Iniciar sessão ou registar-se
    • mgil
    • 3 maio 2012 editado

     # 1

    Viva,

    Descobri, por acaso, este fórum mas devo sublinhar que fiquei espantado com a interactividade e qualidade informação técnica que por aqui passa.

    Desde já sublinho que não tenho quaisquer conhecimentos de engenharia ou de construção civil, pelo que – apesar de “cristão novo” no fórum – apelo para a vossa ajuda e orientação para a situação que vos vou resumir.

    Há muito que acalento a ideia de vir a deter algo de meu na zona onde tenho origens familiares: Vila Real. Estou, neste momento, perante uma eventual oportunidade de poder meter-me na recuperação de uma casa, para utilização ocasional.

    Sem prejuízo do resto que será seguramente necessário (e para o qual, caso se concretize, pedirei também a vossa ajuda) a maior preocupação imediata prende-se com o telhado (porque não terei de todo capacidade económica para uma recuperação que não seja faseada).

    A casa terá aproximadamente 50 anos mas não tem uso há pelo menos 15 a 20 anos. A telha julgo ser do tipo Marselha e está aparentemente em estado razoável, pese embora precise de limpeza de musgos e fungos. O telhado está assente em estrutura de madeira, com algumas eventuais pequenas infiltrações e uma infiltração bem significativa, em resultado de uma acumulação permanente de águas pluviais, fruto de uma caleira entupida sabe-se lá há quanto tempo.

    Por outro lado ainda, as madeiras estão atacadas por caruncho, em grau que não consigo avaliar, desde logo pela amostra dos tacos do soalho que obrigam a substituição completa.

    Pese embora este cenário negro, no momento não se distinguem quaisquer alterações nos perfis das cumeeiras ou nos ângulos das asnas (estamos a falar de asnas que terão pelo menos 20x30cm de “calibre”).