Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    muito bom dia queria desde ja dizer que este forum é de uma ajuda imensa para todos os portugueses, muitos parabens

    gostaria que me ajudassem nalguns pontos da minha venda de apartamento a situacao é o seguinte:

    comprei casa em setembro 2007 pelo valor de 185000 euros
    e vendi a casa agora por 212500 euros a pessoa compradora n quer escriturar por menos do qu este valor.
    ao seja vai haver mais valias soube que tenho 2 anos pra reinvestir a minhas questoes sao:

    1-o valor que tenho de reinvestir cabe so a diferenca entre estes 2 valores?
    2- que tipo de reinvestimento pode ser?
    3-o reinvestimento tem de ser com um outro imovel?

    quem me souber responder agradeço desde ja
    obrigado
  2.  # 2

    Tem que ser reinvestido em habitação propria e permanente.
  3.  # 3

    Colocado por: afariaTem que ser reinvestido em habitação propria e permanente.


    Tem que VENDER e COMPRAR habitação propria e permanente.
  4.  # 4

    Boa noite

    os meus paia e os meus tos herdaram uma casa com res do chao que por volta de 100 anos na qual há 28 tinha sido construido um primeiro andar.
    em 1997 herdaram essa casa a qual foi declarada nas finanças.avaliada em 8500 euros
    Em Abril de 2005 foi vendida por 100 000 euros e não declararam as mais valias.
    Agora as finanças vem cobrar valoes que não explicam como são conseguidos.
    pois fizeram nova avaliação em junho de 2005 em nome do actual prop. no valor de 136 000 euros que foi devidamente notificado para poder reclamar no caso de não concordar.Já sobmeteram as novas declarações de IRS do ano de 2005 ( há 5 dias)com as devidas mais valias (100 000 / 3 pessoas =33 333,33 euros) já receberam para pagar 5350 e 7000 euros, falta um que fez a entrega ao balcão.
    Constatei ainda que na nova abvalição aparece a linda idade de 15 anos, e para a casa ser vendida foi exigida uma licença de habitabilidade de uma casa velha habitada legalmente ( nem há 28 anos atras quando fizeram o 1º andar era necessária)
    A minha questão é como é que são calculadas as mais valias, não entendo os valores atribuidos?
    não endo a idade da casa, será que na nova avalição foram contar a data da licença de habitabilidade de 2005 e praticamrnte consideram esse ano como ano da cosntrução.
    no caso dos meus paiis , e a contar com o dinheiro da venda da casa dos meus avós , fizeram obras na sua prória casa, pois como já tem 30 anos abriu fissuras na placa pela qual havia diversas infiltrações, também construi mais um quarto devido ao qual teve que fazer outro WC. Isto durante o ano de 2004.
    Foi ás finanças declarar todas estas alteraço~es sabem quem são os meus pais e que com um deles doente , se não fosse a venda não havia hipoteses de obras (não fiscalizam porque não querem).
    A contribuição passou de 80 euros para 1250, com um engano pois consideram que toda a casa tinha sido construida em dezembro de 2004. reclamo-se e passou para 700.
    Pergunto estas obras apesar de não existir facturas, só cheques passados ao construtor, livro de obra devidamenete preenchido e entregue na CMT para passarem a licença, não poderiam ser abatias nas mais valias?


    obrigado, desculpem o texto ser tão longo~
    Agradeço se alguem me der umas luzes


    Sr. Parreira descupe a confusão, vou tentar explicar de novo:
    1º Os meus avós morrem em 1997 , a casa vale nas finanças 8500;
    2º Essa casa é vendida em 19 Abril 2005 ( por 100 000 euros) pelos tres filhos, que não declaram as mais valias;
    3 º A semana passada receberam uma carta das finanças para entregarem nova declaração de IRS de 2005;
    4º Ao se dirigirem à repartição de finanças para saberem como proceder cosnstaram que:
    - A casa tinha tido nova avaliação em nome do novo propretáro dos meses depos da venda;
    - Avaliação essa no valor de 136 000 euros e idade da casa 15 anos.
    5º A casa têm mais de 100 anos, e o 1º andar 28 anos, e nenhum dos três filhos recebeu notificação sobre a nova avaliação para que podessem contestar;
    6º A repartição de finanças unformou-os ao balcão que as mais valas a pagar são na base da nova avaliação (136 000 euros9 e não sobre o valor da venda, será isto verdade.
    7º os meus pais fizeram obras de melhoramentos na sua habitação prória permanente (única habitação) no final de 2004 ( a contar com o que iam herdar da veda da casa vendida, podem estas melhorias ser agora declaradas para redução do pagamento das mais valias ,não têm facturas, mas existe o livro de obras e estas alterações foram entregues nas finanças e na conservatória, das quais os meus pais levaram um aumento de 80 euros para 1250 euros), nas finanças dizem que não conta porque foi herança e as obras foram feitas no ano anterior à venda ( demorou a venda devido à burocracia);
    8º resumindo os valores já apareceram para pagar e são 7000 e de 5350 euros, falta o meu outro tio receber porque como fo uma entrga de irs feita ao balcão leva mais um pouco a chegar.
    Penso que agora está mais explicto.

    desde já agradeço mais uma vez, e caso me possa agudar agradeço. Sandra S.
  5.  # 5

    A sua explicação é bastante confusa, e não percebi ao certo a sua duvida. Se não declarou a mais valia, terá que o fazer agora, pagando as respectivas multas!se nao concordou com a avaliação das finanças, teria que a contestar, e tentar fazer valer a sua argumentação!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sandra Simoes
 
0.0105 seg. NEW