compar a assinatura de um arquitecto, engenheiro, engenheiro técnico ou ATAE.
  5.  # 5

já calculava.
    obrigado pela resposta.
  6.  # 6

... e se calhar o projecto não cumpre com uma série de legislação e terá de ser compatibilizado com as restantes especialidades... Pelo valor, possivelmente não poupará nada, já que duvido que o Projecto não tenha de ser revisto/ alterado.

Um Estudante de Arquitectura não pode subscrever qq projecto. E quem o for assinar, se de cruz, deveria ser "crucificado".

PS: Projecto de design de interiores, sem antes ter "fechado" o projecto de arquitectura e compatibilizado com a engenharia... Espero que o "serviço" tenha sido de borla.
    Concordam com este comentário: adarq
  7.  # 7

novopro

esse problema não devia ser seu, mais não digo.
  8.  # 8

Ainda não perceberam que o novopro é que é o estudante de arquitectura que estava a tentar descobrir uma forma de começar a fazer projectos antes mesmo de acabar o curso?
    Caro novopro assinar projectos não pode mas pode fazer outras coisas depndendo do ano em que está...

P.S. Não ligue aos invejosos dos seus futuros colegas. Eu assino-lhe isso ao preço da uva mijona : )))
  9.  # 9

Colocado por: novopropara todas essas especialidades devo contratar um engenheiro?

Um ou vários, ou um que contrate vários...eu desconfio sempre de engenheiros que fazem "todas" as especialidades sozinhos.

Vou dar o corpo às balas :)
  10.  # 10

Até porque para fazer as especilaidades todas sozinha tinha que ter no minimo 2 licenciaturas.
  11.  # 11

Colocado por: zedasilvaAté porque para fazer as especilaidades todas sozinha tinha que ter no minimo 2 licenciaturas.

Olhe lá as aspas :)
  12.  # 12

Novopro...
    E o procedimento administrativo, vai ser qual? Licenciamento ou comunicação prévia?
  13.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasNovopro...
    E o procedimento administrativo, vai ser qual? Licenciamento ou comunicação prévia?

Lá está você a assustar o rapaz! Não sabe que isso não se aprende na faculdade.
  14.  # 14

Colocado por: zedasilva
    Lá está você a assustar o rapaz! Não sabe que isso não se aprende na faculdade.

... bom eu por acaso aprendi... (nas aulas de Direito... o panorama legislativo na altura, confesso, era bem mais simples... mas por outro lado hoje em dia é MUITO fácil aceder aos conteúdos...)

Agora os "novos" futuros arquitectos tem a formação obrigatória da OA, aí terão a oportunidade de saber disso e também sobre Ética e Deontologia profissional...
  15.  # 15

Por acaso tb tive uma cadeira de legislação. Bons tempos em que se fazia um projecto completo numa semana e a legislação pouca mais era REGEU o REBA e RGAG.
    Hoje só para saber consultar a legislação é preciso uma licenciatura.
  16.  # 16

Colocado por: novoproalguem sabe ou tem conhecimentos de quais as minhas opções ou processos para tentar legaliza-lo?

sem rodeios: pagar"" assinatura/responsabilidade a quem a queira assumir
    e arranje um engenheiro também sim

ou então evitando situações não correctas como é o caso de pagar"" assinaturas, fazer um projecto novo com quem está habilitado.

0.0175 seg. NEW