Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Após cerca de 1 ano, muita pesquisa, muita informação e muito questionamento decidi iniciar a construção da minha moradia. Situa-se na região de Coimbra, numa zona de moradias e apartamentos e em frente terá um jardim público enorme e parque infantil, terá cerca de 236 m2 de área bruta de construção e 194m2 de área habitável. A casa será toda orientada para esse espaço de lazer que coincide com a orientação solar. A gigantesca pesquisa de todos os pormenores e técnicas construtivas, a partilha de conhecimentos (sobretudo erros cometidos...) com os meus 2 irmãos e o meu melhor amigo que construíram à cerca de 2 anos as suas moradias, os vários amigos inseridos em todas as áreas relativas à construção (caixilharia, especialidades, carpintaria...) e os elevadíssimos orçamentos chave na mão (cerca de 11) optei por ser preferível arriscar e construir por empreitada. Sei que muitos não irão concordar mas tenho a certeza absoluta que será melhor no meu caso. Sei que irei perder muito tempo e paciência mas é algo que farei com imensa vontade porque adoro tudo o que diz respeito à construção de moradias ainda pra mais da minha casa dos "sonhos".
    Mas o meu objetivo não se prende com isto, apenas quero partilhar a minha experiência e aconselhar-me com pessoas mais conhecedoras e experientes neste "mundo" e se possível, quem sabe, adjudicar alguns trabalhos a membros deste fórum que muito me tem instruído e ajudado.
  2.  # 2

Anexo de seguida as plantas realizadas pelo arquitecto e que correspondem inteiramente ao desejado.
    A moradia desenrola-se em 2 pisos formando um "L" quando vista de cima. Alguns aspetos de arquitectura foram impostos pelas normas da camâra para a urbanização.
    Está previsto o início da obra dentro de 2 semanas...
  3.  # 3

O piso superior terá uma parte suportada por uma estrutura em "V" metálica. A exposição solar foi estuda de forma a minimizar o bater direto do sol nos vãos envidraçados. Apesar de ter optado pela colocação estores elétricos.
    A habitação será realizada em blocos térmicos e acústicos da artebel.
  4.  # 4

Sei que alguns irão criticar vários aspetos mas espero que o façam de forma construtiva e útil...
  5.  # 5

não cumpre a legislação de acessibilidades, veja isso

o r/c parece-me controlado tirando alguns aspectos:
    uma porta directa desde a garagem para a sala parece-me pouco privativa e um pouco desconexa, o ideal era desembocar num hall
    não entendo aquela parede que tapa a árvore e está torta, buscando um alinhamento lá atrás, é desnecessário
    também não estou deacordo com o cruzamento hall/sala/cozinha

o 1º piso,
    vejo um corredor enorme na suite, desde a entrada até à cama-desperdício de espaço, a organização podia ser outra, é trabalhar isso
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tijolo
  6.  # 6

Para ter uma base de suporte já solicitei imensos orçamentos de todas as fases de construção, 1ª fase de construção e arquitetura, materiais, revestimentos, sanitários, torneiras, iluminação, especialidades, carpintaria, caixilharia e estores exteriores, serralharia, cobertura, pintura, "pladur" nos tectos, ar condicionado, aquecimento de águas, etc... e somando os mais interessantes penso que conseguirei construir dentro do esperado inicialmente... 170.000 euros. Isto deixando uma margem de derrapagem... Fácil não é mas não é impossível....
  7.  # 7

Caro Fernando Gabriel antes de mais obrigado:

A câmara não colocou quaisquer problemas relativos às acessibilidades apenas se referiu ao pavimento descontínuo até à porta principal (pormenor)...

A árvore é um mero pormenor fictício da planta, e como aí terá um vão em vidro quando se entra pela porta principal será o que se verá primeiro. A parede está alinhada com a passagem dos carros.

No que diz respeito à porta de entrada para a sala concordo mas não me choca nada a falta de um hall, isto porque quando se entra não se tem visualização direta da sala i muito menos da cozinha.

Quanto à porta da garagem, isso será apenas um telheiro por imposição das normas da câmara, e é o único local útil onde poderia ser colocado. A utilização dessa porta será apenas feita por mim, pela minha esposa e filha, ou por familiares diretos visto existir uma porta principal, portanto penso que a privacidade não será um factor condicionante.

Por fim o corredor na suite foi um pedido meu, porque gosto e porque o pretendo revestir com um painel em madeira idêntico às portas que serão à face. E mesmo assim o quarto têm uma área de 22m2 mais que suficiente.
    Obrigado.
  8.  # 8

A alcunha do seu arquitecto é «o corredor», não é?
    E não me refiro a um corredor-desportista...
  9.  # 9

Colocado por: tijoloA câmara não colocou quaisquer problemas relativos às acessibilidades apenas se referiu ao pavimento descontínuo até à porta principal (pormenor)...

tem para já um degrau na entrada e não pode, depois falta cumprir o disposto quanto à instalação sanitária, bidé, zonas de permanência, circunferência, 1,2 entre bancadas de cozinha...concluído não cumpre mesmo o decreto lei.

