Iniciar sessão ou registar-se
    • mgil
    • 3 maio 2012 editado

     # 1

    Viva,

    Descobri, por acaso, este fórum mas devo sublinhar que fiquei espantado com a interactividade e qualidade informação técnica que por aqui passa.

    Desde já sublinho que não tenho quaisquer conhecimentos de engenharia ou de construção civil, pelo que – apesar de “cristão novo” no fórum – apelo para a vossa ajuda e orientação para a situação que vos vou resumir.

    Há muito que acalento a ideia de vir a deter algo de meu na zona onde tenho origens familiares: Vila Real. Estou, neste momento, perante uma eventual oportunidade de poder meter-me na recuperação de uma casa, para utilização ocasional.

    Sem prejuízo do resto que será seguramente necessário (e para o qual, caso se concretize, pedirei também a vossa ajuda) a maior preocupação imediata prende-se com o telhado (porque não terei de todo capacidade económica para uma recuperação que não seja faseada).

    A casa terá aproximadamente 50 anos mas não tem uso há pelo menos 15 a 20 anos. A telha julgo ser do tipo Marselha e está aparentemente em estado razoável, pese embora precise de limpeza de musgos e fungos. O telhado está assente em estrutura de madeira, com algumas eventuais pequenas infiltrações e uma infiltração bem significativa, em resultado de uma acumulação permanente de águas pluviais, fruto de uma caleira entupida sabe-se lá há quanto tempo.

    Por outro lado ainda, as madeiras estão atacadas por caruncho, em grau que não consigo avaliar, desde logo pela amostra dos tacos do soalho que obrigam a substituição completa.

    Pese embora este cenário negro, no momento não se distinguem quaisquer alterações nos perfis das cumeeiras ou nos ângulos das asnas (estamos a falar de asnas que terão pelo menos 20x30cm de “calibre”).

    Sei que os dados não são os necessários para uma avaliação digna desse nome mas gostava de ter as vossas sugestões acerca das hipóteses de intervenção que se colocam para a cobertura de uma divisão com cerca de 80 m2 e de um referencial de custo que se possa prever para um cenário em que se confirme ser obrigado a fazer uma substituição completa, quer da estrutura, quer da telha.

    Desde já o meu obrigado a quem se dê ao trabalho de tentar “iluminar” o caminho a este “cego”.

    Abraço!
  1.  # 2

    Nota à menagem anterior:

    Estou a tentar carregara aqui umas fotos da cobertura (exterior e interior).

    Não tenho intenção de aproveitar o espaço como sótão e esteticamente preferiria manter o pé direito e vão da divisão, bem como o máximo recomendável de madeira visivél.
      DSC05669a.JPG
  2.  # 3

    Exterior:
      DSC05640a.JPG
  3.  # 4

    Exterior:
      DSC05641a.JPG
  4.  # 5

    Interior
      DSC05670a.JPG
  5.  # 6

    Estou a ver as fotografias em ponto pequeno e a escrever num "teclado" diminuto (iPhone) pelo que a resposta será a condizer:
    1. Levantar telhas;
    2. tratar madeiras;
    3. Isolamento (térmico)
    4, subtelha;
    5. Recolocar telhas (eventualmente novas - deve sair mais barato que limpar e tratar as existentes),
  6.  # 7

    Se o objectivo é esconder a cobertura.
    1. Levantar telhas;
    2. Tratar madeiras e reparar e substituir elementos danificados;
    3. Recolocar telha (ver se existem telhas iguais para substituir as partidas, senão colocar novas telhas);
    4. Aplicar tecto falso em gesso catonado com lã de rocha.

    Se quiser a estrutura da cobertura à à vista pelo interior, a solução do Luis K.W. é boa, apesar de que eu abdicaria da subtelha por causa do custo.
  7.  # 8

    Boas, ja tem ai boas opiniões, em caso de recolocar as mesmas telhas, faça todo o isolamento exterior. Isolamento de muretes, caleiras,algerozes.
  8.  # 9

    Caros,

    Desde logo o agradecimento pelos rápidos comentários.
    A preferência estética apontaria no sentido de deixar a cobertura à vista pelo interior ou, pelo menos, as asnas (e vigotas) se possível, aconselhável e economicamente viável.

    Não percebendo nada do assunto, fiquei com muitas reservas à possibilidade de reparar as madeiras ou à inevitabilidade de ter de substituír a estrutura toda. De resto, tenho dúvidas se não será mais barato substituir tudo.

    Será possível - para ter uma ideia do pior cenário - darem-me uma perspectiva do que pode representar a substituição integral (estrutura, telha e acrescentar isolamento térmico)?

    Abraço
  9.  # 10

    Mais logo já lhe dou, acabei de orçamentar uma situação idêntica.

    Pelas fotografias as asnas parecem boas., já as madres não consigo perceber.

    Eu fazia o seguinte
    Tirava telha e ripado
    Limpava a restante estrutura e envernizava
    Aplicava mdf folheado a uma madeira que goste
    Isolamento térmico
    Ripado e telha nova


    Fica com uma estrutura a vista e o tecto em madeira
  10.  # 11

    Caro Paulo Correia,

    Renovo o agradecimento e ficarei à espera de mais info.

    Caso útil fica visível o meu mail: [email protected]

    Cps
  11.  # 12

    Comentários e ajuda?
  12.  # 13

    Orçamento: 98€/m2
  13.  # 14

    Obrigado pela info!
  14.  # 15

    Colocado por: PauloCorreiaOrçamento: 98€/m2

    Não era 115€/m2 ?
    Os preços baixaram desde o caso Pingo Doce há um ano?
  15.  # 16

    boas
    não me diga que foi comprar telhas ao pingo doce lol
    abraço
  16.  # 17

    Bem, no caso desse telhado, eu limpava as madeiras, levantava o telhado, e depois tem duas opções. Ou refaz o telhado com telha nova ou tenta limpar a antiga... Isso depois é à escolha...
 
0.0164 seg. NEW