Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho metade de uma habitação com outra pessoa e essa pessoa contraiu dívidas onde estão a querer penhorar a parte da casa dessa pessoa. A minha parte está a ser também ameaçada de eu ser forçada a vendê-la. Gostaria de saber se visto ainda não ter sido penhorada, se poderei alugar a casa para salvaguardar a mesma. Para tal, estou a pensar criar um contrato de arrendamento de modo a que esta mesmo sendo do banco eles não possam vendê-la em hasta pública por ainda estar ocupada com esse contrato.

Obrigado e aguardo resposta.

Abraço.
  2.  # 2

Infelizmente situações como essa são aos montes... Por vezes confiamos em pessoas sem saber as vezes como realmente são a vidas delas... Por vezes surpreendemo-nos...
  3.  # 3

Colocado por: sergiorondaTenho metade de uma habitação com outra pessoa e essa pessoa contraiu dívidas onde estão a querer penhorar a parte da casa dessa pessoa. A minha parte está a ser também ameaçada de eu ser forçada a vendê-la.

"ameaçada" por quem?
    "forçada a vender" por quê?

Gostaria de saber se visto ainda não ter sido penhorada, se poderei alugar a casa para salvaguardar a mesma. Para tal, estou a pensar criar um contrato de arrendamento de modo a que esta mesmo sendo do banco eles não possam vendê-la em hasta pública por ainda estar ocupada com esse contrato

Contratos fictícios são anuláveis.
    Para arrendar a casa, convém que o contrato seja assinado pelos 2 actuais proprietários.
    Quem exercer a penhora de metade da casa, também poderá penhorar metade da renda (para liquidar as dívidas).

Fale com um advogado, URGENTEMENTE.
    Concordam com este comentário: sergioronda
  4.  # 4

Luis K. W. ameaçada de me ser retirada pelo banco, e forçada a vender em hasta pública visto esta ser alvo de penhora.

A minha ideia seria fazer um contrato de arrendamento por exemplo durante 80 anos em nome de alguem que não esteja na penhora e de confiança, assim, mesmo perdendo a casa pois esta passaria a ser do banco, enquanto essa pessoa lá "morasse" e fosse viva o contrato seria válido e o banco não poderia expulsar essa pessoa da casa pois o contrato teria sido feito antes desta ser totalmente penhorada.

Gostaria de saber até que ponto isto me seria possível fazer caso alguem me possa ajudar.

Obrigado.
    •  
      GF
    • 3 maio 2012

# 5

Colocado por: sergiorondaLuis K. W. ameaçada de me ser retirada pelo banco, e forçada a vender em hasta pública visto esta ser alvo de penhora.

A minha ideia seria fazer um contrato de arrendamento por exemplo durante 80 anos em nome de alguem que não esteja na penhora e de confiança, assim, mesmo perdendo a casa pois esta passaria a ser do banco, enquanto essa pessoa lá "morasse" e fosse viva o contrato seria válido e o banco não poderia expulsar essa pessoa da casa pois o contrato teria sido feito antes desta ser totalmente penhorada.

Pela milionesima vez, isso não existe e o mail onde circula essa informação é FALSO !
    •  
      FD
    • 3 maio 2012

# 6

5.  # 7

essa opçao como ja foi dito em cima nao é válida!

Poderá é arranjar alguem que compre a casa antes da penhora convencer a outra parte a aceitar a venda e com o dinheiro da venda a outra parte pagar a divida!
    Essa pessoa de confiança poderá dar-lhe usufruto da casa ou mesmo arrenda-la a si digamos que em vez de pagar ao banco pagaria a renda a essa pessoa!

Penso e repito PENSO que esta hipotese possa ser viável

a melhor das hipoteses seria pedir a essa pessoa de confiança que avançasse com proposta em hasta publica para comprar a casa, atenção que aqui há semrpe riscos d eexistri uma proposta mais alta!
    Outra alternativa que seria a mais viável seria comprar a metade á outra parte!
  6.  # 8

Há muitas coisas que é necessário esclarecer antes de podermos opinar...
    De qualquer maneira ESQUEÇA o contrato de arrendamento por 80 anos!
    Colocado por: sergiorondaTenho metade de uma habitação com outra pessoa e essa pessoa contraiu dívidas onde estão a querer penhorar a parte da casa dessa pessoa.

As dividas foram feitas dando A CASA como garantia hipotecária (ou METADE da casa?)?
    VOCÊ assinou alguma escritura aceitando essa hipoteca (sobre a SUA parte da cAsa)?
    Colocado por: sergioronda.... ameaçada de me ser retirada pelo banco, e forçada a vender em hasta pública visto esta ser alvo de penhora.
    sergioronda.
    Se a SUA metade da casa não foi hipotecada a um banco num empréstimo hipotecário e VOCÊ não deve coisa alguma ao banco... Quem não deve, não teme!

O outro co-proprietário é-lhe alguma coisa (familiar)? O quê?

A casa está a ser usada por alguém? Quem?

Repito: pegue nos papelinhos da casa (certidão da Conservatória do Registo Predial) e vá falar com um Advogado.
    Urgentemente!

(e depois venha cá contar-nos o que lhe recomendaram fazer! ... que, espero que seja: "não faça nada"!)

0.0142 seg. NEW