Colocado por: tijoloA parede está alinhada com a passagem dos carros.

e precisa dessa parede ai?, não vi o 3d, mas essa parede ai não me parece acrescentar nada esteticamente pelo contrario

Colocado por: tijoloNo que diz respeito à porta de entrada para a sala concordo mas não me choca nada a falta de um hall

não é a falta de hall mas o cruzamento mais dificultado entre espaços

Colocado por: tijoloportanto penso que a privacidade não será um factor condicionante.

não me parece bem ai uma porta, vinda do nada, e logo na parede onde vai ter móvel de sala

Colocado por: tijoloPor fim o corredor na suite foi um pedido meu,

pediu um corredor comprido? falo do comprimento do mesmo, podia ter uma melhor organização de espaço evitando corredores compridos, que se traduz em desperdicio de espaço.

cumprimentos
  10.  # 10

Quanto aos pormenores de acessibilidades como compreende não sou expert, contudo tenho a certeza absoluta que permitem sempre o acesso de pessoas de mobilidade reduzida (circunferência nos wc´s) e passagem na cozinha. Quanto ao degrau na entrada a câmara apenas exige uma parede de suporte, que existe, para a colocação, se necessário de um mecanismo para as pessoas de mobilidade reduzida.

A parede realmente poderá não existir mas em obra será com certeza bem mais fácil decidir a sua colocação ou não....

Colocado por: Fernando Gabrielnão é a falta de hall mas o cruzamento mais dificultado entre espaços

Tendo em conta a orientação da casa e os objetivos pretendidos é o que menos me preocupa...

Colocado por: Fernando Gabrielnão me parece bem ai uma porta, vinda do nada, e logo na parede onde vai ter móvel de sala

Concordo mas é uma forma de estacionar o carro e não apanhar chuva... e pretendo disfarçar a mesma o mais possível na parede...

Colocado por: Fernando Gabrielpediu um corredor comprido? falo do comprimento do mesmo, podia ter uma melhor organização de espaço evitando corredores compridos, que se traduz em desperdicio de espaço.

Esta foi a melhor forma que se achou para aproveitar ao máximo a exposição solar e orientação para o jardim e parque infantil público...
  11.  # 11

Colocado por: Luis K. W.A alcunha do seu arquitecto é «o corredor», não é?
    E não me refiro a um corredor-desportista...

Obrigado pelo importância do seu comentário....
  12.  # 12

Os limites da zona de construção criaram algumas dificuldades na distribuição dos espaços daí a existência de alguns pequenos corredores, mas gostava de saber como se faz uma casa sem corredores...
  13.  # 13

a questão não é a existência de corredores é o seu comprimento e a sua possibilidade de os encortar ou mesmo dilui-los.
    quando há essa possibilidade não se pode desperdiciar.
  14.  # 14

Provavelmente esta fotografia poderá elucidar melhor a disposição e espaço envolvente...
    Concordam com este comentário: bmlua
  15.  # 15

Colocado por: Fernando Gabriela questão não é a existência de corredores é o seu comprimento e a sua possibilidade de os encortar ou mesmo dilui-los.
    quando há essa possibilidade não se pode desperdiciar.

Compreendo perfeitamente e concordo.
    Aceito sugestões possíveis...
  16.  # 16

Colocado por: Fernando Gabriel
    tem para já um degrau na entrada e não pode, depois falta cumprir o disposto quanto à instalação sanitária, bidé, zonas de permanência, circunferência, 1,2 entre bancadas de cozinha...concluído não cumpre mesmo o decreto lei.

Fernando,

Cumprir ou não cumprir? eis a questão.

A questão das acessibilidades deve ser acima de tudo uma questão Urbana!
    Todas as pessoas devem poder ir a um Museu, Igreja ou simplesmente ir as compras ao Pingo Doce!;-)
    Devem ser as Câmaras Municipais a resolver este problema!

Quanto às moradias familiares é pouco ou nada importante para a qualidade de vida a inscrição de circunferências !
    É mais importante avaliar as necessidades dos futuros moradores, do que as necessidades do decreto lei!
    É importante avaliar as situações caso a caso, há moradias cujas ruas não são acessíveis! Seria ridículo aplicar o decreto lei!

A aplicação de qualquer lei deve ser reflectida e não cega!
    Deixo aqui algo para reflectirem!

Não quer dizer que não concorde consigo no degrau.... independentemente do decreto! ;-)
  17.  # 17

tijolo não se coíba de colocar também uns desenhos dos projectos de especialidades, nomeadamente de estabilidade.

Fico curioso como foi resolvida a ligação dos pilares metálicos em V à laje.

Cumps.
  18.  # 18

Tijolo,
    Boa sorte na construcao. Gosto do pormenor do V metalico.
  19.  # 19

Colocado por: JoãoAQuanto às moradias familiares é pouco ou nada importante para a qualidade de vida a inscrição de circunferências !
    É mais importante avaliar as necessidades dos futuros moradores, do que as necessidades do decreto lei!
    É importante avaliar as situações caso a caso, há moradias cujas ruas não são acessíveis! Seria ridículo aplicar o decreto lei!

isso é a minha missa que eu professo desde que apareceu a lei, uma lei de previsão de futuro nos campos essenciais, e não uma lei de amarras/subjectivas em 300 e picos concelhos para habitação unifamiliar.
    espaços públicos até deviam fazer o dobro da lei.
    mas na câmara não rezam a minha missa por isso tenho de a fazer as deles, e ajudar os outros para que não aconteça como já me aconteceu

ainda há pouco veio-me para trás um projeto por faltarem 10cm à zona de manobra de uma porta, que nem fazia parte do percurso acessível, por isso veja a comparação, entre isso e um degrau por exemplo, ou uma is acessivel.
  20.  # 20

Colocado por: Fernando Gabriel
    isso é a minha missa que eu professo desde que apareceu a lei

LOL

0.0226 seg. NEW